Aconteceu no último sábado em São Paulo o primeiro StartupCamp Brazil Web, no espaço Gafanhoto, que já está se consagrando como ponto de encontro de blogueiros e incentivador de projetos na blogosfera. O encontro reuniu pessoas com idéias de projetos web e possíveis investidores, além de interessados e empresários que já estão tocando seus negócios.
A iniciativa muito bem vinda e, diga-se de passagem, muito bem sacada, conseguiu ser bastante proveitosa, segundo os presentes. Ter a oportunidade de conversar com outras pessoas que estão montando ou pretendendo montar sua startup e ouvir daqueles que já estão na trilha como tem sido sua experiência, quais os caminhos que tiveram que percorrer, quais roubadas apareceram no trajeto é muito enriquecedor.
Só de estarmos articulando coisas assim, já é bastante animador. Devemos lembrar que o emprego acabou e nós não fomos educados para empreender. Todo nosso histórico escolar é voltado para o emprego bom e estável, a carreira numa grande empresa ou o emprego público. Hoje vejo as escolas prepararem seus pupilos desde muito cedo para o vestibular, mas não imagino em que momento a educação irá se reformar ao ponto de ensinar-nos a pensar, encontrar alternativas, empreender, estimular nossa inquietação criativa, criar soluções, inventar. Contra todas as marés, somos um dos países com maior índice de empreendedorismo do mundo. E infelizmente, o país mais difícil de se manter uma empresa.
Quem sabe essa nova leva de empreendedores – ou startupeiros, como dizem – venha mudar alguma coisa nesse cenário caótico e corrupto, onde o nosso maior sócio, que não faz absolutamente nada a não ser tomar a sua parte todo mês e antes de todo mundo, é o principal obstáculo para o crescimento. Preferem matar a vaquinha para o churrasco, que alimentá-la para beber o leite.
Vamos acompanhar a empreitada do pessoal. Abaixo alguns links de fotos, videos e apresentações que ocorreram no evento. Espero que aconteçam outros e que eu possa aparecer nos próximos.
- Site oficial do StartupCamp Brazil
- Fotos no Flickr
- Apresentação do StartupCamp Brazil
- Preparando um pitch para investidores – Fábio Seixas
- Micro-empreendedorismo na Internet – Marcos Tanaka e Manoel Lemos
[tags]StartupCamp, Eventos, Negócios, Internet, Blogs[/tags]