Quem está envolvido em desenvolvimento web e antenado com os termos da chamada Web 2.0, certamente já ouviu falar nessas duas palavras: taxonomia e folksonomia. Ambos os termos se referem a classificação, ou a forma de organizar as coisas.
Taxonomia – Organizando
Ao ato de nomear as coisas e pô-las em ordem estabelecida e padronizada, dá-se o nome de taxonomia. Segue uma ordem pré-estabelecida e lógica, fruto de estudos e observações sobre as coisas, os animais, os planetas, o que for o objeto de classificação. Não é aleatório nem surge do nada. É como os biólogos classificam espécies de seres vivos, por exemplo.
Folksonomia – Pessoas
Derivada do termo “folk” que significa pessoa, povo, a palavra folksonomia quer dizer “classificação feita por pessoas”. Acreditando que cada indivíduo possui uma lógica ao classificar algo, Thomas Vander Wal criou a expressão acima para definir a forma como as pessoas identificam o mundo ao seu redor. A associação com palavras-chave foi utilizada e adotada por muitos serviços hoje existentes na Internet.
Também conhecida como “tag” (rótulo, em inglês), as palavras-chave são associadas ao objeto de classificação e compartilhada com os outros indivíduos. Dessa forma torna-se mais fácil a associação tanto individualmente quanto no coletivo.
O primeiro serviço na Internet a utilizar a técnica foi o Del.icio.us, um site que funciona como um bookmark coletivo e colaborativo. Na sequencia o Flickr e o YouTube adotaram a técnica, todos grandes sucessos na Internet.
Vários sites, principalmente blogs, atualmente adotam a folksonomia como sistema de classificação, utilizando-se de diretórios para compartilhar seus rótulos, como o BlogBlogs. Experimente clicar e visualizar a tag “Blogando24h” no BlogBlogs.
Aprofunde-se no assunto
- Folksonomia e a maneira como nós colocamos ordem nas coisas
- Folksonomia no Technorati e no BlogBlogs
–
Este artigo está participando da maratona Blogando24h.
Comente. Você pode ganhar uma camiseta![tags]Blogando24h, Taxonomia, Folksonomia, Padrões Web[/tags]