Senha de banco, senha de e-mail, código da catraca eletrônica, letras complementares da senha do banco, senha de Internet Banking, repeteco de todas as outras senhas da esposa (ou do marido) … Com tantas senhas para decorar, a maioria dos usuários de Internet costuma facilitar na hora de criar sua palavra-chave e acaba utilizando a mesma em praticamente todos os serviços que utiliza.
Prática comum, mas totalmente insegura. Imagine que a senha de sua rede social preferida é a mesma de suas 3 contas de e-mail e alguém a descobre. Com um pouco de dedução, a pessoa pode se apoderar de sua vida digital com facilidade, provavelmente até de dados importantes que estejam cadastrados em serviços web e “só você” teria acesso, como documentos, por exemplo.
Cuidar para que acidentes não aconteçam pode ser mais fácil que você imagina. Não é necessário muita tecnologia, basta um pouco de disciplina e criatividade ao criar suas senhas. Quer dicas?
- Evite utilizar a mesma senha em serviços que possuam algum vínculo ou que possam ser deduzidos. Por exemplo, se você utiliza o mesmo prefixo em todas as suas contas de e-mail, não use a mesma senha para eles. Se cadastrou em um serviço qualquer, cuide para não utilizar a mesma senha do e-mail cadastrado, e por aí vai.
- Ao criar sua senha, utilize letras, números e um ou mais caracteres especiais. Uma senha 12345 ou 10082008 ou abc123 são facilmente dedutíveis, ao contrário de p4$$w0rd ou 13a7$p34K. Nesse passo, vale a observação de que alguns serviços não aceitam caracteres especiais, daí o ideal é caprichar na combinação com os números e variar letras maiúsculas e minúsculas
- Não divulgue sua senha e tenha cuidado ao utilizar computadores compartilhados. Se tiver que usar algum em emergências, na primeira oportunidade após o uso, troque as senhas dos serviços que usou.
- Se estiver muito difícil lembrar de todas as senhas, use um programa gerenciador de senhas (claro, instalado em seu próprio computador). Com um desses, você só precisa lembrar de uma senha e as outras o programa lembra pra você.
Dica: Teste se sua senha é forte (site da Microsoft, em inglês), mais dicas sobre senhas fortes
* Foto: Segurança total, by Nighto