Internet

Vivo Cupido – do número: (21)-9958**02.

O Vivo Cupido é um serviço oferecido pela operadora de celulares Vivo que possibilita uma espécie de “paquera por SMS“, obviamente possibilitando também que a operadora ganhe os tubos com isso (que ninguém é bobo).

De acordo com o site da Vivo, as mensagens são trocadas via celular, por SMS, o que já invalida completamente a mensagem abaixo, no entanto, é bom observar as outras dicas que toda balela possui, para ficar atento das outras vezes.

  1. Identificação. Sempre bato nessa tecla, pois, se um e-mail é enviado para você (e não genericamente para qualquer um), ele deve obrigatoriamente conter seu nome pelo menos. Seria simpático e lógico um “Oi, Fulano de Tal, você recebeu uma paquera virtual“.
  2. Preciso falar do remetente ou está bem claro que friends@care.ringo.com não é um e-mail vindo da Vivo?
  3. Dados não batem e a lógica mais uma vez age. Se a sua “paquera” tem seu e-mail ou seu número, o tal aviso da operadora não deveria omitir os dígitos do meio do celular remetente. Eles fazem isso para que as chances de alguém conhecer outra pessoa com um número “parecido” aumentem muito, aumentando também a possibilidade do clique no link malicioso.
  4. Outra coisa sem lógica: tá, considerando a possibilidade de ser uma “paquera por voz” (não seria mais fácil ligar?), o formato seria MP3 muito provavelmente. O coerente seria linkar o endereço do arquivo para que o destinatário pudesse ouvir online, diretamente de seu navegador, assim como o iJigg faz com suas músicas, por exemplo.
  5. O link para download aponta para www.box.net/shared/static/d8bspb6v24.exe, como esperado, um arquivo executável, hospedado em um servidor público qualquer. Se isso fosse legítimo, estaria hospedado dentro do site da Vivo e a extensão não seria .exe, como já falei no parágrafo anterior.

Mensagem Original (screenshot)

Balela Vivo Cupido

Mensagem Original (texto)

Assunto: Vivo Cupido – do número: (21)-9958**02.
Data: Fri, 23 Nov 2007 22:06:35 -0500 (EST)
De: Vivo Cupido <friends@care.ringo.com>

Você acaba de receber um Vivo Voz Cupido!

Vivo Cupido foi enviado de um celular para seu e-mail, do número:

(21)-9958**02.

Escute aqui seu Vivo Voz Cupido (link removido)

Vivo agora do seu celular para seu e-mail.

VIVO. Sinal de Qualidade

Uma empresa Portugal Telecom

Mensagem recebida originalmente por e-mail em 24/11/2007

[tags]Vivo, Voz Cupido, Torpedo, Celular[/tags]

recebi tb do numero 08596572351 quero saber se existe algum sorteio da rede record de televisão de sorteio de carro citroem

recebi tb do numero 08596572351 quero saber se existe algum sorteio da rede record de televisão de srteio de carro citroem

Tenho ultimamente(com muita frequencia mesmo) recebido esse tipo de email(não só desse, mas de todas as variaçoes de torpedos, receita federal, cartoes de amor, premios da coca-cola etc…). E todos com esse email da friends@care.ringo. Não abro anexos nem de conhecidos, qto mais de pessoas q não conheço.Não sei se vc vai concordar comigo, q esses emails “viróticos” não são enviados aleatoriamente, e em 90% dos casos quem está enviando são pessoas q vc conhece (que vc fala ou deixou de falar)e q tem algum interesse em descobrir alguma coisa (normalmente é senhas de msn, de email, coisas q vc escreve etc…). Possuo 2 emails(1 que uso para cadastro em foruns, jogos, sites, etc..) e um email pessoal, e é justamente nesse email pessoal q estou recebendo esses emails. Só não caiu a ficha da pessoa ainda, q não notou q não abro esse tipo de email :).