Segurança

Nossa equipe está investigando sua conta Orkut

Proliferam as armadilhas para enganar usuários do orkut, o maior site de relacionamentos no Brasil, sempre com a finalidade de espalhar trojans e vírus. Algumas chegam na página de recados do usuário; essa chegou por email. É fácil perceber a armação:

  1. O email usado para enviar a mensagem não pertence ao orkut.
  2. Os erros de português já começam no campo Assunto: “Nossa equipe esta investigando sua conta Orkut”. Se você deixar passar esse, logo encontrará outro: “o IP (…) está sobre investigação”. O texto da mensagem é truncado e contém outros erros.
  3. Você fez algo potencialmente criminoso com seu perfil no Orkut? Se não, por que continuar lendo?
  4. Se você, de fato, cometeu algum crime por meio do orkut, não há “instruções no SAC” que salvem a sua pele. Não existe “prazo de 48 horas” para regularizar a conduta criminosa.
  5. O link “Clique aqui” aponta para um domínio gratuito e descarrega um arquivo compactado (.zip). Eis aqui a armadilha contra o seu computador.
  6. Apela-se à ameaça: faça o que dizemos, ou será denunciado à Polícia Federal. Aqui, o link é verdadeiro, para assustar o orkuteiro que tem a consciência pesada.

Mensagem Original (screenshot):

Balela - Estamos investigando seu orkut

Mensagem Original (texto):

De: Equipe Orkut Brasil <pcesar@urbi.com.br>
Enviada em: quinta-feira, 28 de junho de 2007 22:53
Assunto: Nossa equipe esta investigando sua conta Orkut

Problemas com sua conta.

Prezado usuário, o IP ( 200.195.32.5 ), proveniente de suas conexões anteriores, está sobre investigação por nossa equipe.

Atenção

Sua conta será banida em 48 Horas por motivos de irregularidades.

Sua conta acessou comunidades proibidas do orkut. Para que sua conta não seja excluída do sistema, Clique aqui e siga as instruções no SAC. Caso não ocorra o esclarecimeto de sua parte, enviaremos um relatório ao DPF( Departamento de Polícia Federal), informando seus dados pessoais e um registro de todas as suas atividades ocorridas no Orkut.

Seu prazo para regularização é de 48 horas.

Atenciosamente,
Orkut
Equipe de Tecnologia e Desenvolvimento

Help@Orkut.com

Mensagem recebida por e-mail em 28/06/2007

* Colaborou: Lucia Freitas

[tags]Ameaça,Orkut,PF,Investigação[/tags]

Ana, esses avisos sempre são falsos. Visam a espalhar arquivos maliciosos e danificar seu computador, ou roubar senhas e dados bancários.

Ignore esse tipo de email, não clique em nada e fique sossegada: sua conta não será banida.

recebi 0 seguinte e-mail gostaria que alguem me exlica-se se isto é para levar em conta ou não
desde já o meu obrigado

Prezado usuário,

Houve uma denúncia contra o seu profille alegando usar dados ilegais e sua conta será banida em 56 horas por motivos de irregularidade.

Você está utilizando dados não autorizados. Para que sua conta não seja excluida do sistema, Clique aqui e procure seu nome na lista e siga as instruções.

Obs: Caso o link acima nao funcione Clique aqui.
Atenção: Seu prazo para regularização é de 72h.

Atenciosamente
Accounts Google

Ai, que felicidade! O Balela volta à vida graças à Lu Monte. quer mais o quê? Que cheguem mais horrores para que eu possa transmitir aqui…