Há vários dias o Orkut disponibilizou mais uma funcionalidade aos seus usuários. É possível, desde então, acrescentar e compartilhar seus feeds RSS dentro do seu perfil. Ao mesmo tempo o usuário do Orkut pode acompanhar seus sites / blogs favoritos e compartilhar seu gosto pessoal com outros usuários, seus amigos, os spammers, etc.
O título desse artigo, apesar de parecer um pouco agressivo, não está chamando os usuários de porcos nem menosprezando-os. Sei bem que existem muitos profissionais de Internet que utilizam de forma correta o Orkut. Falo da maioria absoluta formada pelos miguxos e para-quedistas que conhecemos bem. Esses que não lêem mais que os títulos e saem clicando em todos os links que enxergam pela frente, muitas vezes instalando em seus computadores (nos dos pais, tios, no escritório do irmão mais velho) pragas virtuais, sejam elas vírus ou em sua maioria cavalos de tróia.
Tudo bem que essa estratégia da Google (aham, para quem não sabe, a “dona” do Orkut) é propícia, num momento em que a empresa acaba de adquirir o maior gerenciador de feeds da Internet: o FeedBurner. E para onde a empresa está direcionando esforços e dinheiro, com a intenção de abocanhar mais uma fatia do mercado de mídia online. É provável que muito em breve o AdSense esteja disponível para os usuários do FeedBurner.
A questão é que usuários do Orkut não usam feeds, não sabem o que são feeds, para que servem e muitos tem uma resistência enorme, mesmo se alguém disser para que serve. Experiência própria na tentativa de angariar usuários de feeds. Será que o Orkut vai conseguir o que muitos de nós não conseguimos? Será que o RSS vai enfim se popularizar com a adesão em massa dos miguxos orkuteiros? Será que vamos parar de ler por aí o jargão “me add?” e passaremos a ler “me subs?” (de subscribe – assinar)?
Nós, profissionais de Internet ou blogueiros, sabemos que o RSS é ótimo para o nosso propósito de compartilhar conteúdo. Não gasta banda desnecessária do site, não força o acesso ao usuário, facilita e simplifica a atualização de conteúdo para os leitores, etc. Mas como poderíamos divulgar isso í s pessoas comuns? Aquelas que por exemplo não acessam o Orkut, ou não acessam tempo o suficiente para descobrir esses detalhes de lançamentos? Aqueles que não sabem até hoje que o Orkut possibilita vídeos linkados ao perfil.
Você tem alguma idéia? Eu adoraria saber!
–
Este artigo está participando da maratona Blogando24h.
Comente. Você pode ganhar uma camiseta!
[tags]Blogando24h, Orkut, Feeds, RSS, Opinião[/tags]