Desde os primeiros webcards lançados na web e que invadiram o Brasil como uma tsunami – todo site tinha uma seção webcard antes da bolha – eles fazem sucesso. Afinal quem não gosta de receber uma carta, cartão postal ou cartão virtual de algum amigo, namorado, admirador? Os criminosos digitais sabem disso e utilizam muitos exemplos diferentes de serviços de cartão virtual para enganar suas vítimas. A mensagem abaixo é uma dessas. Balela pura!
Vou desconsiderar todas as falhas de identificação de remetente e destinatário, pois existem os fatores surpresa e admiração anônima envolvidos numa correspondência desse tipo. Vou me ater simplesmente ao principal meio de se identificar uma balela desse tipo: O link apresentado, além de apontar para um local diferente do especificado no texto (fora do domínio voxcards.ig.com.br), pede para fazer download de um arquivo do tipo executável.
Arquivos executáveis, é sempre bom lembrar, podem conter ameaças de segurança para sua máquina, vírus, programas maliciosos. Trojans, por exemplo, são programas utilizados para espionagem e roubo de dados (senhas principalmente).
Mensagem original (screenshot)
Mensagem original (texto)
Esta é uma mensagem automática. Por favor, não responda!
Olá Meu amor,
Você está recebendo um cartão virtual VOXCARDS remetido por:Quem te ama muito…
clique aqui para ver seu cartão
http://voxcards.ig.com.br/dc/2DF7B41158034FB9A74B85A8F01BD66ECaso não consiga visualizá-lo, digite o código 2DF7B41158034FB9A74B85A8F01BD66E no campo existente em nossa página principal.
Este cartão ficará disponível por 20 dias.
Mensagem original recebida em 01/06/2007