Estou em San Francisco, Califórnia para participar do evento Web 2.0 Expo, que começou hoje, pelo menos para quem vai participar dos workshops (a írea Expo só abre a partir de amanhã). O evento acontece no Moscone West, um mega espaço de eventos muito bem localizado (perto de shoppings, hotéis e da rua das compras 😉 ).
O foco do evento esse ano é a crise, ou melhor, as soluções para sobreviver í crise. Economia de recursos, mais por menos, uso racional e inteligente da web – The Power of Less, o tema principal, faz jus ao nome e nos faz pensar no que podemos fazer melhor, gastando menos.
Simpler. Faster. Cheaper.
Desde o início do evento, já percebemos que a organização foi coerente com o tema. O material distribuído é o estritamente necessário, é utilizado papel reciclado no máximo de coisas (na verdade eu vi isso em todo lugar que fui por aqui), não há grandiosidades ou desperdício em decoração e até mesmo o coffee-break é simplezinho. O almoço eu já acho que exageraram, fornecendo uma “marmita” com um sanduba light para os participantes. Pô, sanduba é “lanche”, não “lunch”.
Os workshops são divididos em 6 salas, cada uma com um tema diferente e bem direcionado, e duram 3 horas. Tem para todos os gostos, desde design, desenvolvimento até negócios. É difícil ficar dividido em um mesmo horário, mas pode acontecer (hoje aconteceu comigo 2 vezes 😉 ). Alguns nem poderiam ser chamados de workshop, pois são apresentados em formato de palestra mesmo, o que torna um pouco difícil acompanhar. Três horas de palestra tem que ter muito conteúdo e não ser chato pra poder levar. A de SEO que assisti pela manhã, foi legalzinha, já a de Sites Sociais í tarde, foi muito boa.
As salas dos workshops são bem amplas, possuem um bom isolamento acústico, o suficiente para que não ouçamos as outras salas, mas pecam em um ponto crucial: não há tomadas disponíveis nas salas. Quem quiser carregar seus notebooks ou outros gadgets, deve ficar do lado de fora e disputar í tapas um lugar vago em uma das mesas disponíveis para esse fim.
A rede wi-fi também está um pouco lenta e é totalmente aberta, o que gera um certo desconforto em acessar determinados sites. Fazer login sem SSL então, nem pensar.
Fazendo networking internacional
Ontem conheci o Matt do WordPress, numa festinha que eles organizaram para comemorar a inauguração do novo espaço da Automattic, no Pier 38 (que NíƒO fica perto do Pier 39 – depois conto a roubada). Hoje já vi mais algumas figurinhas ilustres, mas ainda não tive oportunidade de bater um papo. Amanhã vai ser melhor. E, para minha surpresa e alegria, estamos encontrando vários brasileiros no evento, como o Eric Santos (convergência mobile) e o Miguel Cavalcanti (tecnologia em agronegócios). Bacana!
Por conta do LiveStream que o time de Jedis da WebCo montou em tempo recorde, recebi vários contatos, e-mails, direct messages no Twitter. O pessoal adorou as possibilidades do Live e quer ver logo a nova versão que estamos cozinhando.
Hoje eu e o Ronaldo estávamos muito cansados para ir no happy hour, mas amanhã é certo. Espero encontrar mais brasileiros, portugueses, americanos, indianos …
Confira mais fotos no Flickr e aproveite para conferir o Live do Web 2.0 Expo.