Internet,  Negócios

E-commerce brasileiro. Existe um modelo ideal?

Anunciada em novembro/06 e aprovada no mês seguinte, a fusão da Submarino com a Americanas.com, dando origem a B2W, já começa a dar sinais de aquisição. Com 53% do capital da nova empresa, a Americanas.com impõe seu estilo de venda, seus fornecedores e até mesmo seu comportamento padrão dentro da empresa, ditando inclusive a forma como os funcionários devem se vestir.

Ao comandar 50% do mercado de e-commerce brasileiro, juntas, as empresas são praticamente um monopólio na Internet. Uma potência varejista que certamente abocanhará mais algumas fatias do mercado após a fusão, ou seja, 2 + 2 podem chegar a 5 ou 6.

A Americanas.com, ao impor seu ritmo de trator (já adquiriram a Shoptime em 2005), levanta alguns questionamentos a respeito do modelo de trabalho na Internet. Até então, as empresas que mais fazem sucesso na rede levantam a bandeira do trabalho mais informal, baseado em resultados, esses conseguidos com estí­mulos aos seus colaboradores, flexibilidade de horários, menor rigidez, etc. Tudo caracterizado como “o modelo do futuro”, onde as empresas deveriam se espelhar para vencer nessa selva digital.

Por conta do modelo “antigo” e completamente contrastante do Submarino, 4 dos 6 principais diretores dessa empresa já pediram demissão, além de vários funcionários do menor escalão que já saí­ram ou estão procurando outro emprego. Essa debandada está sendo caracterizada como uma grande perda, pois esses diretores, por exemplo, são os que mais conhecem sobre os processos do Submarino e fizeram parte do sucesso e crescimento de vendas que a empresa conseguiu até hoje.

Sabemos que a aquisição de uma empresa por seu maior rival comercial pode gerar conflitos, atritos e um clima de trabalho péssimo para os que ficam. Por conta disso foi criado um conselho para tratar da migração composto por 20 pessoas (10 de cada empresa), que acompanha o processo, discute o melhor de cada empresa para ser mantido, através de 2 reuniões diárias. Mas o que se vê – e se comenta pela Internet – é que o estilo Americanas.com e seus 53% estão dando as cartas (péssima notí­cia, segundo alguns).

Será que o estilo “informal” adotado pelo Submarino está errado? Será que a Google e outras tantas empresas que adotam esse modelo estão erradas? Será que modelos de trabalho antigos – bater cartão, vestir uniforme, cumprir metas, horário comercial – podem ser facilmente adotados na Internet e obter sucesso?

As perguntas são muitas, mas só o tempo dirá afinal qual o melhor – e se existe – modelo empresarial para se atuar e fazer sucesso na Internet.

UPDATE: Recebi um e-mail informando que dos 6 diretores, só restam 2 (já corrigido no texto acima): Armando Marchesan e o Flávio Jansen. O autor do e-mail pediu paranão ser identificado.

E você? Tem alguma dica? Fala aí­!

Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments