Uma mensagem bastante usual e que faz muito efeito entre adolescentes e curiosos. Mensagem mal escrita (pode ser confundido com “miguxês”), enviada como se fosse de algum serviço de webcards ( cartoes @ yahoo.com.br ) e com uma imagem (bonita) para ser clicada e levada a fotos do remetente. Alguns fatores para identificação fácil da balela:
- Apesar de tentar se fazer passar por um serviço de webcards, a mensagem não simula um sistema de envios, o layout é tosco, contém erros de português e não oferece “códigos” ou “url em texto”, nem os dados do destinatário.
- O link oferecido na imagem é de um servidor na Rússia – http://www.foto1jpg.pochta.ru – e aponta um arquivo para download com extensão executável ( .com ).
O antivirus não acusou problemas, mas uma simples edição do código fonte apontou fatores maliciosos presentes no arquivo, que na verdade é um programa feito em Delphi (executa apenas em Windows), muito provavelmente um Trojan do tipo Banker (rouba dados bancários), muito comum em mensagens como essa.
Mensagem original (screenshot)
Mensagem original (texto)
De: cartoes@yahoo.com.br [mailto:cartoes@yahoo.com.br]
Enviada em: sábado, 26 de maio de 2007 19:35
Cc: cartoes@yahoo.com.br
Assunto: pra vc amoreAdorei as Fotos Que Mi Mandou!!!
espero que goste essa foto
nossa guardei com todo carinho
do mundoCLIC NA IMAGEM PRA V FOTOS
Mensagem original recebida em 26/05/2007