Com a banalização dos valores de armazenamento, hospedagem ficou muito barato e oferecem vários gigabytes de armazenamento. Com todo esse espaço, os blogs se empolgam no upload para o servidor de suas imagens dos artigos. O problema é a banda contratada, que somando o tamanho do site, o número de visitações e ainda a ação dos bots e spiders, vai por água abaixo e pode acabar antes do mês.
Muitos serviços estão sendo utilizados por blogs que possuem hospedagem própria, que antes eram utilizados apenas por quem não tinha muito espaço ou hospedava no blogger (que não lida muito bem com publicação de imagens). São as hospedagens de imagens gratuitas.
Já utilizo no Balela.INFO o Flickr para armazenar e compartilhar os screenshots das balelas que recebo por e-mail e hoje, durante a maratona, optei por utilizar o ImageShack para testá-lo e quem sabe adotá-lo por aqui.
Tive ótimas impressões do serviço. Simples e prático, o Imageshack facilita muito a disponibilização de imagens em seu blog, site ou e-mail, usando para isso apenas um formulário disponível no site ou uma barra de ferramentas que instalei no FireFox muito rapidamente.
O Flickr também não fica atrás, com opções muito mais voltadas a criação de comunidades em torno do compartilhamento e também oferecendo ferramentas para upload de fotos tanto no site como fora dele. A grande vantagem do Flickr é a possibilidade de enviar múltiplos arquivos simultaneamente. A do ImageShack é a ausência de limite diário de envio de fotos, por outro lado não existem ferramentas de gerenciamento dessas imagens ou compartilhamento com os amigos, etc.
Em resumo, ambos os sites são bons ao que se propõem, cabendo apenas uma escolha para o fim da imagem. Se precisa apenas de um link externo para inserir em seu artigo, meu voto vai para o ImageShack. E o seu?
–
Este artigo está participando da maratona Blogando24h.
Comente. Você pode ganhar uma camiseta!