Durante o primeiro fim de semana de dezembro aconteceu um belíssimo encontro em Curitiba. O blogs e os podcasts se uniram e realizaram um evento maduro, divertido, cheio de conteúdo e diversidade. Foi o BlogCamp PR com o Encontro de Novas Mídias – praticamente um pleonasmo.
As discussões, baseadas no modelo de desconferência, foram bastante produtivas e conseguiram atingir o seu principal objetivo, que é o de abrir a discussão e não concluir nada. A repercussão do encontro ainda está acontecendo e perdurará certamente até o próximo – que deve acontecer em março no Espírito Santo – em blogs, sites, podcasts, twitter e nas rodas de conversa que sempre acontecem.
Dia 1 : Welcome BlogDrink
Na sexta-feira í noite houve uma recepção num bar de Curitiba com o intuito claro de socializar e a desculpa básica de fazer um pré-credenciamento – distribuição de camisetas e crachás. O resultado foi muito bacana, pois quebramos o gelo inicial, conhecendo as pessoas com quem iríamos discutir sobre vários assuntos durante todo o dia seguinte. Algumas pautas já foram levantadas durante o happy-hour. Eu e o Jobson, por exemplo, conversamos desde a Bolha AdSense até TV Digital, mas nem por isso foi um papo chato e deixamos de participar do que estava rolando no bar.
Logo de cara devo ter perdido uns 20% de meus assinantes. Fui questionado “mas o Tecnocracia é um blog sério, cara”. Poxa, mas o autor do blog é sério, mas tem que ser um cara chato e carrancudo? 😉
Dia 2.1 : Desconferências na Unicenp
A Unicenp é bem distante do centrão de Curitiba. Isso de certa forma ajudou bastante no andamento do evento, pois não havia como dispersar. Concentramos-nos em 3 salas, sendo uma delas o auditório principal, todas com transmissão em vídeo pela Internet, possibilitando que outras pessoas acompanhassem as discussões e interagissem via Twitter (BINGO!), Gtalk, SMS (sim, rolou isso).
Dessa vez, seguindo uma observação feita pelo André Avorio numa reunião que tivemos em SP, iniciamos o BlogCamp explicando o que é o modelo BarCamp, como funciona e pedindo a todos que se apresentassem. Apesar de um pouco demorado por conta da quantidade de pessoas, foi ótimo saber das expectativas de todo mundo, os assuntos que estavam dispostos a levantar e isso ajudou no desenrolar das discussões durante o dia. Fica a dica para o BlogCamp ES.
As conversas foram bem diversas nessa edição, acredito que pelo próprio amadurecimento das pessoas conforme os eventos vão ocorrendo e a vontade em falar de coisas novas. O destaque foi para o bate-papo com os podcasters que se uniram a nós para falarmos de novas mídias, associações e as questões jurídicas que envolvem esse ambiente que estamos ajudando a construir. Só para citar um exemplo, ficamos sabendo que o pessoal criou uma Associação Brasileira de Podcasts e com isso conseguiu representatividade, tendo como primeiro resultado uma tabela elaborada pelo ECAD, regulando e estabelecendo as cotas dos valores pagos pela execução de músicas em meios digitais (que antes era totalmente subjetivo). Agora a briga vai ser pelos parâmetros e valores adotados, mas já existe algo concreto pelo que questionar.
Dia 2.2 : Talentos foram revelados
Acredito que depois desse evento a idéia de se criar um stand up comedy show com pessoas da blogosfera vai vingar. Várias personalidades foram destaque nessa edição, valendo a menção da noite anterior com o show do Luis Fernando tocando um cover do I want to break free do Queen, cantando sua versão Comprei um quati. Bem Legaus!
Tivemos o Bingo da Blogosfera, o SuperTrunfo, as Garotas Axe da Playboy (Mirian, Dani e Marina), o Roque+Marlene Matos+Tim Maia (Mackeenzie), o Funkeiro Circense, mas certamente o grande destaque e motivo de incontinência urinária geral foi o Ziggy Santos, que deu um verdadeiro show de imitação no palco (olha o talento que o Pânico na TV está perdendo). Confiram o vídeo no videolog.
Dia 2.3 : A noite é uma criança
É tradição do formato que todos os eventos terminem no bar (esse além de terminar, começou), onde as discussões normalmente se ampliam, devido ao tempo ou ao grau etílico presente no sangue. Não foi diferente. Fomos (quase) todos ao Bar do Alemão, no Largo da Ordem.
Após muitas horas de conversas altamente produtivas (ou não) e mais um dono de bar feliz com mesa e bolso cheios, a turma se dividiu entre os baladeiros e os mais quietos. Eu, junto com o segundo grupo, tive um encerramento de noite agradabilíssimo no Fran´s Café, que encerrou com a cantada mais tosca que já presenciamos na vida. Um grupo de rapazes cantando “comprei um quilo de farinha, pra fazer farofa” para a Carla do Brasil.
Dia 3 : BlogTour e Podcast
Como havia muita gente de outras cidades e estados, organizamos um tour pela cidade, mas como o dia é curto, não deu pra cobrir muitos pontos. O grupo mais uma vez se dividiu após o almoço no Bar do Alemão (dejavu?). Claro que diversão não faltou, exercício físico (para a maioria sendentária e hiperativa), muitas fotos bacanas e o social. Você pode conferir tudo no Flickr (links no final do texto).
O grupo em que eu estava acabou desistindo do Coral dos Meninos e fomos todos gravar o PodCast Código Livre #63 no Studio A (casa do Macari). Presentes Eu, Bia Kunze, Ricardo Macari e Adriana Saito, Gustavo Jreige, Carla do Brasil, Jonny Ken e Amanda Wanderley e Alexandre Sena.
Já havia pensado há algum tempo em criar um podcast aqui para o Tecnocracia, algumas pessoas até sugeriram isso na pesquisa que fiz com os leitores do blog. Depois de gravar esse especial com essa turma muito bacana, fiquei bastante empolgado e devo dizer que em 2008 esse projeto vai andar. Ainda estou definindo algumas coisas, mas ontem aconteceu um lance interessante que me fez fechar essa questão. Aguardem.
Conclusões e outras visões do evento
Gostei bastante dessa edição. Estamos amadurecendo as discussões e o próprio modelo se fortalece a cada encontro. Indubitavelmente os blogs estão mostrando í que vieram e até onde podem chegar, isso é fantástico, principalmente como ferramenta de comunicação negócio. A união com os podcasters abriu um novo rumo em nossas conversas e pode vir a se tornar um padrão esse casamento – é até um caminho meio lógico, todos fazemos parte do que chamamos de novas mídias.
- Minhas fotos no Flickr
- Fotos do grupo BlogCamp no Flickr
- Fotos com a tag BlogCampPR
- Mais textos sobre o BlogCamp PR de acordo com o BlogBlogs
- O Twitter “oficial” do evento
- Todos os videos da transmissão do evento
[tags]Blogosfera, BlogCamp, BlogCampPR, Eventos, Encontros[/tags]