Eventos

BlogCamp PR e o Encontro de Novas Mí­dias

Flickr : foto por MicroEstudioDurante o primeiro fim de semana de dezembro aconteceu um belí­ssimo encontro em Curitiba. O blogs e os podcasts se uniram e realizaram um evento maduro, divertido, cheio de conteúdo e diversidade. Foi o BlogCamp PR com o Encontro de Novas Mí­dias – praticamente um pleonasmo.

As discussões, baseadas no modelo de desconferência, foram bastante produtivas e conseguiram atingir o seu principal objetivo, que é o de abrir a discussão e não concluir nada. A repercussão do encontro ainda está acontecendo e perdurará certamente até o próximo – que deve acontecer em março no Espí­rito Santo – em blogs, sites, podcasts, twitter e nas rodas de conversa que sempre acontecem.

Dia 1 : Welcome BlogDrink

Flickr : foto por MicroEstudio

Na sexta-feira í  noite houve uma recepção num bar de Curitiba com o intuito claro de socializar e a desculpa básica de fazer um pré-credenciamento – distribuição de camisetas e crachás. O resultado foi muito bacana, pois quebramos o gelo inicial, conhecendo as pessoas com quem irí­amos discutir sobre vários assuntos durante todo o dia seguinte. Algumas pautas já foram levantadas durante o happy-hour. Eu e o Jobson, por exemplo, conversamos desde a Bolha AdSense até TV Digital, mas nem por isso foi um papo chato e deixamos de participar do que estava rolando no bar.

Logo de cara devo ter perdido uns 20% de meus assinantes. Fui questionado “mas o Tecnocracia é um blog sério, cara”. Poxa, mas o autor do blog é sério, mas tem que ser um cara chato e carrancudo? 😉

Dia 2.1 : Desconferências na Unicenp

A Unicenp é bem distante do centrão de Curitiba. Isso de certa forma ajudou bastante no andamento do evento, pois não havia como dispersar. Concentramos-nos em 3 salas, sendo uma delas o auditório principal, todas com transmissão em ví­deo pela Internet, possibilitando que outras pessoas acompanhassem as discussões e interagissem via Twitter (BINGO!), Gtalk, SMS (sim, rolou isso).

Dessa vez, seguindo uma observação feita pelo André Avorio numa reunião que tivemos em SP, iniciamos o BlogCamp explicando o que é o modelo BarCamp, como funciona e pedindo a todos que se apresentassem. Apesar de um pouco demorado por conta da quantidade de pessoas, foi ótimo saber das expectativas de todo mundo, os assuntos que estavam dispostos a levantar e isso ajudou no desenrolar das discussões durante o dia. Fica a dica para o BlogCamp ES.

Flickr : foto por Jonny KenAs conversas foram bem diversas nessa edição, acredito que pelo próprio amadurecimento das pessoas conforme os eventos vão ocorrendo e a vontade em falar de coisas novas. O destaque foi para o bate-papo com os podcasters que se uniram a nós para falarmos de novas mí­dias, associações e as questões jurí­dicas que envolvem esse ambiente que estamos ajudando a construir. Só para citar um exemplo, ficamos sabendo que o pessoal criou uma Associação Brasileira de Podcasts e com isso conseguiu representatividade, tendo como primeiro resultado uma tabela elaborada pelo ECAD, regulando e estabelecendo as cotas dos valores pagos pela execução de músicas em meios digitais (que antes era totalmente subjetivo). Agora a briga vai ser pelos parâmetros e valores adotados, mas já existe algo concreto pelo que questionar.

Dia 2.2 : Talentos foram revelados

Acredito que depois desse evento a idéia de se criar um stand up comedy show com pessoas da blogosfera vai vingar. Várias personalidades foram destaque nessa edição, valendo a menção da noite anterior com o show do Luis Fernando tocando um cover do I want to break free do Queen, cantando sua versão Comprei um quati. Bem Legaus!

Tivemos o Bingo da Blogosfera, o SuperTrunfo, as Garotas Axe da Playboy (Mirian, Dani e Marina), o Roque+Marlene Matos+Tim Maia (Mackeenzie), o Funkeiro Circense, mas certamente o grande destaque e motivo de incontinência urinária geral foi o Ziggy Santos, que deu um verdadeiro show de imitação no palco (olha o talento que o Pânico na TV está perdendo). Confiram o ví­deo no videolog.

Dia 2.3 : A noite é uma criança

É tradição do formato que todos os eventos terminem no bar (esse além de terminar, começou), onde as discussões normalmente se ampliam, devido ao tempo ou ao grau etí­lico presente no sangue. Não foi diferente. Fomos (quase) todos ao Bar do Alemão, no Largo da Ordem.

Após muitas horas de conversas altamente produtivas (ou não) e mais um dono de bar feliz com mesa e bolso cheios, a turma se dividiu entre os baladeiros e os mais quietos. Eu, junto com o segundo grupo, tive um encerramento de noite agradabilí­ssimo no Fran´s Café, que encerrou com a cantada mais tosca que já presenciamos na vida. Um grupo de rapazes cantando “comprei um quilo de farinha, pra fazer farofa” para a Carla do Brasil.

Dia 3 : BlogTour e Podcast

Flickr : foto por Jonny KenComo havia muita gente de outras cidades e estados,  organizamos um tour pela cidade, mas como o dia é curto, não deu pra cobrir muitos pontos. O grupo mais uma vez se dividiu após o almoço no Bar do Alemão (dejavu?). Claro que diversão não faltou, exercí­cio fí­sico (para a maioria sendentária e hiperativa), muitas fotos bacanas e o social. Você pode conferir tudo no Flickr (links no final do texto).

O grupo em que eu estava acabou desistindo do Coral dos Meninos e fomos todos gravar o PodCast Código Livre #63 no Studio A (casa do Macari). Presentes Eu, Bia Kunze, Ricardo Macari e Adriana Saito, Gustavo Jreige, Carla do Brasil, Jonny Ken e Amanda Wanderley e Alexandre Sena.

Já havia pensado há algum tempo em criar um podcast aqui para o Tecnocracia, algumas pessoas até sugeriram isso na pesquisa que fiz com os leitores do blog. Depois de gravar esse especial com essa turma muito bacana, fiquei bastante empolgado e devo dizer que em 2008 esse projeto vai andar. Ainda estou definindo algumas coisas, mas ontem aconteceu um lance interessante que me fez fechar essa questão. Aguardem.

Conclusões e outras visões do evento

Gostei bastante dessa edição. Estamos amadurecendo as discussões e o próprio modelo se fortalece a cada encontro. Indubitavelmente os blogs estão mostrando í  que vieram e até onde podem chegar, isso é fantástico, principalmente como ferramenta de comunicação negócio. A união com os podcasters abriu um novo rumo em nossas conversas e pode vir a se tornar um padrão esse casamento – é até um caminho meio lógico, todos fazemos parte do que chamamos de novas mí­dias.

[tags]Blogosfera, BlogCamp, BlogCampPR, Eventos, Encontros[/tags]

Subscribe
Notify of
guest
15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments