Twitter supõe (errado) que conhece seus usuários

Hoje o serviço de microblogging mais utilizado do mundo deu um tiro no pé. O Twitter sofreu uma atualização e, supondo que seus usuários não gostavam de receber respostas de quem não seguem, removeram essa feature. Leia a publicação oficial no blog deles.

O problema é que essa feature, há muito esperada – desde que o tracking morreu – era bastante utilizada pelos usuários do serviço, pois permitiam que acompanhássemos quando alguém que nós não seguimos, nos citassem. Ok, dá para fazer isso usando a ferramenta de busca, mas isso não é prático.

Os usuários então, iniciaram um movimento, pedindo que as pessoas que discordam desse update reclamassem, usando o próprio Twitter e uma tag #fixreplies. Através do mecanismo de busca do Twitter, é praticamente impossí­vel acompanhar as reclamações, pois a cada atualização da busca (30 segundos) entram 30, 50, 100 novos itens.

Isso só mostra o quão perigoso e até irresponsável fazer alterações no produto baseado em suposições do que o usuário pensa ou espera do mesmo. No anúncio do blog eles dizem que observaram padrões de uso e notaram que os usuários “não querem” essa funcionalidade, mas nem precisa pensar muito para perguntar como eles chegaram a essa brilhante conclusão se: 1) o padrão de uso não muda nas duas formas, pois os replies vinham misturados na mesma funcionalidade; 2) o fato de usuários interagirem com pessoas que não seguem é um ponto que diverge totalmente dessa afirmação; e 3) as pessoas estão reclamando.

Isso me pareceu muito mais uma economia de recursos computacionais, semelhante ao que fizeram com a funcionalidade de tracking e a interação via GTalk, o que foi confirmado agora há pouco (enquanto eu escrevia esse texto) em um novo anúncio oficial. Mas, por que não disseram antes? Por que inventar uma balelazinha que foi rapidamente negada pela reação dos usuários? E mais, a única forma de fazer o Twitter escalar é removendo features?

* Ilustração por RobCockerham em CC via Flickr

Gostou? Compartilhe!

Você também pode gostar desses

Inscrever-se
Notificar de
guest
7 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Conteúdo do post