O que é o Tecnocracia

Manoel Netto (foto: Renato Targa)Sobre o editor

Olá, eu sou Manoel Netto. Baiano, morando em São Paulo desde 2008, 34 anos, apaixonado por tecnologia. Essa paixão já rendeu muitas experiências profissionais e pessoais, a mais recente e duradoura é o trabalho com a Web, desde 1998, especialmente com e-commerce e afins. Participei de muitos projetos interessantes como a criação de um provedor institucional de Internet, o CefetNet (R.I.P.) em 1997 e outros projetos interessantes ao longo desses anos.

Sempre em busca de novos rumos, resolvi criar este blog e nele experimentar outras linguagens, metodologias e tecnologias, além de compartilhar conhecimento. Com o tempo foram surgindo novos projetos e desafios, o mais recente foi o convite para assumir o BlogBlogs.

Hoje mantenho os blogs Tecnocracia, Balela, Manual SP, Dúvida Cruel e Seriguela, ajudo no Meio Bit e BlogCamp Brasil e (bem) esporadicamente escrevo para o WebInsider e underGoogle. Escrever e acompanhar a blogosfera brasileira tem sido uma experiência enriquecedora.

Sobre este blog

Tecnocracia significa, literalmente, governo dos técnicos, que, pelo controle dos meios de produção, tendem a superar o poder polí­tico ao invés de apoiar suas atividades. O sociólogo francês Claude-Henri de Rouvroy, conde de Saint-Simon (1760-1825) propôs, em Réorganisation de la Société Européenne, de 1814, a substituição da polí­tica pela ciência da produção, o “governo dos homens” pela “administração das coisas”.

O texto acima, retirado do WikiPedia, explica mais ou menos a raiz da palavra Tecnocracia, escolhida como nome do site (embora a tradução para o português não tenha sido muito fiel, sugiro a leitura do artigo para um melhor entendimento).

O objetivo desse site no entanto, não é propor um novo sistema de governo ou arrecadar fiéis para uma nova seita para dominar o mundo. O nosso Tecnocracia veio para difundir, divulgar a tecnologia para aqueles que estejam interessados, os que querem aprender, os que podem contribuir com seu conhecimento.

Pesquisa Tecnocracia 2007Sobre o público deste blog

Em dezembro de 2007, movido pela imensa vontade de conhecer o meu público leitor fiel, criei uma pesquisa chamada Perfil do Leitor. Os assinantes foram estimulados a preencher uma pesquisa de 13 questões, que me ajudaram não somente a saber quem é meu público, mas ter idéia do que preciso mudar para atendê-lo.

Considerando a quantidade de assinantes que o Tecnocracia possuí­a na época da pesquisa, ocasião em que completou 1 ano de existência, o número de respostas foi satisfatório. Cerca de 10% dos leitores fiéis respondeu, uma taxa de amostragem acima da média em pesquisas.

Fazendo um resumo bem limitado (os gráficos estão ilustrando e quem precisar de detalhes eu posso fornecer), meu público é formado por homens, em sua maioria, com faixa etária entre 18 e 30 anos (maior parcela até os 25), ensino superior incompleto ou segundo grau completo, nessa ordem, morador da região sudeste e sul, assalariado, gasta de 2 a 4 horas por dia lendo blogs e sites de notí­cia, na maior parte do tempo em sua própria casa, onde tem banda larga. Possui um ou mais blogs, acessa a Internet também por telefone celular (pequena parcela) e tem mais interesse em Tecnologia em geral, Software, Internet, Hardware, Eventos e Games – nessa ordem.

Deseja anunciar neste blog?

Citações na imprensa tradicional

Projetos e Participações