• Internet

    reBoleto – Comunicado sobre golpes

    É de conhecimento de muitos que eu fui o criador do reBoleto, muitos anos atrás, um webapp gratuito e muito simples que servia para revalidar boletos vencidos e possibilitar o pagamento deles em qualquer caixa ou banco, evitando muitas filas desnecessárias.

    Porém, eu tive que tirar do ar depois de 2 ou 3 anos de existência, pois muitas pessoas não estavam usando-o corretamente, deixando de adicionar multa e juros devidos, não avisando sobre o pagamento com novo código, e acabou gerando um transtorno muito grande para os bancos. Isso fez com que a Associação Brasileira de Bancos me forçasse a tirar do ar, long story.

    “That’s why we can’t have nice things.”

    Depois de um tempo fora do ar, eu coloquei no lugar do app, uma página contendo os links oficiais de geração de segunda via de boletos de vários bancos, pra ajudar quem ainda continuava buscando uma forma de pagar os boletos vencidos. Cada banco que ia disponibilizando uma forma de atualizar, eu adicionava na página. E ficou assim por bastante tempo, até não fazer mais sentido, pois os bancos além de descontinuarem o boleto sem registro, todo mês tentavam tirar meu site do ar por “uso indevido de marca”, “uso indevido de nome”, “potencial risco ao cliente final”, etc. Enchi o saco de ficar justificando ao hosting o que era aquela página e deixei pra lá. Hoje o domínio foi adquirido por uma empresa que presta serviços de processamento de pagamento.

    Qual o problema e o motivo do pronunciamento agora?

    Acontece que bandidos criaram ferramentas nocivas (“virus”, pra ser simples) que se instalam em computadores das pessoas depois de uma isca qualquer, e alteram os códigos de barras de boletos que são abertos nesses computadores. Esses boletos passam a apresentar códigos – tanto os normais de barra quanto agora os QRCode tambem, numa atualização da ferramenta – de outras contas, utilizadas por essas pessoas para desviarem os pagamentos. Então, quando uma pessoa paga um boleto achando que está quitando sua conta, está na verdade enviando esse dinheiro para os golpistas.

    Eu estou aqui para deixar bem claro que NÃO SOU o responsável pela criação, desenvolvimento, distribuição ou usufruto desse software malicioso, que apenas usou esse lindo e maravilhoso nome que eu criei, sem meu conhecimento. O MEU reBoleto era uma ferramenta gratuita que ajudava as pessoas, não prejudicava.

    Como não cair no golpe?

    Só existe UMA forma de não cair em nenhum golpe que altera boletos. E é CONFERINDO o destinatário dos valores no momento em que for efetuar o pagamento. Todas as ferramentas de pagamento exibem uma tela prévia de confirmação, para que o pagador faça essa conferência, se os dados estão corretos – pois até mesmo boletos verdadeiros podem conter erros, então, confira sempre. Confira, e se tiver dúvidas, NÃO PAGUE antes de entrar em contato com o credor e confirmar os dados.

    Caso o boleto esteja em débito automático, é possível consultar os dados na ferramenta de internet banking de sua instituição.

    Fiquem espertos! Abraço.

  • livros kindle unlimited
    Internet,  Produtos

    Livros grátis na Amazon por 30 dias – Kindle Unlimited

    Você conhece o plano de assinaturas Kindle Unlimited da Amazon? Você tem acesso gratuito a milhões de livros disponíveis na plataforma através de uma assinatura mensal de apenas R$ 19,90 (preço na publicação desse artigo). Quer melhor ainda?

    Você pode testar o serviço grátis por 30 dias (ou seja, sem assinatura, sem limites de livros) ou ainda assinar por um preço super especial por 3 meses, a R$ 1,99 por mês. Quantos livros você consegue ler em 3 meses? Pois você vai pagar apenas 6 conto por eles. Incrível, não é?

    dispositivos com kindle

    E você nem precisa ter um Kindle, sabia? (mas se quiser, compre aqui com desconto) Com os apps Kindle Reader da Amazon, você pode acessar e ler toda a biblioteca disponível para você com seu celular smartphone, computador ou tablet.

    Corre lá e garanta o seu!

  • Carteira de trabalho digital
    Internet,  Social,  Util

    Carteira de Trabalho Digital, como tirar, assinar e outras dúvidas

    A Carteira de Trabalho Digital substituiu a Carteira de Trabalho tradicional – em papel – desde 2019, mas ainda é um mistério para a maior parte das pessoas, principalmente quem tem dúvidas sobre o que fazer com a Carteira de Trabalho antiga, como emitir o novo documento digital, como assinar, como utilizar, etc. São muitas dúvidas e por mais material que exista online sobre isso, orientação nunca é demais, certo?

    A Carteira de Trabalho Digital substitui a versão impressa da CTPS e possui a mesma validade jurídica. Nela, é possível consultar informações sobre vínculos empregatícios, salários, contribuições previdenciárias, entre outras informações importantes relacionadas ao histórico de trabalho do titular.

    Como e onde emitir a Carteira de Trabalho Digital?

    A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital pode ser emitida por meio do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital“, disponível gratuitamente para download nas lojas de aplicativos de smartphones ou através do site da Carteira Digital (link no fim do texto).

  • Dia das mães
    Internet,  Misc

    Sugestão de presentes para o Dia das Mães

    Dia das Mães está chegando e sempre vem aquela dúvida do que a gente vai dar pra quem nos deu a vida, não é mesmo? Por mais que seja útil, por mais que seja algo que vai poupar nossas mães de algum trabalho em casa, eu te peço, não dê um “presente pra casa”, um eletrodoméstico, um móvel. A menos que – por óbvio – seja um pedido específico de sua mãe. Do contrário, dê um presente para ela, para que ela aproveite, se sinta especial.

    Experiências inesquecíveis

    Dar uma experiência como presente é uma maneira única de mostrar o quanto você valoriza a sua mãe. Experiências podem variar desde um dia no spa até uma viagem para um lugar especial que ela sempre quis visitar. Para agradar as mães que adoram atividades ao ar livre, uma trilha em um parque nacional ou um passeio de barco pode ser uma excelente escolha. Se a sua mãe gosta de arte, um tour em um museu ou uma aula de pintura podem ser opções interessantes. Outra opção é oferecer a ela um jantar em um restaurante que ela sempre quis experimentar, ou até mesmo uma aula de culinária para aprender a fazer um prato especial.

    Para tornar a experiência ainda mais especial, você pode criar um kit de presentes personalizado para a ocasião. Por exemplo, se você planeja dar um passeio de barco, inclua uma toalha de praia, protetor solar e uma garrafa de água personalizada. Se o presente é um jantar em um restaurante, acrescente um cartão personalizado com uma mensagem especial. Independentemente da experiência escolhida, o importante é que você demonstre amor e cuidado com a sua mãe e crie uma lembrança inesquecível juntos.

  • Fake Money
    Internet,  Mobile,  Segurança

    Insta Money é golpe? Funciona?

    Em primeiríssimo lugar, antes de qualquer coisa, eu gostaria de deixar claro que já falei sobre isso várias vezes aqui neste blog e em outros canais, não é somente sobre Insta Money ser golpe ou não. É sobre qualquer aplicativo, site, esquema, jogo que promete dinheiro fácil: É GOLPE! Fim! Não existe dinheiro fácil, gente! Desiste de encontrar isso! Se a promessa for dinheiro fácil, quem está ganhando é quem vende a promessa! Simples assim.

    Agora vamos ao cerne da questão sobre o Insta Money

    O Insta Money é um aplicativo que está utilizando influenciadores de Internet – especialmente Instagrammers – para divulgação e amealhar a maior quantidade de vítimas possível, antes de sumir no ostracismo novamente ou coisa pior, tipo os donos serem presos, caso exista uma investigação séria sobre o assunto.

    Vale salientar que o Insta Money não é o único aplicativo ou site desse tipo que está “bombando” por essas bandas. Toda semana aparece um novo e eles são a forma mais simples e repaginada do golpe de pirâmide financeira. Todo mundo lembra qual o esquema da pirâmide, né? Não tem produto nem serviço, as pessoas pagam pra entrar e tentam trazer mais gente pra dentro do esquema – pra ganhar mais dinheiro – e na verdade o dinheiro “fácil” que é distribuído no início, é justamente com esses novos entrantes. Quando para de entrar gente, a banca quebra pra geral.