• Internet

    Resultados de busca personalizados

    O Google anunciou nessa quinta-feira (ontem, dia 20) uma nova feature em seu mecanismo de busca: a personalização dos resultados. A partir de agora – está sendo liberado gradualmente a todos os usuários – você vai poder dizer ao Big G se um determinado item retornado junto com os resultados de sua busca é ou não relevante, podendo alterar a ordem de resultados (priorizando um item mais relevante que outro) e até mesmo remover um item que não possua conteúdo de acordo com o que você busca. Além disso, você poderá fazer anotações em cada link retornado, para se lembrar depois de algum detalhe.

    Inicialmente, tudo o que você alterar só vale para você – para utilizar o recurso, o usuário tem que estar logado com sua conta Google, mas a empresa não descarta a possibilidade de usar, no futuro, uma combinação de filtros feitos por usuários para construção de inteligência em seu algoritmo. Isso significa que um site que é bem rankeado para determinados termos de busca, mas não possui conteúdo relevante (cof cof sites caça-para-quedistas cof cof), por ser removido por muitos usuários, pode deixar de ser exibido para outros usuários. Alguém aí­ pensou em Bolha do AdSense?

  • Internet

    Firefox é incompatí­vel com HTML?

    A VIVO, uma das maiores operadoras de telefonia celular do Brasil (senão a maior), precisa mesmo melhorar o seu atendimento ao cliente. Como default de todas as prestadoras, esse é o pior serviço. No momento de vender, são ótimos, mas tente ligar para resolver um problema ou mesmo cancelar sua linha.

    Pois bem, o Fernando do Geek42 é cliente Vivo e estava tentando usar os serviços oferecidos pelo site da empresa aos seus clientes, sem sucesso. Tentou em 3 navegadores diferentes. Em nenhum deles conseguiu realizar operações básicas e restritivas no acesso, como o simples recebimento do SMS com código de verificação para utilizar os sistemas. Acabou enviando um e-mail para o atendimento sobre o mal funcionamento do site nos navegadores Firefox, Safari e Chrome. Notem a resposta que ele recebeu (grifo meu):

    Prezado (a) Sr (a) Fernando, bom dia!

    Em atenção ao seu e-mail, informamos que nosso site é desenvolvido em uma base de banco de dados MSDE e toda a programação é realizada em arquivos com extensão HTML. Portanto o Firefox é um programa incompatí­vel a essa extensão.

    Ressaltamos que para navegar com toda a eficácia e funcionamento correto em nosso portal é necessário que acesse a partir do navegador Internet Explorer.

    Expressamos nossa intenção de esclarecer que a Vivo preocupada em atender a necessidade diferenciada de cada cliente, realiza pesquisas e busca dados que são imprescindí­veis para adequar cada vez mais seus produtos e serviços ao perfil de seus consumidores.

    Agradecemos o seu contato através deste canal de atendimento.

    O número de protocolo referente a este atendimento será encaminhado ao seu terminal através de uma mensagem de texto (SMS) no prazo de até 12h.

    Contamos com a sua participação para avaliar o atendimento que acabou de receber de um dos analistas do Fale Conosco.

    Por favor, cole o endereço em seu navegador internet: http://www.vivo.com.br/pesquisa e utilizando uma escala de 0 a 10, onde 0 quer dizer totalmente insatisfeito e 10 totalmente satisfeito, dê a nota correspondente ao seu grau de satisfação ao atendimento recebido.

    Atenciosamente,

    Elena Lima
    Equipe Fale conosco
    http://www.vivo.com.br

    VIVO Sinal de qualidade

    Ok, não sabem responder e querem falar difí­cil, fazer de conta que sabem pelo menos o que é HTML. Como, poramordeDeus, algum navegador de Internet seria incompatí­vel com o HTML? Tiro no pé? “Ah, cansei desse tal de agátêemeele, vou lançar um navegador que só aceite Silver Light.” o.0

    Agora notem o parágrafo posterior í  resposta inteligentí­ssima da atendente. A Vivo está preocupada em atender as necessidades diferenciadas de cada cliente? Mesmo? E seu sistema só roda no Internet Explorer. Mac e Linux estão automaticamente fora da jogada. Isso é preocupação com as diferenças? E o tal formuário de satisfação? Putz! São 5 parágrafos falando da avaliação da resposta, contra apenas 2 com a dita cuja. O que é mais importante?

  • Internet,  Negócios

    Mercado Livre com defeito @baleiou

    Há cerca de 3 dias, o site do Mercado Livre vem enfrentando problemas graves. Maior site de leilões do Brasil (quiçá da América Latina), o ML recebe muitos milhares de acessos diariamente, além de possuir uma imensa massa de afiliados, que ganham dinheiro divulgando os produtos em seus sites e blogs em troca de comissão na venda e no cadastro de novos usuários.

    Com os problemas, vendedores, compradores e afiliados entraram em parafuso. Já existem comunidades no Orkut sobre o assunto, posts em blogs, gozações em sites concorrentes e não demora nada para existirem reclamações no Procon e outros órgãos competentes. Crise? Problemas técnicos? @baleiou?

  • Internet,  Negócios

    Turma do VideoLog lança o Tivi.tv

    T!V!Ontem, dia 25 de outubro, foi o lançamento oficial do T!V! (tivi.tv), a TV personalizada e interativa feita pela turma criativa e animada do VideoLog.tv. Para quem não sabe, o VideoLog foi o primeiro site de ví­deos online, lançado 9 meses antes do YouTube!!! Só que eles não foram comprados pelo Google e precisam de muita imaginação para sobreviverem nesse mercado. Sorte a nossa, que ganhamos um serviço tecnicamente muito bom e ainda por cima inovador ;-).

    O T!V! funciona como um agregador pessoal de ví­deos online – que podem ser referenciados do YouTube ou do VideoLog – onde você pode criar sua própria TV e dentro dela, seus canais. Cada TV tem um limite de 12 canais, suficiente para seus temas e gostos, lembrando que é um produto recém-lançado e certamente ampliará seus serviços e features progressivamente, como todo aplicativo Web 2.0.

  • Internet,  Negócios

    Submarino faz grandes mudanças em seu site e programa de afiliados

    O Submarino todo mundo conhece. Depois da junção com a Americanas.com, é o maior grupo de e-commerce brasileiro, arrisco dizer monopólio. E talvez por esse motivo, nunca deu muita bola para seus afiliados ou mesmo seus clientes. Não é de hoje que temos visto na Internet diversas reclamações de logí­stica, pedras no lugar de produto, falhas no pagamento, falta de suporte, etc.

    Eu mesmo, no iní­cio do programa de afiliados deles, tentei contato diversas vezes para sanar dúvidas, dar sugestões e fazer reclamações sobre dados não computados, por exemplo. Se tive retorno em 30% desses contatos, posso considerar que foi muito. Sempre me pareceu precário o atendimento, mas me mantive no programa por conta de não ter reclamações como cliente (sorte, talvez) e das duas principais vantagens oferecidas pelo programa, a saber:

    • Indexação dos links de afiliados por mecanismos de buscas, ao contrário do que o Buscapé optou em fazer
    • Prazo de 30 dias para decisão de compra, após clique no link do afiliado (através de cookie)

    Há alguns dias, porém, o Submarino reformulou seu site todo, incluindo o sistema de afiliados. Contrariando as principais dicas de SEO, todos os links de busca e produtos foram alterados e não foi feito nenhum esquema de redirecionamento total, exibindo uma página de erro genérica para os links antigos (problema que aparentemente foi resolvido). Isso acabou atingindo diretamente todos os afiliados que possuiam links em seus sites, além dos desenvolvedores que criaram soluções para divulgação do programa, incluindo um dos mais famosos, o boo-box.

    Além da mudança nos links, que fez todo mundo se movimentar para corrigir posteriormente í  migração do site, pois não houve nenhum tipo de comunicação prévia, uma outra alteração vai prejudicar muita gente e fazer muitos dos afiliados procurarem novos rumos – da mesma forma que aconteceu uma migração do Buscapé para o JáCotei na época da retirada de indexação dos links que citei. Os cliques dos afiliados agora só estão valendo por 1 dia, de acordo com o cookie instalado na máquina do cliente.

    Ora, todos sabemos que a decisão de compra na Internet não funciona por impulso. Esse é um artifí­cio que funciona muito bem para lojas tradicionais, na exposição do produto e dependendo da lábia do vendedor. Na Internet o consumidor faz pesquisa, compara preços, prazos e condições de pagamento, compara as marcas e features de produtos similares, para só depois escolher e efetuar a compra. O prazo anterior do programa afiliados era muito bom, pois dava 30 dias para que o cliente se decidisse, pesquisasse, escolhesse.

    Pela mudança sem aviso e desconsideração dos afiliados, não duvido que a questão de indexação por mecanismos de busca também já esteja em execução, planejamento ou pelo menos consideração dentro da equipe do Submarino. Por conta disso, estou alterando meus links do Submarino e meu sistema de Loja Virtual (que reformulei para atender o novo site) para um outro programa. Aceito dicas e sugestões de vocês sobre qual programa utilizar.