O Gengibre, uma espécie de blog falado, onde o participante pode postar via computador ou telefone, estréia nessa segunda (27) uma nova versão do seu site. Muito mais claro, limpo e lúdico, a nova proposta foca no social, lançando funções de comunidades e dando uma renovada no seu logo e player para dar um toque de humanização.
Tive acesso ao novo site no endereço de testes e pude registrar algumas diferenças grandes com relação ao modelo atual, que será substituído na segunda.
Visual muito menos pesado. Embora o layout anterior seja bonito e limpo (espaçamento bom entre elementos, grid bacana, bem dividido e posicionado), eu achava pesado, escuro, um pouco contrário í própria idéia do site (aliviar a garganta, refrescar). O padrão de cores foi mais ou menos mantido, sendo o marrom a principal cor de base – o que é raro em um produto web, conseguir ajustar essa cor com outras e deixar harmonioso.
Estrutura de rede social. Agora o perfil está visível enquanto logado, com destaque para o avatar do usuário, busca e links sociais em destaque, links rápidos para acompanhar seus ouvintes e quem você ouve (o conceito de seguidores do Twitter), mensagens diretas, etc.
Foco nas pessoas. Por trás das mudanças cosméticas e estruturais, vem uma mudança conceitual. É visível o desvio do foco, dos posts, do conteúdo, para as pessoas que fazem o conteúdo. A humanização do logo e do player dá um outro impulso nesse sentido, atrair usuários menos experientes e mais jovens, estimulá-los a espetar o player em seus blogs e fotologs, ser mais friendly, enfim.
A mudança é grande e cheia de detalhes e talvez agora tenha mais uso, pois o formato anterior não respondia bem a pergunta “pra que serve mesmo esse lance de postar por telefone?”.
Parabéns ao Cazé, criador do produto e ao Sikora, a mente por trás da execução do site, pelo lançamento. Sei bem como é a tensão pré-nascimento de um filho. Sucesso!