Empresas brasileiras negam suas estratégias (em vão)

Esses dias estava conversando com o amigo Bruno Torres sobre algumas observações da postura de empresas brasileiras e estrangeiras com relação a sua comunicação, tanto com seus clientes como com o mercado. Notamos, por exemplo, que a Google e a Apple deixaram de continuar negando rumores sobre lançamento de produtos e aquisições, a partir do momento em que esses rumores eram seguidamente comprovados. Desistiram de ficar pagando mico, negando um fato que dias depois seria publicado oficialmente.

Nós, blogueiros e profissionais de Internet, presenciamos nas últimas semanas um burburinho em fóruns e blogs acerca dos problemas da BRPay e o Alexandre do Blogadão lançou a notí­cia em primeira mão: o BRPay teria sido vendida para o UOL. Na BRPay, o suporte telefônico não funcionava a contento, o suporte via e-mail negava veementemente o tal “boato” e a própria diretoria da BRPay emitiu um comunicado oficial ao Alexandre negando completamente a aquisição pelo UOL. Dias atrás, todos ficamos sabendo que era mesmo verdade.

Um outro exemplo, a Oi, lançou uma campanha bacana, por muito tempo não assinou a mesma – colocando apenas que “apoiava” a iniciativa (de quem?) – e depois que todo mundo descobriu mesmo, eles agoram assumem que a campanha “Bloqueio Não” é da Oi. O que eles obviamente não dizem nas peças de TV, impressos e etc., é que a Oi não vai mais vender aparelhos e por isso criou a campanha, para garantir que seus chips – que continuarão sendo vendidos – tenham onde funcionar. Em um artigo onde expus esse fato, uma pessoa utilizando um e-mail gratuito deu o seu “depoimento” dizendo que eu falei mentiras, que estou usando o blog para atacar a Oi e que não sou patriota, pois a Oi é a única 100% brasileira. O endereço IP dessa pessoa pertence a rede corporativa da Oi.

O interessante na postura dessas empresas, é que não somente desconhecem o blog como um gerador de conteúdo, com capacidade investigativa suficiente para – entre outras coisas – dar furos de notí­cia, como subestimam a nossa capacidade de raciocí­nio utilizando esse tipo de artifí­cio, além de apelar para frases que intencionam tirar a credibilidade do autor, tentando “abafar” o que é óbvio e em pouco tempo é revelado – como o caso BRPay. Tal notí­cia da Oi certamente virá a público em pouco tempo, seja através de sites, portais ou da própria imprensa tradicional.

Vou fazer o mesmo questionamento: se a notí­cia viesse do Jornal Nacional, essas empresas negariam?

[BL]Celular Desbloqueado=511772,  Celular Rosa=476021, Celular Barato=497992, Nokia GSM=427855[/BL]

[tags]BloqueioNão, Oi, Celular, BRPay, UOL, Blogs, Mentira[/tags]

Gostou? Compartilhe!

Você também pode gostar desses

Inscrever-se
Notificar de
guest
12 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Conteúdo do post