Internet,  Negócios

Compras de Natal, presentes atrasados. Ho ho ho!

O comércio eletrônico no Brasil está cada dia mais promissor. Vendas crescendo, mais consumidores entrando na Internet, mais pessoas confiando no modelo online de compras, muitos (muitos mesmo) reais sendo investidos em novas lojas e novas ferramentas de venda. De venda, porque de entrega e atendimento estamos muito mal das pernas.

Desde a aquisição do Submarino e outros sites pelo então concorrente Americanas.com, estou ouvindo relatos de vários problemas tanto no site-mãe, quanto nos filhos comprados. E o principal motivo dessas reclamações diz respeito í  logí­stica. Um pouco atrás, vem o atendimento ao cliente, problemas técnicos no sistema e falha na cobrança.

Os amigos mantemos perto. Os inimigos, a gente compra e enterra

Love your enemiesEssa observação não é somente minha. Há muitos meses, quando escrevi sobre a aquisição e os problemas que vinham ocorrendo dentro do Submarino por conta da imposição do modelo de trabalho sobre um projeto que vinha dando certo, algumas pessoas se manifestaram no próprio artigo e outras por e-mail, confirmando as mudanças sugeridas. O que parece é que a empresa comprou seu principal concorrente para afundá-lo (com trocadilhos) e passar í  liderança no Brasil.

A competição interna acirrada não é disfarçada. O Submarino oferece produtos com preços maiores que os do Americanas.com; A base de dados de clientes do Submarino está sendo usada pelo Americanas.com para envio de e-mails promocionais não solicitados (SPAM) diariamente, contendo verdadeiras “barbadas”, preços especiais para quem recebe o tal SPAM; O site do Submarino vem apresentando erros na programação constantemente, até mesmo erros bobos, como acessar o site sem o “www” (coisa que não acontece no Americanas.com)

Mas ainda existe um problema a ser sanado. O Americanas.com que não era bom, mesmo antes da tal fusão, hoje aparenta ser ainda pior. Com a chegada do natal, então, chovem as reclamações sobre entregas remarcadas, atrasos sem justificativa, telefones de atendimento que nunca são atendidos, problemas na cobrança, etc etc. Como dizem por aí­, “não sabe brincar, não desce pro play”.

As vendas online crescem estupidamente no natal. Isso é novidade?

Todo mundo sabe (até blogueiros caça-paraquedistas) que qualquer iniciativa de vendas online precisa estar preparada para os perí­odos mais comerciais do ano: natal, dia das mães, dia das crianças, dia dos namorados, dia dos pais. Não necessariamente nessa ordem. Será que cabe uma justificativa nos atrasos e nos problemas por conta do alto í­ndice de acessos e pedidos do perí­odo? Não, né? Seria uma declaração de incompetência no planejamento de um negócio que não foi criado hoje, nem esse ano, e tem por trás uma das maiores lojas varejistas do Brasil.

Americanas.com - Dá tempoSubmarino - Da Tempo

Tanto o site Americanas.com quanto o Submarino estão prometendo entregar pedidos feitos até domingo antes do natal!! Claro, com condições. Vale para Rio e São Paulo. Mas, espere um momento. O meu amigo Graveheart fez um pedido dia 17/12 e o Americanas.com avisou hoje que não vai poder entregar antes do natal, só dia 28/12. Ué! Mas ele mora em São Paulo, qual o problema? E a entrega garantida? Assim como o Graveheart, outras pessoas estão reclamando do mesmo problema e com receio de que seus presentes natalinos só cheguem após o ano novo.

É o que eu vivo dizendo: todo monopólio é uma merda. Fica a esperança de que outra grande rede faça frente ao Americanas/Submarino. Quem sabe não é a Amazon? Ai, ai… vai sonhando.

PS: Para os chatos que irão comentar algo do tipo “você critica o Submarino mas faz parte do Afiliados”, fica a resposta de antemão: Isso só prova o quanto eu valorizo a liberdade de expressão no meu blog. Faço parte, sou também comprador e falo mesmo do que está errado. Quem sabe muda?

[tags]Submarino,e-Commerce,Brasil,Americanas,Problemas,Natal[/tags]

Fiz compras no dia 22.12.09 torcendo para chegar no natal.
Não chegaram. Até aí­ tudo bem, comprei em cima da hora.

Dia 28.12 me disseram, após o meu contato, que tiveram problemas
e a nova data máxima para entrega seria 30.12.09

Hoje, 30.12.09, enviaram um e-mail ‘as 18:30h dizendo que a nova
data para entrega seria até o dia 04.01.10.

Até o ano passado nunca haviam atrasado no natal.
Realmente foi uma grande decepção. Os preços nem são mais vantajosos,
comprei apenas pela promessa da entrega.

Ano que vem vai ser diferente.

Tive recentemente um problema com o Submarino, comprei um PS3 que veio com defeito, e apesar de constar no site que o produto possuia garantia e assistencia técnica, quando liguei para a empresa indicada pelo submarino, eles se negaram a reparar o meu problema porque o meu aparelho havia sido fornecido ao Submarino por uma terceira empresa. Então cancelei a compra e devolvi o produto ao submarino (depois de dezenas de ligações é claro). Isso foi em out/2007, já estamos no final de dezembro e até hoje não me devolverão o dinheiro (isso porque a compra foi feita com o Cartão Submarino). Agora em dezembro, no dia 17 comprei um celular nas Americanas.com, o pagamento foi confirmado pelo meu cartão e a entrega prometida para o dia 20/12/07. Hoje já é dia 27/12/07 e além de não ter recebido, não recebi nenhuma satisfação da americanas.com. O mais curioso é que estes problemas nunca ocorrem com itens de valor pequeno como CDs e DVDs,sempre ocorrem com produtos de maior valor. Enfim de hoje em diante não compro mais nada do grupo B2W (Submarino, americanas, shoptime, etc…), o jeito é sonhar que um dia a Amazon apareça por aqui.

O descaso do Submarino com os seus consumidores já é algo crônico. Eu e diversos de meus familiares fomos alvos de um golpe que se tornou comum ao submarino e í s demais empresas do grupo B2W (americanas, shoptime). Compramos, pagamos e não recebemos nada além de mentiras.

Por isso criamos um movimento chamado SUBMARINO NUNCA MAIS para alertar aos consumidores e autoridades os abusos praticados por essa empresa e evitar que novos prejuí­zos sejam causados.

O Submarino se tornou um câncer para o comércio eletrônico, destruindo a credibilidade do segmento.

Faça parte voc~e tambpem da campanha para denunciar os abusos do submarino. Nós fizemos ele lí­der, mas podemos afundá-lo agora.

http://www.submarinonuncamais.blogspot.com

Também estou sofrendo com essa incompetência; no meu caso, com o site do Submarino…
Comprei uma bicicleta (em 14 de dezembro!) para presenteá-la no Natal… e até o presente momento só escuto dos atendentes que o caso esta sendo resolvido o mais rápido possí­vel… Mas a justiça, resolverá!

Uma Total falta de respeito com consumidor. Submarino, nunca mais!

Também não são uma apreciadora do Submarino, e não é nem o primeiro, nem o segundo, nem o terceiro lugar que procuro, rs…

Estudei bastante essa situação durante esse ano de 2007, pro meu TCC… E agora no fim do ano comprovo a questão das reclamações de logí­stica. Esse print do site das Americanas me fez gastar um bom dinheiro por lá, e a compra prometida pro natal, chega em janeiro, que tal? 😉

É Submarino, Shoptime, Americanas, Blockbuster num mesmo setor.
É Submarino Viagens, Americanas Viagens e Shoptime Viagens em mesmo setor.
E ainda tem ingresso.com, e Submarino Finance(Cartão de Credito) não acredito como o CADE aprova uma coisa dessas.