TELEXFREE: Dinheiro fácil ou roubada?

Fiquei muito em dúvida se escrevia esse texto aqui no Tecnocracia ou no Balela.info, mas resolvi escrever aqui mesmo, porque o alcance é maior, porque já falei desse tipo de dinheiro fácil na Internet em outro post antigo e porque este blog é mais conhecido também. O fato é que me preocupa o alcance que […]

Charles Ponzi, em 1920Fiquei muito em dúvida se escrevia esse texto aqui no Tecnocracia ou no Balela.info, mas resolvi escrever aqui mesmo, porque o alcance é maior, porque já falei desse tipo de dinheiro fácil na Internet em outro post antigo e porque este blog é mais conhecido também. O fato é que me preocupa o alcance que esse sistema, essa pirâmide, tem tomado nacionalmente, e por essa preocupação preciso escolher o canal adequado para comunicar.

A TelexFree se diz uma empresa de VoIP (Voice over IP), uma revenda de serviços de telefonia IP e que esse é seu negócio. Mas obviamente não é por isso que essa empresa ficou famosa no país – esse Brasil que ainda não consome e muitas vezes nem sabe do que se trata telefonia via IP – mas pelo esquema de “dinheiro fácil” que todos os participantes divulgam por aí. Mas atenção, dinheiro fácil e dentro da legalidade, é artigo raro e principalmente quem descobre algo assim não fica divulgando para não reduzir sua margem. Se você precisa trazer mais pessoas para que seus ganhos aumentem, isso tem nome e sua forma original é proibida no Brasil e em vários países: pirâmide financeira.

Como funciona uma pirâmide financeira?

TELEXFREE Piramide FinanceiraÉ muito simples o raciocínio e a mecânica criada pelo italiano Charles Ponzi – o método recebeu seu nome, Esquema Ponzi. Uma pessoa (ou empresa) arrecada dinheiro de um número qualquer de pessoas diretamente, como se fosse um investimento, e promete rendimentos em cima desse dinheiro por um período X. Para ganhar mais, essa pessoa precisa indicar outros investidores. Com a entrada desses investidores, o responsável pelo esquema distribui o que seriam os ganhos do investimento com aqueles que entraram primeiro. Animados, eles indicam mais pessoas e divulgam seus rendimentos para convencê-los. Os indicados também se animam e indicam outros, que ao entrarem, tem seu dinheiro distribuído entre os níveis acima da pirâmide (veja o gráfico ao lado).

Como você pode deduzir, no momento em que não entram mais pessoas, o dinheiro para de entrar e não há mais o que distribuir, pois o esquema não tem nenhuma fonte de renda a não ser os novos membros. Nesse momento, a pirâmide quebra, o modelo rui e quem entrou por último se deu mal, além de uns 3 ou 4 níveis, que não conseguiram recuperar o dinheiro inicial. É muito comum que esses esquemas possuam uma espécie de cota, e os mais animados reinvistam o dinheiro em novas cotas, retroalimentando o esquema e aumentando o rombo financeiro quando ruir o esquema.

Como funciona a TELEXFREE?

Como no Brasil, por conta de nossas leis relaxadas, o esquema Ponzi é permitido desde que exista um produto a ser vendido, a TelexFree conseguiu sobreviver dentro da legalidade até agora – mas já está sendo investigada. Acontece que o produto que eles “vendem” é VoIP – telefonia sobre IP, similar ao Skype só pra quem não está familiarizado com o termo entender. Além disso, os participantes precisam fazer uns “anúncios” diariamente em alguns sites indicados por eles. Pura cortina de fumaça, eu avaliei alguns desses sites e eles não possuem NENHUMA relevância e nem mesmo páginas indexadas no Google, portanto, seu anúncio está ali apenas para justificar o esquema de pirâmide, um disfarce legal ou contábil, mas não vale de nada, não ajuda a vender absolutamente nada.

Para participar, você paga um valor X, tem cotas diferentes, e conforme o dinheiro pago você entra numa diferente categoria dentro do esquema, tendo que anunciar mais ou menos e tendo direito ao retorno maior ou menor. Só que esse retorno, comparado com o seu pagamento inicial, é ínfimo se você não indicar pessoas e se essas pessoas que você indicou não indicarem outras. Ou seja:

  1. Você paga para entrar no esquema, mas não se torna sócio da empresa
  2. Você precisa “trabalhar” diariamente para a empresa, fazendo determinado número de anúncios e se não fizer, perde dinheiro
  3. Se você indicar outras pessoas, você ganha mais dinheiro, na entrada e no trabalho delas
  4. Você também ganha nas indicações de seus indicados e de toda a rede abaixo. Centavos, mas de grão em grão…
  5. Se ninguém comprar nada da sua cota de VoIP (eles são obrigados por lei a vender, lembra?), a empresa recompra sua cota, por um valor menor

Então deixa ver se eu entendi. Eles são uma empresa que vende um produto. Possuem uma vasta rede de revendedores do tal produto, mas se ninguém vender nada, eles compram de volta. Opa, mas peraí, eles compram deles mesmos, já que não venderam para os representantes. Então, QUAL O SENTIDO DISSO? Quem não consegue enxergar que se trata de uma pirâmide?

Putz! E agora? O que fazer?

Bom, agora é aguardar uma investigação e ações sérias de nossas autoridades, já que o alerta está dado e, embora muitos sejam os advogados do diabo, tem muita gente já suspeitando e denunciando essa faucatrua, o que faz com que o fim esteja realmente próximo.

Se você estava pensando em entrar, não faça isso. Toda pirâmide tem seu fim drástico e total. Ela rui de vez, e quem ganhou, ganhou, quem não ganhou não tem como recuperar seu dinheiro. Já era. Invista em outra coisa, algo que realmente não seja furada e tenha base sólida. Não acredite em dinheiro fácil, ele provavelmente é ilegal, golpe ou uma fria considerável.

Agora, se você já está dentro, meu caro, não tem como sair. Então, não indique mais ninguém, alerte às pessoas que você já indicou sobre o possível rompimento e tente recuperar seu dinheiro fazendo os tais anúncios o quanto antes. Não espere para sacar, faça isso logo. E fica esperto na próxima super oportunidade de investimento que aparecer.

Como identificar uma roubada financeira de dinheiro fácil

Muito fácil. Se você tem que pagar para entrar em qualquer esquema, há uma chance de ser golpe. Investigue antes, avalie as probabilidades, queira saber quem são os donos do negócio e esteja claro de qual o seu papel.

Se você paga para entrar, tem que trabalhar de alguma forma e não é sócio da empresa, não é um investimento em primeiro lugar. Se você não precisa vender nada para ganhar o seu dinheiro justo e honesto, mas precisa trazer outras pessoas para dentro do esquema, isso é pirâmide. Não caia nessa. Se você não assinou nenhum contrato, não tem nenhuma garantia legal de que seu investimento tem algum retorno ou mesmo que você fez o investimento, isso é golpe, rapaz, como você acreditou nessa história?

Toda vez que alguém vier te oferecer uma proposta de dinheiro fácil, desconfie.

Mais referências

Comentários sobre "TELEXFREE: Dinheiro fácil ou roubada?"