Negócios

Blogs dão furo de notí­cia novamente (ou UOL compra BRPay)

PagSeguro UOL LogoEu já havia mencionado anteriormente sobre a situação delicada dos gateways de pagamento tupiniquins e sobre a possí­vel compra da BRPay pelo UOL. Pois bem, o Alexandre do Blogadão estava certo. O UOL comprou mesmo a BRPay e mudou o nome para PagSeguro.

Já faz algum tempo que os blogs deixaram de ser meros diários virtuais e estão agindo na Internet, gerando conteúdo, cavando notí­cias e dando sua opinião sobre empresas, produtos, serviços, etc. Infelizmente a mí­dia tradicional (leia-se jornais, revistas, tv, etc) ainda não dão o devido crédito dessas notí­cias aos blogs, mesmo que tenham lido primeiro por lá, ou tenham sido avisados pelos blogs sobre determinado assunto. Em breve isso vai mudar, podem escrever.

É provável que essa notí­cia do UOL / BRPay seja divulgada nos próximos dias e certamente o Blogadão não será citado nos grandes sites e portais de notí­cias. Provavelmente nem sequer seja linkado, mas estejam vocês sabendo antes de qualquer coisa: foi o Alexandre que descobriu tudo, investigou, fez ligações, tentou contato com o suporte e até mesmo recebeu comunicado oficial da empresa desmentindo tudo. Mesmo tentando ocultar os fatos, o UOL se descuidou e deixou muitos rastros, facilmente comprovados por outros usuários que fizeram questão de ajudar o Alexandre nas investigações. Está tudo registrados nos comentários dos artigos dele.

Não comparando o “porte” ou o poder de fogo, mas me digam se a notí­cia tivesse (se fosse algo importante ao ponto de ter) sido anunciado no Jornal Nacional da Rede Globo, teria o BRPay enviado uma carta-direito-de-resposta negando a venda? Quem quer apostar?

Aproveitando a notí­cia eu gostaria de levantar um breve questionamento e ia ficar feliz com o comentário de vocês. Com a compra, o serviço do BRPay melhora? Tecnicamente estão oferecendo mais formas de pagamento e em breve pagamento parcelado, mas e no geral: atendimento, prazos de compensação, falhas no sistema… Isso tende a ficar melhor com o aporte financeiro de uma grande empresa como o UOL? Opinem, por favor.

[tags]BRPay, UOL,  PagSeguro, e-Commerce, Mercado[/tags]

Eduardo: A obrigação deles é colocar o link para seu blog. Não sei pra que tanta frescura… O que eles perdem colocando o link do seu blog? Como se todos fossem achar que tudo que aparece na TV, nos portais ou nos jornais fossem realmente todos descobertos apenas pelos repórteres destes veí­culos… Ridí­culo isso ;/

Manoel: Nós blogueiros devemos exigir respeito dos veí­culos e como protesto divulgar o que anda acontecendo para que toda a blogosfera e toda a internet saiba.. E também devemos protestar parando de citar as fontes quando vir de um veí­culo que não cita as fontes de suas notí­cias.

Abraços

Terramel

Quanto í  mí­dia tradicional não dedicar a devida seriedade aos Blogs, é uma coisa que realmente tende a mudar, eles vão acabar cedendo. Com grande frequência vemos a imprensa noticiar 2, 3 dias depois algo que foi descoberto e divulgado por um Blog, mas nunca a fonte é citada. Eu poderia até nominar essa conduta como uma espécie de “furto do trabalho intelectual”.
A rede de televisão Record vem entrando em contato comigo, e pediram autorização para usar imagens de um ví­deo que fiz, adequado ao tema do meu Blog, no programa “Domingo Espetacular”, em matéria sobre recente operação policial de grande dimensão realizada aqui no Rio. Eu autorizei, solicitando que fosse citado apenas o endereço do blog a tí­tulo de crédito pelas imagens, mas o reppórter respondeu que iria tentar providenciar junto ao editor, mas não podia dar certeza. Mesmo assim mantive a autorização, nem sei se o blog foi divulgado, não assisti o programa. Fiz as imagens para divulgar mesmo, não para receber nada em troca, por isso não me chateio.
Mas como você bem disse no artigo, a tendência é de que os Blogs que sustentam mais seriedade, em cada nicho, deverão com o tempo passar a serem respeitados como uma forma de comunicação oficial, e isso será muito bom para todos.
Ótimo artigo.

Olá Manoel,

Ótimo artigo, confesso que na ânsia de mostrar uma notí­cia eu possa ter falhado em algum momento, e por isso acabei sendo chamado de fofoqueiro, mentiroso e de está utilizando isso para ganhar fama. A verdade é que apenas divulguei algo que realmente aconteceu, como qualquer outra mí­dia offline faria.

Em nenhum momento escrevi algo de forma inconseqí¼ente, tive fatos concretos para escrever a respeito e noticiar o acontecido. Hoje após comprovado a compra/venda recebi e estou recebendo diversos emails criticando por ter mostrado a verdade, onde fui fofoqueiro pelo fato de escrever a respeito. Sim, seria fofoqueiro, se recebesse a notí­cia e não tivesse investigado para ter certeza do acontecido.

Obrigado pela força. abração