Os blogs estão na mí­dia – e na moda

Blogs são pauta do dia em vários veí­culos das mí­dias tradicional e alternativa há pouco mais de um mês. Isso não somente por conta do BlogCamp ou da campanha-tiro-no-pé do Estadão, embora ambos tenham ajudado a colocar mais lenha na fogueira. Como tudo no Brasil chega depois, blogs existem há 10 anos, mas só agora estão ganhando força. Blogs estão sendo descobertos pelos brasileiros, pelas empresas, pelas consultorias.

BlogDay Logo31 de Agosto – BlogDay

Esse é o terceiro ano em que comemora-se o Dia do Blog – instituí­do como 31 de agosto por conta da grafia parecida (3108) com a palavra Blog – e no Brasil é bastante oportuno. Essa semana tivemos o BlogCamp em São Paulo e Vitória, um debate realizado pelo Estadão com a presença de alguns blogueiros (leia as conclusões do Merigo e do Edney), amanhã um outro encontro em Fortaleza; há tanto não se fala em outra coisa por essas bandas.

Mas as conquistas vão além desse burburinho. Os blogueiros estão fazendo contatos importantes, sendo contratados por portais, por jornais, revistas, convidados para palestras e encontros, tendo seus conhecimentos empregados em construção de blogs corporativos e muito mais. Isso é só uma pequena parte do que nos é reservado. Estamos para ver os “Miss Cangaí­ba” aparecerem de verdade, tornarem-se empresários, escritores, roteiristas, jornalistas e por que não, crescerem financeiramente continuando com seus blogs como atividades principais.

Durante o BlogCamp em SP, que tive o prazer de fomentar e organizar junto com a Lu e o Gabriel, falou-se muito sobre muitas coisas. O melhor de tudo, conhecemos-nos. Conversamos olhando nos olhos, sem picuinha, sem estrelismos (apesar de um ou outro fã), com links e trackbacks instantâneos e utilizados sem preocupação com pagerank. Nos referenciávamos o tempo todo. Não houve conclusões, pois esse não era o objetivo da desconferência, mas levantamos questionamentos muito importantes que estão repercutindo, gerando ações, propostas e certamente ainda irá gerar muita coisa boa – principalmente novos encontros e mais questionamentos.

Próximos Passos

Os blogs são o principal representante do tal Consumer Generated Content – Conteúdo Gerado pelo Consumidor – mas ainda precisamos superar um grande obstáculo: conquistar leitores, formá-los, aumentar a quantidade de pessoas que lêem blogs. Como fazer isso é um dos questionamentos levantados. A melhor resposta é continuar escrevendo conteúdo relevante e de qualidade. Escrever cada vez mais e melhor, assuntos que são do interesse de seu público.

Pessoalmente, não acredito no modelo de sustentabilidade atual, baseado em publicidade contextual que se apóia principalmente em visitantes de sites de busca. Aqueles que carinhosamente chamamos de para-quedistas, que não lêem mais que o tí­tulo (quando muito o primeiro parágrafo) e clicam novamente no link mais próximo (estrategicamente posicionado um anúncio que paga por clique). Os buscadores começarão a filtrar os blogs e sites que apelam nas palavras-chave, nos tí­tulos e nos assuntos chamativos (isso já começou a acontecer, todos lembram do episódio da TAM). Os blogs que não produzirem conteúdo relevante e de qualidade tenderão a ser mal indexados, perderão visitas e consequentemente dinheiro. Os que produzirem conteúdo irão fechar parcerias com anunciantes diretos, portais, grandes empresas e poderão manter o seu trabalho sem se preocupar com os cliques dos para-quedistas.

Leitura Indicada

O ritual do BlogDay pede que indiquemos 5 blogs e farei isso baseado no que acabei de expressar. Os blogs que listo abaixo são alguns que eu acredito (minha opinião pessoal, entendido?) que podem se manter com um novo modelo de sustentabilidade, pois produzem conteúdo relevante e de qualidade.

BoomBust.blog.br – Tive o prazer de conhecer pessoalmente o Wagner Fontoura no BlogCamp e ouvir muito do que pensa sobre essa coisa que chamamos blogosfera. Um cara cheio de idéias bacanas, um gás para realizar e sempre disponí­vel para dar uma mão, uma opinião, um pitaco. Vale conferir o “esquenta” que ele promoveu na semana anterior ao evento.

Brainstorm#9.com.br – O Carlos Merigo é blogueiro das antigas e figurinha fácil quando falamos de blogs de qualidade. Seu Brainstorm possui um repositório vasto de campanhas e peças publicitárias online e offline, que ele comenta, indica, dá dicas, compara, resenha. De alguma forma o Merigo já faz umas parcerias diretas no site.

Dinheirama.com – O trabalho feito pelo Conrado Navarro no Dinheirama é sensacional. Nesse blog ele aplica seu conhecimento em finanças para dar dicas e ajudar pessoas comuns, como eu, a lidar melhor com o seu dinheiro.

Efetividade.netAugusto Campos é uma referência entre os blogueiros quando se trata de produtividade e life hacking. Seu blog contém dicas valiosas que o ajudarão a ser mais produtivo, economizar dinheiro e criar soluções simples para o dia-a-dia.

TecnoBlog.net – Conheci há pouco tempo o blog do Thiago Mobilon, mas gostei de cara. Principalmente pela pessoa, que conheci pessoalmente no BlogCamp, investe no blog, encara como empreendimento mesmo. Esse vai longe.

Gostaria de citar outros tantos que gosto, acompanho e divulgo aos amigos, mas infelizmente são cinco e tive que fazer uma seleção aleatória entre os da minha preferência. Muito obrigado aos que me citaram, (Wagner, Luiz) fico imensamente agradecido e lisongeado.

Referências sobre o BlogCamp

Gostou? Compartilhe!

Você também pode gostar desses

Inscrever-se
Notificar de
guest
10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Conteúdo do post