Internet

Feliz Natal você ganhou um iPhone de presente

A mensagem abaixo tenta simular uma promoção feita pela operadora de celular TIM com a gigante Apple, fabricante dos computadores Mac e dos gadgets que começam com “i” minúsculo (iPod, iPhone, etc).

Apesar de ser um pouco melhor planejado, peca nos pontos que citamos constantemente aqui no Balela, se apoiando no deslumbre da vítima em ter sido “sorteado” para ganhar o hardware mais falado do ano.

Vejamos como a Balela pode ser facilmente identificada:

  1. A velha questão da identificação é crucial. Faz de conta que a TIM enlouqueceu e está distribuindo um celular de mil e poucos reais para alguns clientes “vip” (very idiot people). Pensa um pouco: o e-mail seria “genérico”? Para você poder encaminhar a todos os seus amigos para que eles fossem preencher o tal “cadastro”? Náh! No mínimo, o e-mail teria que vir com seu nome, CPF e confirmação de leitura, com algum código único associado exclusivamente a você.
  2. Agora voltando à realidade. O iPhone é um equipamento caro e que ainda não está sendo vendido oficialmente no Brasil (na data desse e-mail). Quando a TIM der um iPhone de graça, será certamente para um cliente que gasta o valor do aparelho em ligações mensalmente e assinar um contrato de fidelidade, empenhando a própria alma como garantia. Por favor… “usuários vip de operadoras”? Nunca serão.
  3. Será que alguém percebeu os poucos erros do texto? Começa pelo e-mail do remetente (promcoes@tim.com.br), ausência de algumas vírgulas que mexem no sentido da frase, letra maiúscula no meio do texto (Brasileiras), gerúndio (tá, isso a gente cansa de ver no atendimento de operadoras mesmo).
  4. Nossos operadores estarão (sic) entrando em contato em poucas horas? NUNCA! Tente qualquer atendimento em que você ligue, tente um prazo curto para comprar um serviço… você acha que a TIM (ou qualquer outra) entraria em contato com você “em poucas horas” para te dar um presente caro? Caia da cama e chore!
  5. Ahhh o link. Sempre ele. Ao passar o mouse sobre o tal botão, sabemos para que endereço o clique nos enviaria (tim.nomeunatal.com.br). Apesar de ser engraçadinho, dá pra refletir que a TIM não associaria sua marca numa promoção como essa para um outro site que não fosse o seu próprio, tim.com.br. Ao clicar no link, o site é redirecionado para o domínio artengenho.com.br, para efetuar download de um arquivo executável chamado Regulamento_Cadastro.exe. Se você é um leitor frequente do Balela, sabe que não se deve confiar em arquivos executáveis de qualquer tipo.

Mensagem Original (screenshot)

Balela Tim iPhone Natal

Mensagem Original (texto)

From: Tim Promocoes < promcoes@tim.com.br>
Date: Nov 30, 2007 12:28 AM
Subject: Feliz Natal você ganhou um iPhone de presente.

Nesse natal a Tim e a Apple se uniram para presentear clientes vip de operadoras Brasileiras da tecnologia GSM, dando a você um novo celular lançado recentemente nos EUA pela Apple o iPhone.

Preencha seu cadastro clicando no botão quero participar e dentro de algumas horas nossos operadores estarão entrando em contato para enviar a você um iPhone totalmente grátis.

Mensagem recebida por e-mail em 30/11/2007

* Colaborou: Luciana Monte
[tags]Promoção, TIM, Apple, iPhone, Natal[/tags]

Neste e mail mentiroso de algun hacker se passando pela tim eu cliquei em run ou parece que foi em intalar adobe mas não aconteceu nada mas será que foi um virus já instalado fiz uma tranzação comercial pelo meu banco será melhor trocar minha senha virtual ?

tbm recebi este e-mail com promoçao dos dias dos pais mas naum consigo visualizar a promaçao isso tah me parecendo virus

Bom dia gostaria de obter maiores informações referente a um e-mail que recebei da tim referindo-se a um Iphone GSM que ganhei no dias dos Pais como e onde posso estar retirando o aparelho celular.

Recebi esta mensagem hoje, mas como era de se esperar ele já fizeram algumas alterações. A mensagem que chegou ao meu email é a mesma, mas o endereço é esse Tim Natal (promocao@tim.corp.com.br. Outra modificação que eu notei foi o link que eles redirecionam http://www.natalcompleto.com.br/promocao. Ao abrir o link (no IE), pede-se que faça o download da última versão do flash player com uma caixa de diálogo que diz “ULTIMA VERSÃO DO MACROMÉDIA FLASH PLAYER NÃO ENCONTRADA, POR FAVOR, FAÇA O DOWNLOAD E INSTALE.” Ao clicar em ok, a página que abre é a do http://www.natalcompleto.com.br/promocao/, mas identica a página da macromédia. O link que eles indicam para o falso flash player é este: http://www.quimea.com.br/media/flash_install.exe.
Só lembrando que o meu flash player já estava atualizado e que o link original da Macromédia é este http://fpdownload.macromedia.com/get/flashplayer/current/install_flash_player.exe