Aconteceu no último sábado em São Paulo o primeiro StartupCamp Brazil Web, no espaço Gafanhoto, que já está se consagrando como ponto de encontro de blogueiros e incentivador de projetos na blogosfera. O encontro reuniu pessoas com idéias de projetos web e possíveis investidores, além de interessados e empresários que já estão tocando seus negócios.
A iniciativa muito bem vinda e, diga-se de passagem, muito bem sacada, conseguiu ser bastante proveitosa, segundo os presentes. Ter a oportunidade de conversar com outras pessoas que estão montando ou pretendendo montar sua startup e ouvir daqueles que já estão na trilha como tem sido sua experiência, quais os caminhos que tiveram que percorrer, quais roubadas apareceram no trajeto é muito enriquecedor.
Só de estarmos articulando coisas assim, já é bastante animador. Devemos lembrar que o emprego acabou e nós não fomos educados para empreender. Todo nosso histórico escolar é voltado para o emprego bom e estável, a carreira numa grande empresa ou o emprego público. Hoje vejo as escolas prepararem seus pupilos desde muito cedo para o vestibular, mas não imagino em que momento a educação irá se reformar ao ponto de ensinar-nos a pensar, encontrar alternativas, empreender, estimular nossa inquietação criativa, criar soluções, inventar. Contra todas as marés, somos um dos países com maior índice de empreendedorismo do mundo. E infelizmente, o país mais difícil de se manter uma empresa.
Quem sabe essa nova leva de empreendedores – ou startupeiros, como dizem – venha mudar alguma coisa nesse cenário caótico e corrupto, onde o nosso maior sócio, que não faz absolutamente nada a não ser tomar a sua parte todo mês e antes de todo mundo, é o principal obstáculo para o crescimento. Preferem matar a vaquinha para o churrasco, que alimentá-la para beber o leite.
Vamos acompanhar a empreitada do pessoal. Abaixo alguns links de fotos, videos e apresentações que ocorreram no evento. Espero que aconteçam outros e que eu possa aparecer nos próximos.
- Site oficial do StartupCamp Brazil
- Fotos no Flickr
- Apresentação do StartupCamp Brazil
- Preparando um pitch para investidores – Fábio Seixas
- Micro-empreendedorismo na Internet – Marcos Tanaka e Manoel Lemos
[tags]StartupCamp, Eventos, Negócios, Internet, Blogs[/tags]
Manoel, o Startupcamp foi excelente!
Muita gente interessante, com ótimas idéias e a organização foi muito boa. Porém, como disse o Manoel Lemos, sentimos sua falta. Já te disse… vem embora pra Sampa de vez!!!
Olá Xara, aqui fala o Manoel do BlogBlogs diretamente de Paris. Realmente o evento foi show de bola e não vejo a hora de voltar pro Brasil para colocar algumas das coisas que aprendi por lá em prática. Porém, sentimos sua falta por lá… Abraços!!!
Chega 2008, chega…
Algo muito forte me diz que teremos um monte de casos de startups germinadas esse ano sendo eclodidas já no próximo. E algo me diz que você terá uma boa parcela de “culpa” em relação a alguns desses casos. Você e alguns outros amigos do nosso roll.
Grande abraço!
Ouvi bons comentários do StartupCamp… Pena que não pude ir, mas a equipe Ikwa estava lá marcando presença!
Há previsão de realização deste evento no próximo ano? Tenho alguma idéias e realmente acho que podem dar certo. De qualquer forma vou preparando meu projeto para apresentar no próximo ano.