Segurança

Notificação spc.gov.br pendência em seu CPF/CNPJ

A mensagem chega até você aparentemente vindo da instituição SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, avisando sobre uma “pendência” em seu CPF / CNPJ relacionada a dívida com a Embratel. Segue com um link para download do “relatório” de pendências. Uma outra versão está circulando com o seguinte “credor”: Akiyoshi Executivo Central de Cobranças. O engraçado é que a mensagem vem assinada por Manoel Rocha Akiyoshi.

Mais uma balela. Apesar de certo cuidado ao compor uma mensagem com a aparência do site do SPC, inclusive utilizando as imagens diretamente extraídas do site – além de mentirosos ainda consomem a banda da empresa, o autor comete alguns vacilos que facilitam a identificação da pilantragem em questão. A saber:

  • O SPC é uma empresa privada, portanto o “.gov.br” no assunto da mensagem foi utilizado apenas para dar algum “respaldo” ao conteúdo (ou impor algum medo).
  • A referida empresa não fornece nenhum tipo de informação por e-mail, principalmente quando se trata de anotações de dívidas. Toda informação só pode ser obtida pessoalmente, nos escritórios da empresa ou mediante assinatura de serviço pago, disponível apenas para pessoas jurídicas, diretamente no site deles em ambiente seguro.
  • Na possibilidade remota do SPC lhe enviar um e-mail contendo o valor de sua dívida e a empresa credora, não é no mínimo estranho que seu nome não esteja presente na mensagem ou que ao menos eles saibam se a pendência é no seu CPF ou no CNPJ de sua empresa?
  • A base operacional da Embratel é no RJ. Qualquer tipo de anotação seria feita pelo escritório central e não na regional BA do SPC. Principalmente se o cliente nem na Bahia reside (bola fora).
  • Texto incoerente (“para sua segurança e praticidade“?) e com erro de escrita (“clickar”?).
  • O link fornecido para download do tal “relatório” não direciona ao site do SPC

Não se deixe levar por mensagens desse tipo. Avaliem sempre o teor, a presença de inconsistências e erros. Na dúvida, ligue para a empresa, acesse o site diretamente e entre em contato. Jamais clique nos links.

Mensagem original “Notificação spc.gov.br pendência em seu CPF/CNPJ”

Notificação spc.gov.br pendência em seu CPF/CNPJ

Mensagem texto “Notificação spc.gov.br pendência em seu CPF/CNPJ”

From: Notificação <notificação>
Date: Wed, 23 May 07 20:52:48 Hora oficial do Brasil
Subject: Notificação spc.gov.br pendência em seu CPF/CNPJ

Notificação

Comunicamos que seu (CPF/CNPJ) consta em nossos cadastros por motivo de pendências financeiras, com a instituição abaixo relacionada.

EMBRATEL TELECOMUNICAÇÕES setor administrativo Central de Cobranças – Total de Pendências: R$ 1.450,74

Para sua segurança e praticidade e necessário clickar em relatório de pendências: escolher a opção “ABRIR”.

Relatório de Pendências Financeiras – Verificar Pendências (links removidos)

Se você efetuou a regularização, favor desconsiderar.

Manoel Rocha Atzighen
Diretor

Mensagem original recebida por e-mail em 23/05/2007

quero saber como limpar meu nome e no q ele esta sujo… se poderem me ajudar … meu cpf é 34644XXXXX9* obrig…
[* editado para manter a privacidade do leitor]

Caro Anderson,
O texto que você recebeu é um golpe. O Balela divulga esses textos para prevenir os usuários de caírem neles, o que nem sempre dá certo, claro.
Abraço e mais cuidado ao divulgar seus dados na Internet.

Recebi a notificação da cobrança do tal “Akiyoshi (com i e Y é mole?)executivo central de cobrança, cobrando 3.754,74, desconfiei e resolvi pesquisar a dita cuja e para minha “meia” surpresa, meia porque nada mais com relação a falcatrua e pilantragem me assusta nesse país, mais eles só tentam inovar sendo criativo mais o objetivo é sempre o mesmo trapacear; vamos combater esses vermes galera inseticida neles! (inceticida = esses comentários)divuguem!

Quando recebi esta mensagem, quase chorei, todavia, duvidei ao fazer o download do arquivo, tentar abrir e abrir o site do msn e foi neste momento que percebi que é uma praga, valeu pela dica.
VAMOS DIVULGAR ESSA PRAGA GENTE
FUI…

Recebi hoje dia 01/02/2008 um e-mail me cobrando uma divida de 2984,09 de um tal Akiyoshi central executiva de cobrança, será que não existe nada que se possa fazer a este respito, não abri os tais relatórios pois desconfio de qualquer mensagem.