Internet

Resultados de busca personalizados

O Google anunciou nessa quinta-feira (ontem, dia 20) uma nova feature em seu mecanismo de busca: a personalização dos resultados. A partir de agora – está sendo liberado gradualmente a todos os usuários – você vai poder dizer ao Big G se um determinado item retornado junto com os resultados de sua busca é ou não relevante, podendo alterar a ordem de resultados (priorizando um item mais relevante que outro) e até mesmo remover um item que não possua conteúdo de acordo com o que você busca. Além disso, você poderá fazer anotações em cada link retornado, para se lembrar depois de algum detalhe.

Inicialmente, tudo o que você alterar só vale para você – para utilizar o recurso, o usuário tem que estar logado com sua conta Google, mas a empresa não descarta a possibilidade de usar, no futuro, uma combinação de filtros feitos por usuários para construção de inteligência em seu algoritmo. Isso significa que um site que é bem rankeado para determinados termos de busca, mas não possui conteúdo relevante (cof cof sites caça-para-quedistas cof cof), por ser removido por muitos usuários, pode deixar de ser exibido para outros usuários. Alguém aí­ pensou em Bolha do AdSense?

Veja como fica um resultado de busca com os filtros pessoais habilitados

Ranking de Busca Personalizados

É a primeira vez que o Google usa (ou admite que usa) ações do usuário para influenciar diretamente em seus resultados de busca. Muita gente provavelmente vá reclamar que isso vai desacreditar os resultados ou o próprio PageRank, método utilizado pelo Google para ordenar automaticamente os resultados de acordo com a relevância, mas a grande verdade é que esse pode ser o passo da empresa na direção certa, levando em conta a inteligência coletiva (e não artificial).

Veja bem, já temos os links patrocinados, que são sugestões pagas, já temos o sistema de indicações de especialistas (meu amigo sugere links e eu vejo com destaque quando busco algo) e agora podemos estar presenciando o surgimento de um possí­vel Social Search. Hoje meus filtros funcionam apenas para mim, amanhã pode funcionar para meus amigos (com a opção de escolher quais meus contatos podem influenciar nos meus resultados de busca).

No futuro, teremos um grande filtro social, muito mais poderoso e inteligente que o PageRank, que poderá nos sugerir resultados baseado em nossas preferências, nossa rede de contatos, nossa localização geográfica, o clima local, seu histórico de navegação e trocentas outras variáveis que o Google pode usar (sabe-se lá se já não usa) e que faria muita gente defensora da privacidade online arrepiar todos os pelos do corpo.

All your base are belong to us, yet!

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments