Mobile

Aceita celular?

A cena pode parecer uma piada, mas em alguns lugares do Brasil isso já acontece. O pagamento por celular já está disponí­vel através de soluções diferentes implementadas ou em teste. As tecnologias disponí­veis, chamadas de m-payment ou m-commerce, já começam a estourar na mí­dia e em breve estarão em pleno funcionamento em todo o paí­s.

O foco dos projetos que têm como base o pagamento móvel é o que podemos chamar de micropagamentos – alto volume de transações de baixo valor – facilitando o uso do termo carteira eletrônica, reduzindo o porte de cédulas ou cartões (ir correr na praia, por exemplo, e só levar o celular). Claro que para atingir uma abrangência desse ní­vel ainda vai demorar um certo tempo.

Obopay logoNos EUA (sempre lá, hein?), já existe um Paypal móvel, o Obopay. Basicamente o uso é muito simples, se resumindo em transferência eletrônica de créditos de um celular a outro, que podem ser convertidos posteriormente em dinheiro. Para o funcionamento desse modelo, ambos os negociantes devem possuir uma conta no site. No Brasil, talvez empresas enfrentassem problemas para justificar contabilmente essas transferências, mas ainda acredito que é um modelo viável.

Uma das soluções em vigor no Brasil foi desenvolvida pela Wappa. A empresa oferece produtos diferenciados de acordo com o negócio do cliente: Taxi, Frota, Combustí­vel, Alimentação, Refeição e Farmácia. Uma outra solução, aparentemente anterior í  Wappa, é a da Oi Paggo, que está mais parecida com uma operadora de crédito, pois uma fatura mensal é enviada ao portador do celular, que deverá criar um cadastro e ser aprovado no mesmo. Em qualquer situação, ambos os negociantes devem possuir um cadastro na solução escolhida.

Será que iremos demorar a ver uma solução integrada de pagamentos por celular? Uma solução central e compartilhada entre as operadoras de celular seria um bocado útil.


Este artigo está participando da maratona Blogando24h.
Comente. Você pode ganhar uma camiseta!
Os participantes: Celso Junior, Doufer, Julio Camara, LJunior, Diego Alcantara, TV Retrô, O Saca Rolha