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    Black Friday Brasil 2023

    O mês de novembro já está marcado no e-commerce brasileiro com o evento importado dos EUA, a Black Friday. Acontece geralmente na última sexta-feira do mês, logo após o Thanks Giving (o Dia de Ação de Graças, um dos feriados mais importantes dos estadunidenses), caracterizando-se por ser um super dia de ofertas em produtos. O mercado inteiro participa e são descontos realmente interessantes, ocasionando muitas filas e confusões nas portas das lojas.

    No Brasil o evento tem significado apenas comercial e não tem um grande impacto em lojas físicas, mas no comércio eletrônico, novembro se tornou bastante importante, gerando resultados muito positivos ao longo dos anos. Tão positivos que nos primeiros anos o dia da Black Friday gerava muitos transtornos para quem trabalhava com T.I., pois os sites não conseguiam ficar online por conta de tantos acessos. Os problemas acabaram gerando oportunidades, os sites passaram a fazer Black Weekend, Black Week e hoje existem diversas lojas que transformaram a tal sexta-feira em um mês inteiro de promoções e descontos.

    Os descontos são mesmo bons?

    Depende! No meio de uma enormidade de falsos descontos (o preço é o mesmo, porém colocam que “era tanto a mais”) e de preços inflacionados em semanas anteriores para que exista a impressão de desconto no dia (“black fraude, tudo pela metade do dobro”), existem algumas pérolas e oportunidades. É importante ficar atento, para não cair em nenhuma cilada.

    Todo mundo tem uma pequena lista de produtos desejados, esperando uma oportunidade para comprá-los. Infelizmente é bem raro que os produtos mais desejados tenham grandes descontos. O que mais acontece são promoções em coisas que a pessoa não estava precisando, mas pela “oportunidade” do desconto, acaba comprando por impulso.

    Se você não comprar, o desconto é maior.

    É sempre um bom conselho não fazer compras inúteis só pelo desconto. Mas às vezes aparecem ofertas irresistíveis, não é mesmo? Então os meus conselhos para não se arrepender na Black Friday (Week ou Month) são os seguintes:

    Black Friday Amazon Brasil
    1. Não compre em sites que você não conhece e confia. É muito tentador comprar um produto com 90% de desconto, mas tenha a absoluta certeza que descontos dessa magnitude quase sempre são golpes. Você vai pagar e nunca vai receber o produto. O PROCON de São Paulo mantém uma lista pública de sites não confiáveis, que você pode checar sempre.
    2. Use meios de pagamento seguros. Um comportamento comum de golpistas é tentar convencê-lo a pagar “por fora”. Enviar uma transferência bancária direto para o vendedor, gerar boleto, pagar com Pix fora do marketplace, etc. Se estiver comprando num site confiável, use o site, os meios de pagamento do site (preferencialmente cartão de crédito). Se estiver numa plataforma de marketplace, tipo o Mercado Livre, use o meio de pagamento oficial (no caso do exemplo, o MercadoPago) dentro do site mesmo.
    3. Ao comprar em marketplaces, evite vendedores novos e sem reputação. Busque aquelas pessoas que já vendem na plataforma há bastante tempo, possuem boas avaliações e reputação adequada. As próprias plataformas fornecem essas informações, para sua segurança e boa experiência de compra.
    4. Não se comunique com os vendedores por fora dos marketplaces. Uma forma de golpe muito comum também é o vendedor golpista tentar enganar o comprador fazendo contato fora da plataforma de vendas. Use os campos de comentários e mensagens, o que estiver disponível, para que as conversas e negociações fiquem registradas.
    5. Confira sempre os links recebidos antes de pensar em clicar. Muitos golpistas utilizam mensagens falsas de e-mail para levar a vítima a clicar em um link malicioso, que pode não somente induzir ao erro numa compra ou venda online, mas também ser utilizado para roubo de dados, sequestro de dispositivos ou outros crimes digitais. Se souber entrar no site e conferir, faça isso sem clicar no link.

    Boas compras 🙂

  • Carteira de trabalho digital
    Internet,  Social,  Util

    Carteira de Trabalho Digital, como tirar, assinar e outras dúvidas

    A Carteira de Trabalho Digital substituiu a Carteira de Trabalho tradicional – em papel – desde 2019, mas ainda é um mistério para a maior parte das pessoas, principalmente quem tem dúvidas sobre o que fazer com a Carteira de Trabalho antiga, como emitir o novo documento digital, como assinar, como utilizar, etc. São muitas dúvidas e por mais material que exista online sobre isso, orientação nunca é demais, certo?

    A Carteira de Trabalho Digital substitui a versão impressa da CTPS e possui a mesma validade jurídica. Nela, é possível consultar informações sobre vínculos empregatícios, salários, contribuições previdenciárias, entre outras informações importantes relacionadas ao histórico de trabalho do titular.

    Como e onde emitir a Carteira de Trabalho Digital?

    A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital pode ser emitida por meio do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital“, disponível gratuitamente para download nas lojas de aplicativos de smartphones ou através do site da Carteira Digital (link no fim do texto).

  • Segurança,  Util

    Esquema de pagar boleto

    Existem, na Internet, muitos esquemas de pagar boleto disponíveis. É muito importante prestar atenção, pois a imensa maioria deles trata-se de golpe ou atividade ilegal. Em ambos os casos você pode sair prejudicado financeiramente ou ir pra cadeia mesmo.

    Anos atrás, quando lancei o reBoleto – uma ferramenta que possibilitava atualizar o código de barras de boletos sem registro para pagamento após o vencimento – os bancos não possuíam uma ferramenta dessas para oferecer ao cliente. Apenas boletos com registro tinham suas emissões de segunda via online. A minha ferramenta forçou os bancos a se movimentarem nesse sentido, e mais pra frente excluíram a opção de boleto sem registro, dado o número de fraudes que eles descobriram no caminho.

    Boleto é um formato frágil, cheio de furos e possibilidades de fraude. Isso porque foi mal criado, mal executado e principalmente porque as pessoas tem a terrível mania de querer levar vantagem em tudo. Bom, eu não vou listar aqui nenhum esquema fraudulento ou ilegal de pagamento de boletos, mas posso te ajudar com isso legalmente.

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    Como resolver o bug do update do Windows 7

    Ontem muitos usuários do sistema operacional da Microsoft foram pegos de surpresa com uma atualização falha. Para o Windows 7 versão de 32 bits, apenas usuários do Brasil ficaram sem poder utilizar seus computadores após uma atualização de segurança importante: a KB2823324.

    A atualização, que visa corrigir uma falha de segurança no arquivo ntfs.sys, que é utilizado para acesso ao sistema de arquivos, veio com problemas nessa versão específica e, após o reboot da máquina, dois problemas podem ocorrer:

    • O computador não inicia, apresentando a famosa tela azul da morte
    • O computador fica reiniciando em loop infinito, sem apresentar erros

    Ambos os sintomas inviabilizam o uso do Windows nesse computador e até o momento aparentemente não existe uma solução oficial para o problema. Em contato com a assessoria de imprensa da empresa, o posicionamento da Microsoft, até o momento, é:

    Nós estamos cientes de que clientes podem estar enfrentando dificuldades após executarem ontem a atualização de segurança KB2823324 do Windows 7. O problema é localizado no Brasil e nós estamos trabalhando para resolvê-lo. Nos desculpamos por qualquer inconveniente que possa ter sido causado aos nossos clientes. – Microsoft

    UPDATE [12/04] A Microsoft divulgou um comunicado hoje em seu blog oficial, afirmando que o bug não ocorre em todos os casos e tem relação com softwares terceiros, mas ainda não listou a resolução do problema, para quem foi afetado.

    No entanto, algumas soluções já foram publicadas por sites especializados, que eu reproduzo abaixo, com uma ressalva:

    Não testei nenhuma das soluções abaixo (não uso Windows) e portanto não posso oferecer nenhuma garantia de que elas irão funcionar.

    Solução 1 – Restaurar o Windows

    Durante o boot, pressionar repetidas vezes a tecla F8 faz com que o Windows apresente um menu de opções de inicialização. Use a opção de restaurar o sistema operacional e escolha uma data anterior a aplicação do update danoso.

    O Windows restaurará os arquivos de sistema removendo as atualizações e você pode aplicá-las novamente, tomando o cuidado de excluir o update com problemas: KB2823324.

    Solução 2 – Com o CD de instalação do Windows 7

    Coloque o CD de instalação do Windows 7 e faça com que a máquina dê boot por ele (normalmente basta reiniciar). Escolha a opção de executar em modo de segurança e abra o prompt de comando. Digite o seguinte comando:

    dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions

    Após a aplicação da solução, remova o CD do computador e reinicie a máquina normalmente.

    Solução 3 – Copiar um outro arquivo ntfs.sys

    Use um CD de inicialização qualquer (pode ser windows, linux, etc) que possibilite acesso ao HD e seus arquivos. Você deve copiar um arquivo ntfs.sys de outro Windows 7 antes da aplicação do update (você pode encontrar uma versão aqui).

    Baixe o arquivo e copie-o dentro da pasta windows\system32\drivers, sobrepondo o arquivo que estiver lá. Após isso, reinicie a máquina normalmente.

    Importante

    Se o seu computador não apresentou nenhum problema, não faça nada do que foi listado acima. A atualização só afeta as versões de 32 bits do Brasil, outras versões estão ok.

    Abraço e boa sorte!

    ** PS: Não vou fazer a piadinha de que a solução definitiva é não usar o Windows, porque isso é muito óbvio.

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    Como instalar o Token e Certificado Digital e-CNPJ no Mac

    SafeNet-on-MacOS

    Essa é uma daquelas coisas que a gente sempre vai empurrando com a barriga até o dia em que realmente precisa. Quando tive que implementar o Certificado Digital em minha empresa, foi na correria. Tinha que emitir a NF-e Paulista naquele dia e descobri da necessidade do token, do prazo para cadastro, etc. Resultado: alguns dias de atraso no pagamento e muita correria para emitir a nota.

    Como não havia um tutorialzinho básico na Internet e, por telefone, o suporte técnico dos Correios falou que só dava suporte para Windows, acabei instalando tudo no computador da empresa que estava prestando serviços e pronto. Não toquei mais no assunto, problema resolvido.

    Aí hoje eu precisei emitir uma nota e … f*deu. Segui 3 procedimentos diferentes que achei na Internet, e após 3 horas de pesquisa – incluindo uma busca louca pelos documentos que usei para criar o certificado na primeira vez – consegui instalar tudo e fazer funcionar no MacOS, sem precisar instalar uma Virtual Machine de Windows (a solução mais rápida).