No artigo anterior falei um pouco sobre as motivações do blogueiro e passeamos sobre o nome do blog, domínio e hospedagem. Agora vamos dar andamento ao processo, desde já me desculpando pela demora.
Se você seguiu minha dica, sua hospedagem escolhida foi baseada em Linux e você tem disponível um leque de opções de CMS gratuitos para instalar e poder gerenciar o seu blog. Os destaques são: WordPress, MovableType, Serendipity, TextPattern, entre outros. Você pode escolher qualquer um desses para construir o seu blog com a maioria das funcionalidades necessárias, mas a escolha de 8 entre 10 blogueiros que partiram para hospedar seu próprio blog é o WordPress.
O papel do sistema gerenciador de conteúdo [CMS]
O WordPress, além de ser muito flexível, ser baseado em código livre e aberto, utiliza uma linguagem robusta e possui uma comunidade muito grande que mantém o seu desenvolvimento e cria novas funcionalidades através dos plugins e temas.
Gerenciar um site ou blog utilizando um sistema como esse, torna a tarefa extremamente simplificada, focando a atenção da pessoa que a está executando na tarefa em si e não em atividades secundárias como formatação, envio de arquivos, conhecimento em linguagem HTML, etc. Claro que não elimina o uso dessas habilidades, principalmente quando se está fazendo um trabalho mais profissional.
Ao utilizar o WordPress, além dos recursos básicos disponíveis na maioria dos CMS atualmente oferecidos (comentários, feeds, trackback, etc), temos uma vasta gama de plugins, que são scripts que ampliam as funcionalidades do WordPress, como por exemplo: inserir códigos de programas afiliados automaticamente; viabilizar ao comentarista receber atualizações dos comentários por e-mail; exibir um “avatar” ao lado de cada comentário; utilizar o conceito de tags ao invés de categorias; entre outras.
Instalando e configurando o seu WordPress
Caso sua hospedagem possua um instalador facilitado como o Fantástico, cPanel ou OneClickInstall, instalar o seu CMS é ridiculamente fácil. Basta acessar o seu painel de controle, alcançar a sessão que disponibiliza instalação automática de [BP]softwares[/BP] terceiros (3rd party) e normalmente preencher alguns campos de pré-configuração como nome do blog, senha do administrador e e-mail de contato.
Mas se seu host não oferece essa facilidade, não é por isso que instalar o WordPress será difícil. Siga os seguintes passos:
- Acesse o site do WordPress e baixe a última versão do mesmo;
- Descompacte-o e faça upload para o seu servidor. Lembre-se das dicas sobre o local do seu blog, seja na raiz do domínio ou como um subdiretório. Caso você tenha conhecimento em acesso SSH, pode fazer o upload do arquivo compactado e descompactá-lo remotamente;
- Acesse o seu painel de controle e crie um banco de dados mySQL e associe um usuário para esse novo BD. Valem as dicas de criar uma senha que não seja de fácil dedução como o próprio nome do usuário ou o mesmo ao contrário. Anote essas senhas;
- Edite o arquivo wp-config-sample.php e preencha os dados de conexão ao banco de dados. Salve o arquivo como wp-config.php e envie-o para o seu servidor;
- Acesse o seu site no diretório de instalação seguido de /wp-admin/install.php. Exemplo: www.seusite.com/blog/wp-admin/install.php;
- Crie uma senha para o seu blog e siga os passos sugeridos pela instalação. É super-rápido e descomplicado.
Após a instalação, siga o link apresentado pelo [BP]sistema[/BP] e utilize a senha definida para acessar o painel administrativo do WordPress. Todas as configurações do blog e seu conteúdo poderá ser gerenciado através dessa interface. Familiarize-se com ela.
Traduzindo o seu WordPress para português
- Baixe o arquivo compilado [versão 2.1.3] do site do Taijiquan [veja outras versões];
- Grave-o na pasta wp-includes/languages e faça upload para seu servidor;
- Edite o seu arquivo wp-config.php e edite a linha onde se lê: define(‘WPLANG’, ”); – alterando-a para: define(‘WPLANG’, ‘pt_BR’);
- Salve o arquivo wp-config.php e envie-o para o servidor.
Definindo uma nova aparência para seu blog
A aparência do blog pode ser completamente alterada ao seu gosto. Existem pacotes prontos disponíveis na [BP]Internet[/BP], chamados de temas (ou themes), que podem ser utilizados por você, com ou sem alterações. Você também pode criar o seu próprio tema baseando-se em algum modelo disponível, do qual você goste.
Acesse a central de temas do WordPress, o Alex King ou o WP-Themes e escolha o que mais lhe agrada entre os muitos disponíveis. Uma busca no Google pode lhe retornar outras opções também.
Instalar um tema é fácil. Descompacte-o dentro da pasta wp-content/themes e faça o upload para o servidor. Após isso acesse, em seu painel administrativo, o link Apresentação e escolha o tema pelo nome ou imagem disponível. Seu tema é automaticamente aplicado ao blog.
No próximo artigo…
Os plugins mais úteis a serem instalados, configurações para melhorar o posicionamento no Google e táticas para controlar o SPAM nos comentários.