Segurança

Você Recebeu um Telegrama Eletrônico

Essa é mais uma mensagem que tenta enganar o usuário fazendo-se passar pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (mais conhecida só por ECT ou Correios). Isso já está tão majado que no próprio site dos correios existe uma página alertando para e-mails desse tipo. Mesmo que não houvesse, dá pra identificar fácil a balela abaixo, só usando a lógica.

  • Como funciona o serviço de telegrama? A pessoa escreve um texto, envia pelos Correios, paga por esse serviço e ele é entregue no endereço (o físico. Sua casa, trabalho, etc) do destinatário. Agora vejamos, você recebeu um telegrama … no e-mail? Se a pessoa sabe seu endereço eletrônico, por que razão ela não enviaria a mensagem diretamente para seu e-mail? É de graça!
  • Vamos supor que a pessoa queria fazer uma gracinha e enviar a mensagem, mesmo paga, através dos Correios. Pois bem, se assim fosse e ela fornecesse seu endereço de e-mail ao site, por que ele enviaria uma mensagem pedindo para você entrar no site para visualizar? Isso é telegrama ou “cartão virtual” daqueles muito comuns nos anos 90?
  • Ok, vamos ser mais flexíveis e pensar que o serviço, mesmo sendo essa porcaria, vale o seu clique. Note que o link (sempre ele denuncia) não direciona para o site dos Correios! O link aponta para um site coreano que provavelmente foi invadido (link de um sistema de album virtual) e teve código malicioso inserido. A mensagem que chegou até nós não encaminha para download (ou já foi retirado do ar), mas para uma página genérica de busca do Google cheio de anúncios (quem clica num desses, dá uns trocados para o dono da página). Isso não significa que você não possa receber um desses com virus, cuidado!

Por último, é bom frisar que a ECT não oferece esse tipo de serviço – Telegrama por e-mail. O Telegrama Nacional ou Internacional é entregue diretamente no endereço físico do destinatário e em nome do remetente, não permitindo anonimato.

Mensagem original de “Você Recebeu um Telegrama Eletrônico”

Correios Telegrama Online

Mensagem em texto de “Você Recebeu um Telegrama Eletrônico”

De: Correios Online <telegrama.online@correios.net.br>
Enviadas: Quinta-feira, 7 de Fevereiro de 2008 17:27:12
Assunto: Você Recebeu um Telegrama Eletrônico.NÚMERO DO TELEGRAMA: 33623245 IDENT: MF044544329BR

Você acaba de receber um Telegrama Online dos Correios.

O “Novo Telegrama” está cheio de novidades, mas uma coisa não mudou: quem recebe, lê!

Para visualizar seu Telegrama clique aqui ou na imagem abaixo.

* Após o processo de recepção, todo o trâmite será automático, não há intermediação humana durante o processamento interno no SGM, o que confere total confidencialidade, confiabilidade e segurança ao conteúdo da mensagem.

Correios OnLine

Todos os Direitos Reservados
Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos 2008
www.correios.com.br

Mensagem recebida por e-mail em 07/02/2008

* Colaboraram: Dudu Tomaselli, Daniel Becher e Sérgio Vieira

Recebi um deste, mas achei estranho quando pediu pra fazer download… Estamos cercados de gente sacana por todos os lados. Usam até órgãos públicos pra f…. a vida da gente.
Onde iremos parar?

Muito bom esse site.
Pois vivo a receber emails estranhos, mas como sou desconfiada, sempre procuro ver se nao sao pulhas virtuais.
E aqui encontrei a informaçao que precisava….essa do telegrama.
Obrigad por nos ajudar.
Abraços

ola eu venho sempre recebendo esses telegrams mas nunca abri pois é so usar a logica e a inteligencia e vera que nao passa de fraude para infectar seu cmputador de diversos virus cavalo de troias,assim tudo que vc digitar em seu teclado o malfeitor ira ver o que vc faz, e normalmente esses virus veem com sistema anti virus que quando vc aciona o seu anti virus, o seu anti virus nao consegue detecta-lo para exclui-lo!!,quem tem hotmail é facil de nao receber mais isso, é so bloquear o remetente pra sempre assim nao recebera mais esse tipo de destruiçao computacional!!

TAMBEM TE UM VIRUS DO BANCO SANTANDER, MUITO BOM ESSE SITE SO NAO ABRI O DOS CORREIOS POR CAUSA DESSE SITE, O DO BANCO SANTANDER EU NAO ABRI PQ EU NAO TENHO CONTA LA. CUIDADO PESSOAL.

Tambem recebi um e-mail desses, Titulo: carrespondência digital empresarial. Muito obrigado pelas informações.

Baixei este arquivo agora quando navego nas pastas que estou trabalhando aparece um icone ( um circulo vermelho com um D no meio nomeado como SUBLIME ), desliguei,rodei anti-vÍrus e ele não some alguma dica?

Olá! PARABÉNS por sua nobre intenção de alertar as pessoas! Tbm recebí um e o que mais me chamou atenção foi o fato do telegrama ter sido enviado dia 15 e eu só ter recebido dia 19!!!Que mancada, telegrama mais lendo do que carta comum…Eu nunca abro NADA de desconhecidos e nem de bancos, receita federal,cartórios etc…Isso tem me poupado dores de cabeça,afinal, foi a “curiosidade” que matou o gato, né?

Muito bom esse alerta eu recebi um desses falso telegrama
apesar de desconfiar resolvi me informar neste site e comfirmo minha suspeita obrigado a todos

Parabéns pela iniciativa de alertar as pessoas. Acabo de receber uma mensagem semelhante, não abri por suspeitar do e-mail. Quando chequei o endereço percebi que se tratava de uma ótima tentativa de falsificação, pois é muito próximo do endereço verdadeiro da ECT, e não há nenhuma identificação do remetente da mensagem, apenas o endereço dos correios e códigos sem sentido, não reconhecidos pelo site verdadeiro da empresa. Acredito ser uma nova versão da mensagem citada aqui, pois é mais sóbria e direta. No entanto claramente falsa.
Apenas por curiosidade: o serviço de telegrama eletrônico realmente existe! Mas serve apenas para a postagem do telegrama pelo remetente, o destinatário recebe um telegrama físico normal, entregue pelo tradicional carteiro na porta de casa. O remetente precisa se cadastrar e pagar pelo serviço com cartão de crédito, continuando vedado o envio de telegramas anônimos como a mensagem do e-mail falso.
Sempre suspeite de e-mails enviados por entidades públicas (como a própria ECT ou a Receita Federal) ou por entidades financeiras, como bancos. Essas entidades são legalmente responsáveis pelas informações que devem receber ou enviar aos usuários, por isso não costumam usar e-mails.
Cuidado nunca é pouco, então se receber qualquer mensagem suspeita pesquise antes de abrir.

Ufa! Acabei de receber também, por ter uma amiga que trabalha nos correios pencei ter sido ela, até tentei abri, liguei para ela para me explicar, enfim, trata-se de virus…Gostei muito do alerta. Grata

putz! acabei de receber tb, desconfiei e vim dar uma olhada se isso existia mesmo. vou excluir e avisar a todos da minha caixa imediatamente.

Bom dia!
Cheguei a esse site exatamente por encontrar um email desses na pasta de entrada e desconfiei. Ao ler o artigo deletei a mensagem. Muito obrigada pelas informações!

Olá… acabei de receber um email desses,abri/excluí a página, mas não fiz o dowload.Fui pesquisar e soube que os correios realmente não enviam esse tipo de email. Sorte a minha( eu acho??? ) de não ter sido tão curiosa.Mas muito bom vcs divulgarem o que ocorre.

oi! recebi o email do telegrama online abri e executei o dwloud gostaria de saber o que faço para retirar ess vírus.obrigada

Olá eu recebi um telegrama online , estava abrindo daí pediram para fazer um dowlod , eu canceli , será que o virus passou no meu computador .estou passando anti-virus e nada consta , o q vc pode me sugerir,obrigada.

Gostei da informação do texto e gostaria de saber se vocês sabem como retirar esse vírus, já qu passei o Nortn e ele não detetou nada de anormal.Obrigada