Segurança

Convite Oficial – Novo orkut

Essa infelizmente vai pegar muita gente. No centro do desespero atrás de convites para o novo Orkut, os principais responsáveis pela infecção dos computadores paternos e maternos (os adolescentes e seus Orkuts e MSNs) vão cair como patinhos, não resistindo a tentação de clicar no botãozinho do tal convite.

Um olhar mais atento poderá salvar as pessoas desse golpe. Basta saber que:

  1. O Orkut não precisa (e certamente não irá) enviar milhões de e-mails quando mudar sua versão do Orkut. O trabalho que a Google vem fazendo para gerar o burburinho já fez com que todo mundo soubesse da existência da nova “cara” da rede social preferida dos brasileiros, e quisessem desesperadamente vê-la.
  2. A identidade visual utilizada é MUITO diferente da do Orkut.
  3. Eu nunca vi a Google Brasil se auto-anunciar em um e-mail sobre qualquer produto deles. “A Google Brasil convida”? Vamos lá gente, menos cliques, mais cérebro.
  4. Mesmo passando por todos esses ítens, um cuidado com o link é essencial. A URL leva para um domínio que não é da Google, e pede para fazer o download de um arquivo do tipo .SCR (proteção de tela do Windows). Como uma proteção de tela poderia ser, de alguma forma, um convite para o novo Orkut? Na verdade é um Trojan, muito provavelmente do tipo banker (como a maioria dessas pragas).
  5. Uma “piada” no e-mail: o Orkut como “a maior rede social do mundo”. Os mal-informados bandidos não sabem que o Orkut só foi adotado no Brasil e parte da Índia. No resto do mundo brigam pelo espaço o Facebook e mySpace (ainda).

Mensagem original (screenshot)

Convites Novo Orkut BALELA

Mensagem original (texto)

De: orkut <5148662862542160820@mail.orkut.com>
Assunto: ::.Convite Oficial – Novo orkut.::
Data: 15 de novembro de 2009 10:57:33 BRST
Responder A: orkut <5148662862542160820@mail.orkut.com>

CONVITE OFICIAL

A Google Brasil convida você a conhecer as novidades do Novo Orkut e entender o que há por trás da maior rede social do mundo.

Novo visual, novos aplicativos, e muito mais rápido!

INICIAR O NOVO ORKUT

Será que foi só eu quem acho o lay-out desse e-mail uma coisa horrorosa, pavorosa e medonha?

Mas o que eu queria comentar mesmo é o seguinte: Incrível como golpes que envolvem o orkut conseguem enganar um monte de gente.

Mas é assim mesmo. Afinal de contas eles mexem com aquilo que é o ópio do internauta brasileiro (em especial os incluídos digitais).