Internet,  Negócios

Quanto vale seu site, ou, A Bolha 2.0

Vendo um site, 2006 modelo 2007, semi-novo, único dono, movido a WordPress, tunado com os melhores plugins existentes, template personalizado e exclusivo, 1200 posts rodados e 30000 comentários, pagerank 7.

É provável que esse tipo de anúncio acima seja corriqueiro em algum tempo. Esse aí­ de cima é fictí­cio, mas segue uma linha tendenciosa para avaliação de valores que deverão ser utilizadas (além de mais algumas coisinhas) para “cotação” de sites e blogs por aí­.

Mas quanto vale o seu site?

Alguns mecanismos, que considero apenas como curiosidade, surgiram para avaliar sob determinados aspectos uma url fornecida e dar valor monetário a ela. O do Business Opportunities, por exemplo, foi o primeiro que eu conheci. Ele e o do Cardoso são baseados no número de links do Technoratti apontando para tal domí­nio, isso faz com que principalmente (senão unicamente) blogs possam ser avaliados. Através do blog do Élcio, tomei conhecimento de uma outra ferramenta – o dnScoop – mais recente e mais completa, que faz a mesma avaliação só que baseada em outros quesitos como tráfego analizado no Alexa, tempo de criação do domí­nio, PageRank, links no Google, etc.

Digo que servem como curiosidade, porque ferramentas como essa – apesar da última apresentar um grau de maturidade impressionante – não terem a capacidade de avaliar o principal quesito de cotação de um site: o hype. É o buzz que faz com que o valor aumente ou despenque na hora da venda e a mí­dia offline tradicional ou não (TV, jornais impressos, outdoor, boca a boca, pichações, programas de rádio, etc) não pode ser medida por esses mecanismos, além do fator empresarial que é o potencial grau de retorno de um investimento em determinado site. Um site “da moda” pode ser tornar “out” em poucos meses e levar á falência alguém que invista bilhões de dólares nele.

A nova bolha

Estamos vivendo um perí­odo que eu considero uma nova “bolha”. Quem passou pelo primeiro momento da Internet e viu milhares de empresas web falirem após um bom investimento, sabe do que estou falando. Não somos mais tão amadores para abrir negócios milionários sem um plano de retorno, mas atualmente o perido é se apioar num plano de negócios que funciona hoje, mas que amanhã pode deixar de funcionar, pois se baseia no conceito Web2.0, de formação de comunidades, de geração de conteúdo pelo próprio cliente/usuário e isso varia de acordo com a “moda”. Se hoje é leval enviar ví­deos para o YouTube, amanhã pode não ser.

Por esses e outros motivos, há de se avaliar calmamente qualquer oportunidade de negócio, seja ela ou não em Internet, antes de injetar todas as suas economias e se arrepender depois.

Apenas como curiosidade, uma comparação simples das diferenças nas análises das ferramentas apresentadas acima, com relação ao YouTube, site que foi comprado pelo Google por US$ 1,65 bilhão.

  • Business Opportunities: US$ 396,594,995.40 (397 milhões de dólares)
  • Cardoso: R$ 916.805.947,22 (917 milhões de reais)
  • dnScoop: US$ 969,900,000.00 (970 milhões de dólares)

E você? O que acha disso tudo? Gostaria de ouvir opiniões a respeito da Bolha 2.0 e a cotação de sites. Se você resolver escrever sobre isso em seu blog, sugiro que além do trackback, adote a tag “bolha2.0” para melhor identificação no Technoratti.

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments