Internet

reBoleto – Comunicado sobre golpes

É de conhecimento de muitos que eu fui o criador do reBoleto, muitos anos atrás, um webapp gratuito e muito simples que servia para revalidar boletos vencidos e possibilitar o pagamento deles em qualquer caixa ou banco, evitando muitas filas desnecessárias.

Porém, eu tive que tirar do ar depois de 2 ou 3 anos de existência, pois muitas pessoas não estavam usando-o corretamente, deixando de adicionar multa e juros devidos, não avisando sobre o pagamento com novo código, e acabou gerando um transtorno muito grande para os bancos. Isso fez com que a Associação Brasileira de Bancos me forçasse a tirar do ar, long story.

“That’s why we can’t have nice things.”

Depois de um tempo fora do ar, eu coloquei no lugar do app, uma página contendo os links oficiais de geração de segunda via de boletos de vários bancos, pra ajudar quem ainda continuava buscando uma forma de pagar os boletos vencidos. Cada banco que ia disponibilizando uma forma de atualizar, eu adicionava na página. E ficou assim por bastante tempo, até não fazer mais sentido, pois os bancos além de descontinuarem o boleto sem registro, todo mês tentavam tirar meu site do ar por “uso indevido de marca”, “uso indevido de nome”, “potencial risco ao cliente final”, etc. Enchi o saco de ficar justificando ao hosting o que era aquela página e deixei pra lá. Hoje o domínio foi adquirido por uma empresa que presta serviços de processamento de pagamento.

Qual o problema e o motivo do pronunciamento agora?

Acontece que bandidos criaram ferramentas nocivas (“virus”, pra ser simples) que se instalam em computadores das pessoas depois de uma isca qualquer, e alteram os códigos de barras de boletos que são abertos nesses computadores. Esses boletos passam a apresentar códigos – tanto os normais de barra quanto agora os QRCode tambem, numa atualização da ferramenta – de outras contas, utilizadas por essas pessoas para desviarem os pagamentos. Então, quando uma pessoa paga um boleto achando que está quitando sua conta, está na verdade enviando esse dinheiro para os golpistas.

Eu estou aqui para deixar bem claro que NÃO SOU o responsável pela criação, desenvolvimento, distribuição ou usufruto desse software malicioso, que apenas usou esse lindo e maravilhoso nome que eu criei, sem meu conhecimento. O MEU reBoleto era uma ferramenta gratuita que ajudava as pessoas, não prejudicava.

Como não cair no golpe?

Só existe UMA forma de não cair em nenhum golpe que altera boletos. E é CONFERINDO o destinatário dos valores no momento em que for efetuar o pagamento. Todas as ferramentas de pagamento exibem uma tela prévia de confirmação, para que o pagador faça essa conferência, se os dados estão corretos – pois até mesmo boletos verdadeiros podem conter erros, então, confira sempre. Confira, e se tiver dúvidas, NÃO PAGUE antes de entrar em contato com o credor e confirmar os dados.

Caso o boleto esteja em débito automático, é possível consultar os dados na ferramenta de internet banking de sua instituição.

Fiquem espertos! Abraço.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments