Em primeiríssimo lugar, antes de qualquer coisa, eu gostaria de deixar claro que já falei sobre isso várias vezes aqui neste blog e em outros canais, não é somente sobre Insta Money ser golpe ou não. É sobre qualquer aplicativo, site, esquema, jogo que promete dinheiro fácil: É GOLPE! Fim! Não existe dinheiro fácil, gente! Desiste de encontrar isso! Se a promessa for dinheiro fácil, quem está ganhando é quem vende a promessa! Simples assim.
Agora vamos ao cerne da questão sobre o Insta Money
O Insta Money é um aplicativo que está utilizando influenciadores de Internet – especialmente Instagrammers – para divulgação e amealhar a maior quantidade de vítimas possível, antes de sumir no ostracismo novamente ou coisa pior, tipo os donos serem presos, caso exista uma investigação séria sobre o assunto.
Vale salientar que o Insta Money não é o único aplicativo ou site desse tipo que está “bombando” por essas bandas. Toda semana aparece um novo e eles são a forma mais simples e repaginada do golpe de pirâmide financeira. Todo mundo lembra qual o esquema da pirâmide, né? Não tem produto nem serviço, as pessoas pagam pra entrar e tentam trazer mais gente pra dentro do esquema – pra ganhar mais dinheiro – e na verdade o dinheiro “fácil” que é distribuído no início, é justamente com esses novos entrantes. Quando para de entrar gente, a banca quebra pra geral.
O que é e como funciona o Insta Money?

A premissa do aplicativo, que já está na Internet há algum tempo (no ReclameAqui a empresa está cadastrada já há 2 anos), é a de que perfis de famosos no Instagram pagariam para receber likes – sim, isso acontece mesmo – para o InstaMoney e ele distribuiria parte dessa renda com os usuários que utilizassem o app para curtir as fotos de quem – teoricamente – estaria pagando.
Se isso fosse realmente o negócio da empresa, em primeiro lugar o app não seria pago, afinal é um serviço que as pessoas estão prestando à empresa e não deveriam pagar pra trabalhar. Esse é o ponto 1. O ponto 2 é que os valores pagos atualmente por influenciadores e marcas por cada curtida é irrisório. Existem diversas empresas que vendem curtidas, seguidores, até comentários feitos de forma automática, apenas utilizando contas de usuários, sejam essas contas verdadeiras ou falsas, criadas apenas para esse serviço.
Obviamente se fosse um negócio real de compartilhamento de receita dos likes vendidos, não seria atraente para a maioria das pessoas que busca um lucro fácil na Internet, afinal, teria que passar muitas horas navegando e dando curtidas em materiais para ganhar algum trocado – que poderia, no fim das contas, nem justificar o custo de Internet, de uso do celular, etc.
Um golpe multi camadas
Além da questão da distribuição ser baseada em novos entrantes, nos links personalizados de quem entra (ganhos piramidais, diversos “sites oficiais” espalhados na Internet, os apelos de “se inscrevam enquanto ainda está liberado”), o que tem estourado mesmo é o bom e velho estelionato. No ReclameAqui há centenas de páginas de relatos e reclamações de vítimas que compraram o aplicativo e não conseguem acesso, ou que tem seu saldo zerado, ou que não conseguem sacar – e elas não recebem nenhum retorno da empresa, que promete devolver o dinheiro gasto em até 7 dias (direito legal do consumidor, Artigo 49 do CDC).
As pessoas sequer estão conseguindo cair no esquema de pirâmide, elas estão sofrendo o golpe já na entrada mesmo, ao comprar um produto e não recebê-lo – e o vendedor sumir.
O uso de influenciadores como cúmplices
Diversos influenciadores estão sendo denunciados por participarem de uma farsa montada pela empresa: a de que ela paga. A mais recente e famosa foi a Key Alves, ex-vôlei, ex-BBB e futura ex OnlyFans, que fez videos e postou em sua conta do Instagram como se estivesse fazendo um processo de saque. Porém, várias pessoas identificaram que se tratava de uma farsa, por conta de nomes abreviados, datas inconsistentes e até a notificação de banco que aparece e que não é do banco.
Ao fazerem isso e tentarem enganar seus seguidores, essas pessoas se tornam cúmplices do golpe – e devem ter caído na real pois estão removendo os conteúdos de suas redes rapidinho. Alguns nomes são: Key Alves, Bia Miranda, Juliana Priscilla, Camila Alinhar, Emily Garcia, Mellody Barreto, Paulo Neto entre outros.
O que fazer se você caiu no golpe?
Entre em contato imediatamente em todos os canais disponíveis pela empresa e tenha provas em mãos de que fez isso. Entre em contato com a empresa de pagamento utilizada para fazer a compra. Entre em contato com o seu banco para tentar cancelar o pagamento e estornar o valor para sua conta. Converse com um advogado o mais rápido possível.
Eu torço para que você consiga resolver sua questão e ter seu valor recuperado, quem sabe até ganhe um processo e recupere um pouco mais que a vergonha e dor de cabeça de ter caído nisso. Mas também espero que tenha aprendido uma lição: não existe dinheiro fácil, tudo exige algum tipo de trabalho.
Se você quer aprender como ganhar dinheiro na Internet trabalhando – seja em computador ou smartphone – para grandes empresas de forma remota, de forma legal, justa, honesta, usando o tempo que tem disponível e recebendo valores adequados por seu tempo dedicado, sem comprar promessas de dinheiro fácil, clique no banner ao lado.