Produtos,  Social

Inclusão Digital Eficiente

Quando se fala em inclusão digital no Brasil, só se lembra da velha promessa de muitos polí­ticos em fazer “distribuição de tecnologia”, fornecendo acesso ao computador í s camadas mais pobres da população. Mas não é somente o pobre que precisa ser incluí­do digitalmente. Mais difí­cil ainda é o acesso do deficiente fí­sico ao computador.

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos no intuito de tornar a interface do computador, normalmente comandada pelas mãos (teclado e mouse), amigável para outras formas de interação como movimentos do olho, voz, boca e até mesmo pensamentos. Alguns equipamentos e tecnologias são apenas estudos primários, mas alguns deles já estão em forma de protótipo e esperando ajuda para formalização do produto para entrar no mercado.

ACCS GRAViTONUS in use

Um bom exemplo é o equipamento que permitirá controlar o computador com a lí­ngua, uma solução para quem não possui movimentos nos braços. O aparelhinho, batizado de ACCS (Alternative Computer Control System – ou Sistema Alternativo de Controle de Computadores) GRAViTONUS, já tem uma “cara” de produto comercializável, e pelas fotos parece ser confortável ao utilizador além de não intrusivo. Estão esperando um parceiro para produzí­-lo.

Você conhece alguma empresa interessada? Indique o site do produto.

Fonte: Engadget

[tags]acessibilidade,computador para todos,democratização,gadgets,inclusão digital, usabilidade[/tags]