Internet

Web Adobe Photoshop

Na onda dos lançamentos, mais uma gigante dos softwares se rende ao Google. A Adobe anuncia oficialmente o lançamento da versão web do seu carro-chefe, preferido dos designers, Photoshop.

Não é de hoje que se percebeu a grande facilidade do ambiente web para o desenvolvimento de softwares. Também pudera: ambiente compartilhado; acessí­vel mundialmente; multi-plataforma; facilmente atualizável (para todos os usuários); flexibilidade em idiomas e muitas outras vantagens cercam o http. O que me admira é que a Adobe tenha esperado tanto tempo e deixar concorrentes surgirem primeiro para lançar o WebPhotoshop.

O conceito dos aplicativos portáteis, rodados í  partir do pendrive, aos poucos vai dando o merecido espaço aos SaaS (Software as a Service). O interessante é que o conceito é “velho”, já que o HoTMaiL foi o pioneiro nesse quesito (vale lembrar que não foi a Microsoft que lançou o HotMaiL, ela apenas o comprou depois de muito sucesso) e hoje toma pau do Gmail, da Google.

A grande tendência atual em utilizar o conceito SaaS é devido principalmente ao barateamento do acesso, fazendo com que mais usuários possam usufruir de banda larga, o que possibilita o uso de um software mais robusto através da Internet, sem (muita) perda de produtividade para as tarefas mais comuns. Claro que agências de publicidade e profissionais que editam imagens de 40Mb não vão passar a utilizar o Adobe Online, afinal de contas é muito mais rápido e prático manipular arquivos desse tamanho localmente, por mais larga que seja a banda de sua Internet.

A Adobe já se pronunciou a respeito do preço do aplicativo: GRíTIS! Resta saber agora como eles vão ganhar dinheiro com isso, já que eles ganham vendendo softwares.

Ops, interessante. Falou o link para testar o ‘programa’ – isso é se já estiver disponí­vel.