Internet

Twittaí­ – um plugin WordPress que publica seus posts no Twitter

wordpress twitterO Twitter já deixou de ser um fenômeno para se estabelecer como uma nova forma de comunicação da Internet. Cada um faz dele o uso que bem entende, desde apenas dizer o que está fazendo (booooring) até fazer de conta que é MSN ou IRC (unfollow), passando pelo chato que não tem o que fazer a não ser encher o saco alheio (block).

Como blogueiro, o Twitter se mostrou um espaço interessante para anunciar novos posts, leituras, videos, curiosidades, etc. Quem gosta do que você compartilha, te segue, quem não gosta, deixa de seguir e todos vivem felizes para sempre.

Como o Twitter tem dado bons resultados para links enviados, decidi automatizar o processo e encontrei um plugin do WordPress muito bom: Twitter Updater. O problema é que ele não funcionava direito nas versões mais novas e só tinha o TinyURL como redutor de links. Decidi fazer umas alterações e acabou surgindo o Twittaí­.

Funcionalidades do Twittaí­

  • Interface totalmente em português;
  • Mensagens configuráveis para 4 situações: a. criando um novo rascunho; b. atualizando um rascunho; c. publicando um novo post; e d. atualizando um post publicado;
  • Usuário escolhe em quais situações ele quer atualizar o Twitter;
  • Possibilidade de utilizar o  Migre-Me, is.gd ou TinyURL para encurtar URLs do post (usuário escolhe);
  • Espaço para utilização de variáveis de rastreamento (para contabilizar visitas);
  • Funciona nas versões 2.7+ do WordPress;
  • Possui bloqueios de segurança, para evitar twitts indesejados (posts privados, por exemplo);
  • Posts agendados só são tuitados ao serem publicados.

Nessa primeira versão, a idéia principal foi traduzir a interface, fazê-lo funcionar na versão 2.7 do WP e utilizar o migre.me, do meu amigo Jonny Ken, como encurtador padrão, mas acabei tendo algumas idéias para melhorar o plugin, por conta disso, mudei o nome da minha versão, para poder seguir uma linha de desenvolvimento paralela í  do Twitter Updater, sem atrapalhá-la.

O plugin é gratuito, você pode baixar e usar da forma que quiser. Se fizer alguma atualização que ache interessante compartilhar, deixe um comentário.

Download do plugin Twittaí­ versão 1.1.1

[download#3]

Como instalar o Twittaí­

  • Descompacte o arquivo baixado dentro da sua pasta wp-content/plugins;
  • Faça upload da pasta twittai para o mesmo diretório, em seu servidor;
  • Ative o plugin em sua interface administrativa e procure o nome do plugin na seção Ferramentas (Tools);
  • Configure no final da página o seu login e senha de sua conta Twitter;
  • Verifique as mensagens padrão configuradas e edite-as ao seu próprio gosto.

Como utilizar o Twittaí­

Se você tiver instalado e configurado corretamente, a utilização é automática. Você não precisa fazer nada especial ao criar / editar um novo post. De acordo com o que você escolheu, ao salvar um post o plugin entrará em ação e atualizará seu Twitter automagicamente.

Curtiu? Deixa um comentário dizendo o que achou e dando dicas e sugestões para melhorias.

UPDATE (03/06/2009): A versão 1.1 vem com uma correção de bug que impede que posts agendados sejam tuitados antes da sua publicação; além disso, foi adicionado o is.gd como encurtador de urls.

UPDATE (19/07/2009): O bug que fazia com que os posts no Twitter fossem duplicados em algumas situações foi corrigido nessa versão. Se não quiser baixar e instalar tudo novamente, apenas copie a linha 32 do arquivo twittai.php.

Atenção pessoas,

Com a mudança na autenticação da API do Twitter para OAUTH, o Tuitaí­ deixou de funcionar, mesmo em versões anteriores ao WordPress 3.0.

Não sei quando terei tempo para implementar o OAUTH no plugin, portanto, desaconselho o download.

Obrigado a todos que usaram.

Não esta dando certo eu preencho tudo que esta pedindo la , mais quando eu publico eu não vejo ele no twitter. Pode me falar um tutorial mais claro , me falando passo a passo ? um abraço muito sucesso.

Amigo… Gostaria de saber se a versão corrigida já esta pronta para ser baixada, pois estou apostando muito nele, vai ser muito útil para os blogueiros assim como eu, obrigado!

Ops…

Olah!
O Twittaí­ não está funcionando legal na Versão 3.0.1 do WordPress… alguma atualização do plugin para esta versão?!?

Teh+

Instalei o Twittai, mas ianda está duplicando… cada mensagem que eu posto geram 3 no twitter cada uma com uma URL diferente… tem idéia de como resolver isso…

Abraço

Tem como além de postar o nome da postagem no Twitter, também postar uma parte da descrição do post?

Obrigado

Olá. Voltando aqui pra mais uma vez elogiar o seu plugin Twittaí­, que ficou ainda melhor desde a última vez que usei. Parabéns.

Gostaria apenas de dizer que ainda tenho um problema com ele: infelizmente o Twittaí­ não está publicando posts agendados. Somente quando eu escrevo um post e publico imediatamente ele funciona direitinho, mas quando eu agendo o post, na hora de publicar ele não publica direito. Só publica uma mensagem: “Novo post: 1-“. Eu acabo tendo que apagar o post e reescrevê-lo pra ele poder publicar corretamente.

Poderia verificar esse probleminha, meu caro? Grande abraço e sucesso!

Sim o plugin, é muito bom para falar era o que realmente estava procurando, queria agradecer pelo bom, trabalho e agora é só ajusta e configura de acordo com as necessidades. Parabens

Olá Manoel,

Parabéns pelo plugin, é o melhor que encontramos até hoje para integrar o WordPress ao Twitter.
Nós utilizamos o Twittaí­ no @ViNaTevê, site relacionado í  televisão.
Porém estamos com um probleminha quanto ao tí­tulo de algumas palavras que recebem o apóstrofo. Por exemplo no tí­tulo desta notí­cia:

\\Os Caras de Pau\\ estreia com boa audiência

No Twitter aparece com duas barras inversas \.

\’Os Caras de Pau\’ estreia com boa audiência

O que pode ser?

Oi Maxwel,

Obrigado. Estou preparando uma nova versão dele, com umas funcionalidades um pouquinho mais interessantes e planejo colocar no diretório. Valeu a dica.

Abraço

Amigo, estou voltando para repassar + feedback sobre o plugin. Detectei agora há pouco que ele manda pra o Twitter tbm novas páginas, opção que não está escolhida nas configurações…isso não é bom =)

Segunda coisa, o Fábio Bracht do Continue pediu pra avisar que ele dá erro quando se insere o caractere “&”.

Terceiro: quando coloca aspas num tí­tulo ele põe assim: “\Palavra\” com as barras…sem sentido. Dá uma checada.

Quando sair novidade, me avisa, blz? ricardo@diversita.com.br ou @diversita

abraço’s

Guys,

Finalmente joguei a preguiça de lado e subi a correção do plugin. Obrigado por todos os comentários e e-mails com o problema da duplicação. Se encontrarem mais alguma coisa, por favor, me comuniquem.

Abraço

Ótimo plugin mas estou passando por um probleminha e não sei se tem a ver com o wp 2.8.
Quando dou um “preview” no post ele já manda o link pro twitter como se o post fosse publicado.
Onde estou errando?

Rapaz, muito bom!

Mas estou com o mesmo problema do Giancarlo, mas o meu continua gerando tweets duplicados. Cria dois links diferentes no migre.me, um pra cada tweet.

Abraços.

Eu achava que tinha resolvido o problema, mas ele voltou a acontecer no meu blog também. Quase sempre que vou postar algo novo o plugin gera o twit repetido.

Ainda utilizo o Twittaí­ e andei observando: Creio que o problema aconteça quando a gente salva o post como rascunho. Depois, quando vamos publicá-lo, o plugin gera os links no Twitter tanto do momento em que salvamos o rascunho, quanto o do momento em que é publicado o post (mesmo que desmarquemos a opção de publicar notificação de rascunho no Twitter).

Espero que esse meu relato seja util para o desenvolvedor reparar esse problema. Gostei muito desse plugin, pois é o unico que eu conheço que usa o Migre.me e não queria deixar de usá-lo.

Infelizmente não consegui resolver, Andre. O problema da duplicação de Twits continua.

Bom, gostei muito deste plugin e vou aguardar uma nova versão com esse probleminha reoslvido. 🙂

Vladymi,

Todos os meus blogs já foram atualizados e em nenhum deles esse erro apareceu. A linha 13 do plugin é a inicialização do cURL, utilizado para efetuar a transação com o Twitter. Seu hosting não deve ter dado permissão ao cURL. Abre um chamado com eles.

Abraço

Fala querido, muito bom o tuto mas estou tendo problema com o arquivo, fiz todo o procedimento inclusive a instalação, porém na hora que publico um post ele me dá um erro de codigo na linha 13 da página plugins/twittai/twittai.php on line 13, poderia me dá uma mãozinha nisso ai?

No mais, obrigado pela atenção.

Cara, muito bom esse plugin. Era tudo o que eu precisava mesmo, um plugin que fizesse links curtos com o Migre.me.

Só tem um probleminha que eu percebi, que foi uma twittada duplicada quando publiquei um post de testes em meu blog. Apaguei os twits, republiquei o post e o problema não aconteceu mais.

Meus parabens por esse trabalho. Mandou muito bem! Vou acompanhar seu trabalho e aguardar os updates. 🙂

Não consegui configurar. Mandei para o host, ativei mas não sei onde configurar nem colocar login e senha.

Alguem pode me ajudar?? vblwss

Olá,

primeiro queria parabenizar pela iniciativa. Plugin muito útil e funcional. Só que testando, acabei encontrando uma bronca: ele tem postado no Twitter posts programados. Ou seja: eu programo o post para amanhã pela manhã ele solta logo no Twitter. Faça o teste vc tbm pra ver…

abraço’s

Muito boa a idéia, eu gostaria muito mesmo de usar, mas pelo jeito esse plugin não funciona se o post vier do plugin do firefox: “wordpress post”.

Se alguém tiver idéia de qual é o problema por favor me ajude..

@Gustavo,
Fiz uma atualização no plugin e não tive tempo de testar essa funcionalidade. Você poderia testá-la por favor? Basta baixar a atualização e enviar para o mesmo local em seu servidor.
Abraço