Pedido especial

Falso link para curriculo com pedido de indicação de emprego, leva o usuário à um trojan banker

Já vi mensagens que apelam para a caridade das pessoas, outros sentimentos bons e muitos sentimentos duvidosos, como a curiosidade mórbida ou da vida alheia, mas essa aqui é bem sacana. Se apoiando na atual crise internacional, sentimento coletivo de fim de ano, o fdp em questão cria uma mensagem que simula o envio de um currículo, fingindo uma demissão nessa época do ano. Putz! Muita gente vai querer ajudar o coitado, não é?

Infelizmente, trata-se de um trojan do tipo Banker, daqueles que roubam suas senhas enquanto você navega no seu Internet Banking preferido e acaba pagando o décimo terceiro dos bandidos. A pessoa que te enviou, provavelmente não sabe de nada, pois a mensagem vem de pessoas sérias e acabam parando em listas de discussão sérias, como a que originou o envio dessa balela pra gente. Como saber se pode ser um arquivo malicioso?

  1. A linguagem utilizada pela pessoa que envia a mensagem, é uma boa dica. Muitas vezes existem erros de português (e nem estou falando da reforma ortográfica), linguagem informal ou gírias, que podem denunciar que não é aquela pessoa que você conhece, tão séria e estudada, falando daquela maneira.
  2. Situações absurdas também podem denunciar. Na mensagem abaixo, por exemplo, extraída de uma lista onde a maior parte dos participantes trabalham em instituições governamentais ou ONGs, dizer que está se desligando da “empresa”, assim, genérico, pode ser um alarme para os mais atentos.
  3. O link, na maior parte das vezes, é o grande denunciador da praga. Na situação abaixo, ao clicar no link, o navegador pede para baixar um arquivo. Nada mais natural, para um currículo, certo? Só que o arquivo se chamava curriculum_doc.scr. Note que a extensão dele é .scr (executável pelo Windows) e não .doc, que seria o mais natural para um “documento”. PS: Mesmo um .doc pode conter vírus. Na dúvida, sempre execute um antivirus antes de abrir qualquer documento.

Mensagem Original

Amigos (as),

Não sei se todos já sabem mas estou me desligando da empresa, e se alguém souber de alguma coisa, qualquer coisa(rsrs), ai vai o meu currículo , por favor, me avisem.

Desde já agradeço,

Curriculum.doc
P.S. Boas Festas a todos aqueles que ainda não encontrei…

Mensagem recebida por e-mail em uma lista de discussão em 31/12/2008

milton disse:

eu quero que vc me de a senha desse orkut…por favor ,por favor