Nessa sexta-feira (anteontem) fui convidado pela Motorola para o lançamento do seu mais novo celular com Android lançado no Brasil, o Motorola Dext com MotoBlur (uma aplicação que o torna integrado com redes sociais). Todos os convidados – pelas minhas contas, umas 100 pessoas – levaram de presente um aparelho. Eu fui um dos sortudos e aproveito esse momento para compartilhar com vocês as primeiras impressões que tive do Dext.
MotoDext : A caixa e seu conteúdo
O Dext vem numa caixinha de papelão rígido, similar í embalagem do iPhone. Ao abrir a caixa damos de cara com o aparelho, não muito bem protegido – faltou algo na frente dele, para evitar impactos. Quem comprar com entrega pelos Correios pode ter alguma surpresa desagradável. Removendo o celular e seu aviso de carga da bateria, temos:
- Cabo de dados e recarga padrão USB / Micro USB
- Fonte de alimentação, para recarga de bateria, já no novo padrão de tomadas brasileiro
- Fone de ouvidos com microfone para chamadas
- Micro SD Card 2 GB SanDisk
Senti falta de (não sei se vem na versão “comercial”):
- Manuais
- CD de drivers e softwares
- Pano para limpeza da tela touch
O Dext por fora
O Motorola Dext é um bonito smartphone. Tamanho e peso próximos ao do iPhone (embora a espessura dele seja muito maior), tela touchscreen grande, botões de acesso rápido í câmera, volume, desktop e um bem prático para um touch: abrir o teclado para discagem. A desvantagem aqui é que a tela não é lá muito precisa e í s vezes dá birra.
A abertura para o fone é discreta, similar ao do iPhone e a do microfone é praticamente invisível, abaixo do painel principal. Discreto, bonito e elegante.
Para digitar confortavelmente, é necessário revelar o teclado qwerty completo que o aparelho possui, em slide. Isso transforma o celular em algo nada discreto, digamos um micro-netbook. Sei, é birra minha com o formato, não me acostumei com isso ainda.
O verso do celular exibe uma pequena câmera de 5 MP, sem flash, no cantinho. O restante do fundo é preenchido com uma textura de trama, bem bonito.
O sistema do Moto Dext
Embora tenha vindo personalizado pela Claro, o aparelho veio desbloqueado. Ainda bem, assim pude testar com meu chip da Vivo. Ao ligar pela primeira vez, precisei configurar uma Conta MotoBlur, para usar as funcionalidades desse sistema, que interliga diversas redes sociais e serviços de Internet.
O desktop do Dext é composto por “decks” como no iPhone, assim é possível adicionar diversos widgets e atalhos, separando-os nos 5 decks disponíveis. Por padrão, o MotoBlur vem com Mensagens, Twitter, Atualizações dos amigos, Previsão do tempo, um player e uma caixa de busca da Yahoo!??! (o Android é da Google), mas você pode adicionar facilmente outros, bastando segurar o toque na tela de um deck.
Para instalar novos aplicativos do Android, basta acessar o Android Market, no menu de aplicativos. Ainda estou brincando com eles, mas em breve terei reviews de aplicativos no App Review.
A vantagem do Android é que, como o sistema é aberto, você pode criar seus próprios aplicativos ou instalar de terceiros, sem a necessidade da aprovação do fabricante, como é o caso do iPhone e suas rígidas regras de aplicações.
Review com mais detalhes em breve.
Confira as fotos do unboxing completo no Flickr.
* Agradecimento especial ao Vinicius da Frog, pelo convite. Abraço.