Segurança

LIMÃO NO COPO DE CERVEJA EM BOATE EM CAMBORIÚ

Em diversos bares, principalmente os que servem comida ou cerveja mexicana, é costume adicionar uma fatia de limão dentro da garrafa de cerveja, para dar um gosto especial (os mexicanos gostam bastante). A mistura, assim como com a Coca-Cola ou a vodka, apenas adicionam uma característica cítrica ao sabor da bebida, sem prejudicar qualquer outra propriedade (tem gente que acha que a cerveja com limão faz ficarmos bêbados mais rápido).

Existe, no entanto, um e-mail circulando na Internet, replicado nas caixas de mensagens e em blogs, com uma falsa afirmação de que a mistura pode matar em circunstâncias especiais. Afirma-se que o limão após cortado por muito tempo, quando em contato com a cerveja do tipo draft (aquelas long neck mais leves e claras) produz uma substância mortal. Essa mensagem é mentirosa e alarmista, apenas um boato que vive enchendo a Internet de bobagens. Vamos à análise da mensagem:

  • As únicas referências para a morte de um homem em Camboriú relacionados a cerveja, boate, limão (!) são as replicações dessa mesma mensagem em diversos canais de perguntas e respostas, fóruns e blogs. Não há um só veículo de notícia que tenha falado algo sobre essa alegada morte.
  • Os micro-organismos que a mensagem alega – sacarovictus coccus cevabacillus ativus – não estão presentes em cerveja, nem mesmo parecem existir (não encontrei nenhuma referência sobre ele). Para complementar, o vilão ácido cítrico está presente em cada célula do corpo humano. Se fosse verdade que esse ácido reage com o tal micro-organismo, se ele existisse e estivesse mesmo presente na cerveja, eu já estaria morto, aliás, todos nós. 😉
  • O autor da mensagem descartou a causa do problema como sendo salmonella pelo simples fato de terem comido apenas em casa? Como assim, salmonella está presente em níveis diferentes em tudo que comemos. Os níveis elevados é que nos causam problemas, normalmente intestinais. E esse nível elevado pode se dar em qualquer momento, sob qualquer justificativa, até mesmo uma mão mal lavada no momento do jantar.
  • Ainda sobre “alimentar-se só em casa”, isso significa que o “irmão” bebeu a noite toda sem comer nada e depois colocou a culpa na fatia de limão!? Enxergam as discrepâncias da mensagem?
  • A gota d’água é a frase final, onde o autor pede “humildemente” para repassar a mensagem. Corrente de boatos! Não faça isso, por favor. Você poderia até responder para a pessoa que te encaminhou, com o endereço dessa página, quem sabe ela aprende a não repassar mentiras sem pesquisar.

A única dica válida da mensagem é a de consumir o limão logo após cortado. Com o passar do tempo ele perde vitamina C e o próprio gosto azedinho característico.

Mensagem original

MICHELLE MARTINS CARVALHO MUNIZ
Fisioterapeuta Dermato Funcional

Venho, através desta, informar um desastre ocorrido, infelizmente, em minha família.

Viajei com meu irmão na passagem do ano para a famosa praia de CAMBORIÚ-SC. No sábado (04/01/06) fomos nos divertir em uma casa noturna chamada IBIZA onde havia muita gente bonita, ambiente aconchegante. Foi uma noite superdivertida. No domingo de manhã meu irmão acordou com fortes dores no estômago, febre alta e espasmos musculares.

De imediato levamos ao HOSPITAL SANTA INÊS em Balneário Camboriú. Muitos exames e 4 dias de internamento depois, de início, eu suspeitava que os médicos soubessem o que ele tinha, mas não queriam contar.

Falavam que, possivelmente, fosse uma Salmonella,  mas eu descartei a possibilidade já que nossa alimentação havia sido somente em casa. No dia 08/01/06 meu irmão infelizmente veio a falecer e, como os médicos ainda não haviam nos passado o diagnóstico, contactei meu advogado que  entrou em contato com o Hospital.

Tivemos uma reunião diretamente com o Diretor do Hospital. Para nossa surpresa o caso era o seguinte: as casas noturnas servem cervejas LONG NECK, e muitas pessoas pedem para que seja colocada uma FATIA DE LIMÃO para um ‘toque especial’ (e porque não dizer mortal).

Decidi fazer umas pesquisas por conta própria, já que tenho um amigo próximo, pesquisador da escola de biologia Universidade Federal de Santa Catarina. Desta forma, pude descobrir que, apesar de tudo estar sendo abafado pelos fabricantes de cerveja, o problema, está nos limões fatiados que não são utilizados  prontamente, e muitas vezes eles são fatiados antes mesmo dos bares e restaurantes abrirem, durante a tarde. Ácido cítrico do limão ‘velho’ em ação com os conservantes estabilizantes excessivos presentes na cerveja são um paraíso para micro organismos já existentes naturalmente nas cervejas (Sacarovictus Coccus Cevabacillus ativus) se tornando um veneno letal tipo draft.

O resultado é a produção de uma toxina altamente nociva ao nosso organismo.. A sugestão para quem talvez não acredite nesta mensagem seria pedir que o garçom fatie o limão NA HORA E NA SUA FRENTE, isso minimiza e muito  risco de qualquer tipo de infecção…

Peço humildemente que divulguem este e-mail, nada trará meu irmão novamente, mas muitas vidas poderão ser poupadas. Nessa até refrigerante com a famosa fatia de limão, ou a cuba libre.

PROTEJAM-SE E PROTEJAM OUTRAS VIDAS!

Não guardem o limão depois de cortado, nem na geladeira adianta!

Sabias disto? Eu não…

Mensagem recebida via e-mail por Dora, nossa leitora.

A cerveja é produzida através de fermentação realizada por leveduras, mas isso não significa que a cerveja tenha miroorganismos nela. Geralmente, a fermentação ocorre ao se misturar o micro-organismo agente em um “suco” de elementos consumíveis por esses organismos, resultando na produção de álcool etílico. Há duas evoluções mais comuns:

Organismos aeróbicos – É o caso da levedura da cerveja, que transforma naturalmente o amido da cevada e outros grãos em alcool e energia. O álcool evapora naturalmente e deixa apenas uma substância com “gosto de acetona”, mas o processo se resume em selar o recipiente, de forma que os organismos produzam o álcool e este se mantenha misturado ao “suco de cevada”. Conforme o teor alcoólico aumenta, os microorganismos morrem e sobra a cerveja com o teor alcoólico variando dependendo das técnicas aplicadas. mas a bebida sai “descontaminada”no processo.
Organismos anaeróbicos facultativos – É o caso dos vinhos e espumantes. Eles utilizam um microorganismo presente na uva para, uma vez que produziram o suco, o organismo produza o alcool. nesse caso, a bebida selada, na ausência de oxigênio, evolui com a multiplicação dos organismos e a produção de grande quantidade de álcool. A bebida, ao ser aberta, recebe oxigênio e mata a maior parte das bactérias anaeróbicas, tornando a sua quantidade novamente consumível. Por isso o sabor do vinho muda quanto mais tempo selado e, por isso, os provadores experiêntes provam o vinho depois de uma boa aeração, O vinho muda o sabor a cada minuto em contato com o oxigênio.

Eu tomei a cervaja com limão para testar e agora estou morto o que que eu faço para viver novamente. Eu tinha um remédio para todas estas porcarias que recebo diariamente na internet, não envio nenhuma se o acontecido tiver meu conhecimento direto. Confiro imediatamente na internet, mas muitas pessoas desmentem a noticia sem mesmo se identificar corretamente e de forma que possamos questionar as informações. A internet é uma fonte inesgotável de informações sérias e também uma monte de porcaria….Mas como estou morto que diferença faz?

Recebi esse email hj, dia 15 de março de 2011, e a data que tem pe 04/01/11, tambem afirmando que era sábado. claro que não foi; 4 de jan. foi uma terça. incrivel como ainda repassam isso.

AFF se isoo fose verdade ela nao iria colocar dia 04/01/06 no sábado entao isso é muito mentira para ma mensagem so e para os comentérios acido cítrico esta presente simm nas células mais se tiver ele de mais pode leva a morte sim eu estudo isso entao nao vem fala que o acido citrico nao afeta as celuas porque afeta sim se tiver ele demais no corpo mais a mensagem nao é veridica porque dia 04/01/06 nao foi sabado coisa nenhuma !!!!

Todo mundo desinformado , pois pode matar sim e desde que esteja estragado e contaminado – assistam este vídeo ( será que é tudo mentira o que o médico fala? ).

http://www.dicasdotimoneiro.com.br/limao-tem-mais-bacterias-do-que-dinheiro/

Agora uma pergunta : alguém aqui já viu em algum bar, lanchonete ou restaurante eles lavarem os limões antes de serem fatiados ou laranjas antes de ser cortada e espremerem apara fazerem um suco ? É para se pensar e refletir e com certeza o(a) dono(a) do estabelecimento está se defendo através dos blogueiros.

rapaz eu já tomeu cerveja dentro de uma lata de lixo…
e não morri, no maximo um problema intestinal por 4 dias.
Mas repito tudo denovo..kkkkkk

dicionário online de português
Ola Isa, consultando na Internet vc vera que a palavra internamento existe sim!!!

internamento
Significado de Internamento
s.m. Ação de internar ou internar-se.
Estado de uma pessoa internada.

Sem contar que no e-mail há a palavra “internamento” que não existe!!! E o mais curioso é que quem escreve essa palavra é uma fisioterapeuta né…

Putz…acabei de receber esse email e o irmão dele faleceu novamente, pela 8ª vez no sabado dia 04/01/2011 que é uma terça…..

Ontem recebi esse e-mail,sempre gosto de pesquisar,apesar de ja de cara descartar a veracidade.Achei uma comedia o fato da mesma ser nutricionista e desconhecer que nao se deve guardar o limao cortado.Pior eh que sempre tem pessoas q repassa essas bobagens.Abracos.

Risos, o cara morreu com coca e limão,a ai a mocça fez mensagem e ela caiu no colo de um evangelico doido, que trocou coca por cerveja achando que iria diminuir o consumo..risos..

Esse tipo de e-mail, em geral, é como a história do tal óxido dihídrico: solvente amplamente usado por indústrias, que com frequência o despeja na natureza com pouca ou nenhuma alteração, sem contar a parca fiscalização desse elemento químico por parte do governo, preocupando-se geralmente em taxar o seu uso; um material tão difundido que pode ser encontrado em diversas partes do globo, dos oceanos às florestas, em desertos e até mesmo nas calotas polares.

Pois é também recebi com data de 02/10/10, o cara acertou a data para um sábado, finalmente.
Tenho 60 anos e já tomei caipirinha e cerveja com limão em cada boteco de dar medo; o máximo que me aconteceu foi uma dor de cabeça desgraçada no dia seguinte de manhã, às vezes até vomito. Quando fui ao hospital, o médico não quiz dizer o que eu tinha, e quando eu insisti, ele falou que foi a azeitona do pastel. Hoje continuo tomando cerveja com limão(umas 20) e caipirinha do mesmo jeito (umas 10), só que não como mais pastel que tenha azeitona, mas a dor de cabeça e a vomitadeira do dia seguinte continua. Por que será?

Apesar da grande besteira que é esse assunto, ainda continua rendendo, eu recebi esse e-mail hoje, 1 ano após o último comentário!
É só fazer uma pesquisa básica no google acadêmico para saber q esses microorganismos não existem. Para quem tem acesso a fontes de pesquisa, isso é muita besteira!!!!

Além de tudo o que já foi comentado ainda tem essa pérola:
“Desta forma, pude descobrir que, apesar de tudo estar sendo abafado pelos fabricantes de cerveja, o problema, está nos limões fatiados que não são utilizados prontamente, e muitas vezes eles são fatiados antes mesmo dos bares e restaurantes abrirem, durante a tarde”. Porque é que os fabricantes de cerveja estariam abafando que o problema está nos limões fatiados e não utilizados imediatamente??? Sem noção!!! rsrsrsrs

tb recebi hj com essa data, e o que posso assegurar é q nessa data o ibiza ja estava no chão, hj é um prédio e ele foi demolido há algum tempo…

Recebi hoje a mesma mensagem, e a data da ocorrencia já estava alterada para 04/01/09 (que também não é um sábado). Existem tantas incoerências nessas mensagens de “alerta” que acho que as pessoas que as repassam nem as lêem por inteiro!!!

Olá!
Eu recebi o mesmo email hoje e acrescentaria mais um motivo para desconfianca de que o relato do email seja de fato verdadeiro. O fato de näo haver nenhuma referencia para contato com a autora do email desperta desconfianca. Em geral, após relatos como esses, as pessoas escrevem um endereco de emailpara contato ou mesmo um telefone para caso alguém queira checar a veracidade do email, ter acesso ao seu autor.
GM

Gente isso é boato, que histórinha mal contada!!!!!!Desde quando precisa de advogado para saber de diagnóstico?
Mas tem outra , todo mundo sabe que cerveja e coca-cola são 2
porcarias, sem nutrientes…..que nem matam a sede.Se quiserem
eu explico o pq de não matar a sede, é pura fisiologia.BY

poxa vida!!! quem esta falando a verdade , sobre o limao com cervja . agora ficou muito dificil. eu so tomo cereja. com limao . nao sei mas o que fazer. ficou muito confuso. quem esta falando a verdade. mi ajude por favor..

A bacteria causadora dessa história deve ter sido a Staphilococcus Enganosis Falssaris, é muito conhecida por todos! hehe…

Pessoal, vivemos numa época aonde as estatísticas falam mais alto até que certos conhecimentos. Começamos pela pergunta: quantas pessoas morreram por ter tomado cerveja com limão? então, imaginem quantos bares pelo Brasil o limaozinho não envelhece mais que um dia e vai parar na bebida? Pode até ser verdade a morte do rapaz, mas como ele somente não tomou uma “cervejinha com limao” muitas outras coisas que ele pode ter se alimentado podem ter causado o seu problema. Outra coisa, nenhuma salmonela se desenvolveria tão rápido. “A infecção por samonelas é determinada quase sempre por intermédio da ingestão de alimentos contaminados com fezes. Ovos (de pata, peruas, galinhas, etc), carne (de porco, de vaca, de carneiro) e derivados, além do leite e de seus derivados, constituem as fontes mais comuns de infecção. Nos adultos a maioria das infecções causadas relaciona-se com reservatórios animais de samonelas.” Ou seja, se morreu de Salmonelas, não foi do limão. Obrigada, Denise.

Como de praxe, desconfio de tudo que recebo no e-mail. Desacreditei da informação. Sou fiscal da vigilância sanitária de CG e recebi o e-mail de uma colega de serviço. Causou-me estranheza tal informação pelo fato de eu já ter ingerido cerveja com limão, por sinal, guardado na geladeira sem estar devidamente vedado por alguns dias. Não aconselho tal ingestão por ficar muito amarga a bebida (rs…). Mas não me causou mal algum. Com certeza a contaminação foi cruzada e nada tem de relação com a mistura do ácido cítrico com o tal microorganismo presente na cerveja (se é que existe). Abraços a todos…

Prá começo de conversa, o dia 04/01/2006, não foi sábado. Foi uma quarta-feira. Neste milênio, o único ano em que dia 04/01 foi sábado, foi em 2003…Se a história fosse verídica, acredito que a autora do texto não teria esquecido ou confundido as datas de uma tragédia tão grande quanto a de perder um irmão. Na verdade, eu fico muito fula da vida quando recebo essas porcarias que as pessoas não se dão ao mínimo trabalho de checar e ficam repassando.

Não poderia haver momento melhor para essa receita:

Caipirinha de Limão

– cerveja
– limão galego
– açúcar
– copo alto
– espremedor de caipirinha

Descasque o limão, coloque em copo alto, esprema com açúcar até ficar misturado.
Coloque a cerveja bem gelada devagar, pois ela vai subir e é só beber.

Limão + cerveja = 🙂

E vc acha que os limoes colocados no refrigerante são cortados na hora. E que papinho furado é este que o médico sabia o que ele tinha mas não queria contar, isso é a maior mentira, os médicos sempre contam.
Todo mundo sabe que na praia estamos muito mais sujeitos à contaminação, mesmo comendo em casa, às vezes a agua que vc lava os alimento pode causar culpa.

ASDUASHDAS eu so de BC cara eles foram pro Santa Ines, um amigo morreu a + ou – uma semana la por erro medico e conheçõ no minimo mais umas 5~6 pessoas que perderão amigos ou familiares la pelo mesmo motico ERRO MEDICO, ngn é idiota de se interna la se é daqui, dica para todos que vem pra BC na temporada, nao usse tudo que é droga que ve pela frente, e nunca, eudigo NUNCA va pro SANTA INES, vc pode ter uma gripe eles vao da um jeito de te mata, se fica doente aqui va pros hospitais de ITAJAi, isso vai salva sua vida.

nossa!!! será que eu vou morrer??? uma vez eu tomei vodca com Yakult…
isso está mais com cara de overdose de drogas, do que qualquer outra coisa…

@headser,

Você conhece o morto? Ou a alegada irmã do morto? Estava presente em janeiro de 2006 no tal hospital quando ele morreu? Conhece o médico que o atendeu?

O que te faz crer que a mensagem é verdadeira ou contém alguns fatos reais, se nem mesmo o problema alegado é real, ou o caso não foi relatado em nenhum meio de comunicação ou jornal local da época? Se você tiver um jornalzinho de bairro que seja, com a notícia, me envie que eu publico.

Abraço

tipo nao foi cerjeva com limao q matou o cara aki em balneario, e sim coca cola com um lmao. mais esse limao estava velho e contaminado. e foi isso q cosai o problema e a morte do rapaiz.

Manoel, eu acrescentaria a historia do tempo de meus pais onde tomar leite e comer manga era sentença de morte. Achei tempos atrás uma explicação plausível a essa crença. Vem da época das grandes fazendas mineiras produtoras de leite. Para evitar o extravio de sua producao, os fazendeiros criaram esse mito, aproveitando-se do hábito entre os empregados de se alimentarem de mangas que eram abundantes nas fazendas. A historia tinha uma intenção prática em favor dos proprietários das fazendas. Imagino se o presente boato nao estaria a serviço dos ‘Alcoólicos Anonimos’