Muitos sites na Internet prometem uma solução de negócio que vai deixá-lo rico em pouco tempo, exibem grandes testemunhos dizendo o quanto ganharam em X horas de trabalho diários e obviamente, cobram o preço do “segredo”. Como toda e qualquer “laranja madura na beira da estrada”, convém sempre desconfiar. Pois eu vou lhes dizer do que se trata.
O grande e terrível segredo é vender o que não é seu. Ser representante ching-ling no Brasil sem ao menos conhecer o produto, o vendedor ou o fabricante. O nome dessa técnica é drop shipping.
O que é o drop shipping e como funciona
Em livre tradução podemos chamar de “micro-encomendas”. Vários fabricantes, principalmente de produtos eletrônicos, oferecem esse formato para dar destino í sua produção. Os pedidos são feitos diretamente nas fábricas ou representantes diretos, e podem ter um número variável de unidades solicitadas, que podem ser enviadas para endereços diferentes.
Em outras palavras, você faz uma encomenda pequena – digamos, 10 produtos – e solicita o envio para 10 endereços diferentes. O pagamento normalmente é feito antecipadamente e a entrega tem prazos que variam de uma semana a um mês.
Todo o contato com a empresa despachante é feito através de você e você pode até mesmo especificar os dados que devem ser escritos na embalagem, no envelope ou na nota fiscal.
Quais as vantagens do drop shipping
Investimento inicial nulo. Como você não precisa comprar para revender, não terá custo algum com esse sistema. Seu cliente paga antecipado, você paga pelo produto (abatendo a sua comissão), o fabricante envia o produto diretamente para o seu cliente.
Flexibilidade de horário e dias de trabalho. Você trabalha de casa ou de qualquer outro lugar que possua uma conexão com a Internet. Não precisa dedicar muitas horas do dia, a menos que possua muitos clientes, muitos pedidos. Quanto mais você dedicar tempo, mais você irá ter retorno.
Estrutura enxuta e desburocratizada. Recebe o pagamento, faz o pedido, chega ao seu cliente. Fácil, não? Uma pessoa com um computador dá conta do recado. Você não emite notas de venda, o seu parceiro já faz isso por você.
As desvantagens do drop shipping
Alto risco para você. Ok, é fácil, mas e se o produto vier com defeito? E se você for enquadrado como contraventor (o governo quer a parte dele nas importações e vendas de produtos). E se você fizer uma encomenda grande, pagar e eles não enviarem o produto? Você sabe falar chinês?
Alto risco para o seu cliente. Existe uma lei brasileira que permite encomendas (incluindo frete) inferiores a 50 dólares entre pessoas físicas. Você pode solicitar que o seu distribuidor informe que aquela câmera de 10 megapixel tenha custado apenas 10 dólares, mas o pessoal da alfândega não é burro. Se a nota for discrepante demais eles apreendem o produto e o seu cliente terá que pagar um imposto de 60% do valor de venda (no caso de equipamentos eletrônicos é esse o percentual). Além disso, o produto não tem garantia.
Concorrência absurda. Como esse sisteminha já é bastante conhecido, existem centenas de vendedores no Mercado Livre trabalhando dessa forma. Alguns já cresceram tanto que importam em grande quantidade e revendem, com garantia de entrega no Brasil. Da mesma forma, com o dólar baixo, é fácil encontrar locais no Brasil que vendam com preço bem próximo dos praticados lá fora essas coisas menores (mp3, ipod, palms, etc).
Agora que você já sabe o segredo, já conhece algumas vantagens de desvantagens, cabe a você decidir se vai topar o negócio. Não vou fornecer links por dois motivos: 1. não conheço o suficiente para indicar um site confiável; 2. não endosso nenhum deles. Mas se você procurar no Google, vai achar um montão de material para ler e mais outro tanto de distribuidores e fabricantes. Boa sorte!
Compare preços e aprenda como ficar rico no Buscapé!