Internet,  Negócios

O fim do noMinimo – de novo

CruzQuem acompanha a Internet desde o iní­cio, vivenciou o estouro da bolha 1.0 (assim chamado pelos profissionais web). As empresas estavam fissuradas na tecnologia, nas possibilidades que a Internet tinha (e tem) e começaram a investir loucamente em projetos que não possuiam modelos viáveis de retorno, muitas vezes de negócio mesmo. Em dado momento a fonte secou, e todos esses projetos ruí­ram, quebraram mesmo.

Um site muito bacana de jornalismo online chamado “No.” (no ponto) foi pro saco junto com outros tantos. Só que o no. encontrou um modelo (até então que acreditava-se ser) sustentável. Reduziu custos, pessoal, estrutura e se tornou o “noMí­nimo“. Resurgiu das cinzas tal qual Fênix.

Infelizmente no dia 29 de junho de 2007 o noMí­nimo deu seu último suspiro e perdeu os 21 gramas da morte. Seu último artigo anunciou que estavam fechando as portas por falta de patrocí­nio e encerramento do contrato com o iG.

Não conheço a estrutura fí­sica da publicação, se existem profissionais que dependem desse emprego, que batem cartão e possuem carga horária, além dos colaboradores jornalistas. Para eles talvez seja mais difí­cil uma recolocação, já os jornalistas, além de poderem trabalhar em outros veí­culos (coisa que alguns já fazem, talvez todos), existe a possibilidade de manter um noMí­nimo mais mí­nimo ainda, porém sustentável. E divulgar essa viabilidade é um dos objetivos dessa maratona.

Hoje muitos blogs se sustentam através dos programas afiliados, links patrocinados e anúncios contextuais. Ainda existem aqueles que além de se manterem, são a principal (ou única) fonte de receita de seus autores, provando que o blog é uma ferramenta viável e um modelo de negócio sustentável. No Brasil ainda são poucos os probloggers, mas nos EUA existem pessoas que possuem receita de milhares de dólares mensais só com blogs.

Então, que tal um “noBlog” a partir de agora, hein pessoal do noMí­nimo?


Este artigo está participando da maratona Blogando24h.
Comente. Você pode ganhar uma camiseta!
Os participantes: Celso Junior, Doufer, Julio Camara, LJunior, Diego Alcantara, TV Retrô, O Saca Rolha

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments