Segurança

Central de segurança Globo.com

Esse aviso de uma suposta “central de segurança Globo.com” nem traz muitos erros de português (só um ou outro, para manter a tradição), mas dá várias dicas de que se trata de um email mal-intencionado:

  • A Globo usaria um endereço do seu próprio domínio para entrar em contato com seus clientes, não um endereço tabajara como “globo-security.com”.
  • Não existe “vírus de webmail”. Ponto. Se um webmail está “infectado” significa que o servidor foi invadido e toda providência a ser tomada cabe única e exclusivamente ao responsável pelo servidor. E outra, se isso acontecesse, você acha que a Globo “se denunciaria” dessa forma?
  • Empresas sérias não solicitam o download e a instalação de arquivos executáveis, potencialmente transmissores de vírus e outras pragas.
  • O link aponta para http://www.securityrealtyagency.net – domínio que nada tem a ver com a Globo.com. Nunca confie no texto de um link – antes de sair clicando, observe o que a barra de barra de status indica quando você deixa o mouse repousar sobre endereço.
  • Tanto worms quanto vírus causam estrago, mas são tecnicamente diferentes. Uma “central de segurança” não cometeria o erro de usá-los como sinônimos.
  • O Globoonliners não é um site de segurança, mas um site de relacionamentos.

Mensagem Original:

From: Globo. com <seguranca@globo-security.com>
Date: Jul 22, 2007 9:01 PM
Subject: Central de segurança Globo.com

Central de segurança Globo.com

A central de segurança Globo.com informa aos usuarios do webmail algumas medidas de segurança que devem ser tomadas a respeito de um novo worm de e-mails (virus de webmail) que pega contatos do webmail infectado e envia mensagens com conteúdos maliciosos, tendo em vista a proteção dos usuários deste WebMail, a Globo.com Security Enterprise (R) solicita que sejam tomadas as seguintes medidas de proteção:

1. Faça o Download e instalação do programa de proteção a WebMails da Globo.com www.globo.com/security/webmail_security_install.exe
2. Acompanhe constantemente o nosso site de segurança na internet www.globoonliners.com.br
3. Mantenha seu webmail security da Globo.com atualizado.

2000-2007 Globo.com. Todos os direitos reservados.

Mensagem recebida por email em 23 de julho de 2007.

* Colaborou: Tiago Ferreira

[tags]download,globo,virus,senha[/tags]