Segurança

Olha só o video que fizeram com a Cicarelli

Desde que algum maldito programador alguma pessoa muito boa com os usuários inventou de colocar mensagens HTML com imagens nos recados do Orkut (scrapbook), uma nova leva de SCAMs vem acontecendo. Como a maioria dos que acessam o Orkut são adolescentes ou novatos em Internet, os scammers se aproveitam e simulam vídeos embutidos, que na verdade são imagens com links para arquivos maliciosos.

As mensagens normalmente chegam através de seus amigos, pois eles foram curiosos antes de você e clicaram no “vídeo”, se infectando por um virus e trojan. Esse malware além de se auto-propagar (característica de vírus), utilizando sua própria conta do Orkut, fica residente no seu computador e rouba suas senhas de banco (característica de trojan) quando você acessa seu Internet Banking preferido.

Os “vídeos” são – em geral – apelativos para humor ou pornografia, mas isso não é absoluto. Desconfie de toda imagem que receber no Orkut, verifique o link para o qual ela aponta (basta positionar o ponteiro do mouse sobre a imagem e verificar a barra de status do seu navegador) e NUNCA clique. Nunca mesmo. Não importa se é seu irmão lhe deixando boas festas ou seu chefe apresentando um vídeo engraçado. Não clique. E se cair na besteira de clicar e o seu navegador pedir para executar ou baixar (fazer download de) algo, é uma segunda chance para você não fazer besteira.

Mensagens Originais (screenshot):

Balela da Cicarelli no Orkut

Balela do YouTube no Orkut

Mensagens Originais (texto):

OLHA SO O VIDEO Q FIZERAM COM COM A CICARELLI…
Bem feita para ela rrss…
depois me fale o que achou..OLHA ESSE VIDEO, VOCÊ VAI MORRER DE RIR!!

Mensagens recebidas via scrapbook do Orkut em 2/01/2008

[tags]Video,YouTube,Orkut,Cicarelli,Humor[/tags]