Internet

Tecnologia anti-grampo. Telefone? Não. E-mail!

Grampeador de papelEu não sei vocês, mas todos os dias eu fico me questionando sobre essas pessoas que aparecem nos telejornais por conta de suas gravações (grampo) telefônicas fazendo negociatas ilegais. Será que essas pessoas não assistem TV? Não sabem que a Polí­cia Federal está grampeando o paí­s todo e de forma legal, autorizada pela justiça, onde o grampo é apenas uma configuração nos computadores da operadora de telefonia local, praticamente impossí­vel de ser rastreado?

Esses seres não possuem massa pensante o suficiente para encontrar outro meio de se comunicar, mas para roubar, meter a mão no dinheiro público, pagar lobista todo mundo se acha O esperto.

Aproveitando que esses mesmos espertos estão tramitando um projeto de lei para controlar a Internet, acabando com nossa privacidade e cerceando nossa liberdade, vou dar uma dica para você que quer poder se comunicar pela Internet de forma segura: use o e-mail!

E-mail seguro?

Antes de xingar até 3 ní­veis de meus antepassados, vou explicar com calma. O e-mail tradicional que todo mundo conhece, não foi uma plataforma pensada para ser segura, imaculada ou mesmo garantida. Por conta disso, vários aperfeiçoamentos na plataforma foram feitos durante esses anos – como os utilí­ssimos anti-spam – e talvez o mais interessante deles, porém pouco usado aqui nas terras tupiniquins, é o Certificado de E-Mail.

Com um certificado desses, você pode conseguir garantias importantes: inviolabilidade e privacidade. Com o primeiro você informa ao seu destinatário que o e-mail circulou imaculado pela Internet até chegar em seu computador. Alguém pode ter lido, mas ninguém mudou nada no caminho (sim, isso pode acontecer, viu?). A privacidade garante que além de não mudar, no caminho ninguém conseguiu sequer ler a sua mensagem, pois ela foi completamente criptografada.

As garantias da criptografia forte

Toda criptografia que possui uma forma de reversão (do contrário nem o destinatário do e-mail poderia lê-lo, certo?) é passí­vel de ser quebrado (crackeado). A diferença entre uma criptografia fraca e uma forte é apenas o tempo necessário para se descobrir uma chave, pois isso é feito no método de tentativa e erro (por computadores, claro), centenas ou milhares de combinações por segundo. E o tempo depende diretamente do computador utilizado – um Pentium 4 vai ser infinitamente mais lento que um pool de computadores Core2Duo, certo?

Em resumo, quanto mais forte – 128bits é mais fraco que 1024bits, e por aí­ vai – for seu método criptográfico, mais seguro você vai estar de que sua mensagem está í  salvo de “papagaios”. A única necessidade é que ambas as pessoas possuam um certificado, para garantir que as mensagens estarão sempre criptografadas.

Como adquirir um certificado de segurança para e-mail

Os mais geeks podem gerar seus próprios certificados e registrarem os mesmos, gratuitamente, basta conhecimentos suficientes em Linux – principalmente. Para os mortais, existem diversos serviços que fornecem certificados de e-mail. A maioria custa dinheiro, mas existem versões mais simples “de grátis”.

Tem algum link interessante para compartilhar conosco? Algum software gratuito, tutorial ou outra ajuda? Comenta!

Eu não sei vocês, mas todos os dias eu fico me questionando sobre essas pessoas que aparecem nos telejornais por conta de suas gravações (grampo) telefônicas fazendo negociatas ilegais. Será que essas pessoas não assistem TV? Não sabem que a Polí­cia Federal está grampeando o paí­s todo e de forma legal, autorizada pela justiça, onde o grampo é apenas uma configuração nos computadores da operadora de telefonia local, praticamente impossí­vel de ser rastreado?

hahahah

pois é, eu também sempre me questionei exatamente isso. 😀

Olá,
Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se pega rápido, rápido.
Veja: http://www.safesoft.com.br/pabx/