Proliferam as armadilhas para enganar usuários do orkut, o maior site de relacionamentos no Brasil, sempre com a finalidade de espalhar trojans e vírus. Algumas chegam na página de recados do usuário; essa chegou por email. É fácil perceber a armação:
- O email usado para enviar a mensagem não pertence ao orkut.
- Os erros de português já começam no campo Assunto: “Nossa equipe esta investigando sua conta Orkut”. Se você deixar passar esse, logo encontrará outro: “o IP (…) está sobre investigação”. O texto da mensagem é truncado e contém outros erros.
- Você fez algo potencialmente criminoso com seu perfil no Orkut? Se não, por que continuar lendo?
- Se você, de fato, cometeu algum crime por meio do orkut, não há “instruções no SAC” que salvem a sua pele. Não existe “prazo de 48 horas” para regularizar a conduta criminosa.
- O link “Clique aqui” aponta para um domínio gratuito e descarrega um arquivo compactado (.zip). Eis aqui a armadilha contra o seu computador.
- Apela-se à ameaça: faça o que dizemos, ou será denunciado à Polícia Federal. Aqui, o link é verdadeiro, para assustar o orkuteiro que tem a consciência pesada.
Mensagem Original (screenshot):
Mensagem Original (texto):
De: Equipe Orkut Brasil <pcesar@urbi.com.br>
Enviada em: quinta-feira, 28 de junho de 2007 22:53
Assunto: Nossa equipe esta investigando sua conta OrkutProblemas com sua conta.
Prezado usuário, o IP ( 200.195.32.5 ), proveniente de suas conexões anteriores, está sobre investigação por nossa equipe.
Atenção
Sua conta será banida em 48 Horas por motivos de irregularidades.
Sua conta acessou comunidades proibidas do orkut. Para que sua conta não seja excluída do sistema, Clique aqui e siga as instruções no SAC. Caso não ocorra o esclarecimeto de sua parte, enviaremos um relatório ao DPF( Departamento de Polícia Federal), informando seus dados pessoais e um registro de todas as suas atividades ocorridas no Orkut.
Seu prazo para regularização é de 48 horas.
Atenciosamente,
Orkut
Equipe de Tecnologia e DesenvolvimentoHelp@Orkut.com
Mensagem recebida por e-mail em 28/06/2007
* Colaborou: Lucia Freitas
[tags]Ameaça,Orkut,PF,Investigação[/tags]