Ao contrário do Facebook, o Sonico entra com força no Brasil a partir de agora. Inaugurando o escritório no país, a rede social criada na Argentina fez uma coletiva de imprensa hoje para anunciar seus projetos para as terras tupiniquins.
Já são mais de 9 milhões de usuários brasileiros, cerca de 60% deles acessando o site pelo menos 1 vez por mês. Esse montante já representa 22% do total de usuários da rede social, maioria verde-amarela em número, tráfego e rentabilidade. Apesar de concetrar a maioria de sua atividade na América Latina, o Sonico está espalhado em dezenas de países, representando um total de 43 milhões de usuários (wow).
Para Rodrigo Teijeiro (30), no entanto, não é a quantidade que a rede social está buscando, mas a qualidade. Tanto que uma equipe de 20 pessoas, ajudada por uma série de recursos tecnológicos, faz uma moderação pró-ativa do conteúdo do Sonico. Todo conteúdo suspeito, sejam mensagens, usuários, fotos, videos, é avaliado pelos sistema e parte das vezes pela equipe de moderação. Não é permitido conteúdo que infrinja a lei, pornografia, ofensas, etc. O Sonico faz de tudo para manter um ambiente saudável e seguro para todas as idades. “Nós acreditamos que redes sociais não devem estar restritas aos maiores de idades” – disse Teijeiro – “para isso é necessário garantir que o ambiente seja propício, familiar, seguro”.
Perguntei sobre ações judiciais, já que a moderação pró-ativia pressupõe responsabilidade pelo conteúdo – o que sabemos não ser necessariamente verdade, já que se trata de UGC – mas Teijeiro afirma não ter nenhum receio. “Em todo o tempo que estamos presentes no Brasil, até hoje não tivemos nenhum incidente com a Justiça Brasileira”, afirma. Ponto pra eles.
Qualidade de conteúdo, melhoria tecnológica
Contratado como Country Manager para o Brasil, Alexandre de Freitas (41), enfatiza sua principal função para os próximos 12 meses do Sonico no país: buscar parcerias que viabilizem o fomento e geração de conteúdo de qualidade, criação de aplicativos para sua plataforma e melhoria e adaptação da tecnologia do Sonico para o público brasileiro.
Dentre as dezenas de aplicativos disponíveis hoje no Sonico, através da plataforma Open Social, a maioria deles já se encontra traduzido para o português, por conta do crescimento da rede no país desde final do ano passado. Seu foco, no entanto, está muito mais em games, o que foi uma surpresa para os criadores do site. Freitas diz que pretende diversificar os títulos e categorias dos aplicativos, tornando seu uso mais distribuído entre os usuários, principalmente no que diz respeito a geração de conteúdo.
“Encaro o Sonico como um e-mail muito mais poderoso e fácil de ser utilizado”, diz Teijeiro. “As pessoas usam as redes sociais principalmente para se comunicar com conhecidos, depois conhecer gente nova e terceiro para contatos profissionais”. As ferramentas do Sonico intencionam facilitar essa comunicação.
Seguindo essas 3 formas de uso dos usuários de redes sociais, o Sonico lança em breve a divisão dos perfis. Todo mundo agora poderá ter 3 perfis diferentes: um pessoal, um profissional e um público, que será aberto. O uso de perfis diferenciados e os dados disponíveis em cada um deles será uma decisão do usuário. Caso queira, fica apenas com o perfil pessoal.
Direcionando publicidade para pessoas reais
Quando se fala em segmentação, o ouro dos publicitários, atualmente é muito difícil prever a quem será exibida determinada peça publicitária. Na TV, por exemplo, pesquisas dão conta da faixa etária por horário, classe social por canal e região, gênero por programa, mas o Santo Graal da propaganda ainda não foi atingido: impactar 1 ou mais pessoas com um perfil muito distinto.
Com as redes sociais, a contextualização ganha a personalização como aliada. É possível impactar um homem, de 20 a 25 anos de idade, de São Paulo, que esteja vendo conteúdo sobre automóveis, fora do horário comercial. Lindo, não? Gasta-se muito menos para gerar uma taxa de retorno muito maior. O Estado-da-Arte da publicidade (a de verdade, que quer vender o produto e não ganhar prêmios). O Sonico, segundo seu criador, pretende atingir esse nível de personalização.
Mas não somente imprimir um anúncio é possível em redes sociais. É mais fácil e atraente, estabelecer um relacionamento de mão-dupla com seus clientes, consumidores e prospects. Estar em uma rede social é o primeiro passo para esse tipo de comunicação. Trocar idéias, ouvir feedbacks, oferecer possibilidades, é um vasto mundo pouco explorado. Não chega a ser uma rede social exclusiva para marcas, mas fazer parte do mundo do consumidor.
E como garantir a veracidade dos perfis? Como saber que são pessoas reais? A resposta é que não há como saber. Ponto. Mas dá para garantir, com certa margem de segurança, uns poucos pontos como perfil de uso da rede, tipo de dados compartilhados, horários e frequência de acesso, relacionamentos, etc. Além disso tem a confiança. Se você dá ao usuário a segurança de compartilhar informações apenas com quem ele permite, as chances de ele digitar informações verídicas aumentam consideravelmente.
A meta, ou sonho, do Sonico é ser número 1 não só no Brasil, como no mundo. E embora a equipe inicial do Brasil seja modesta, apenas 8 pessoas, o plano é completar 20 nos próximos 12 meses.
Você acha que temos espaço para mais uma rede social no Brasil? Deixe aqui sua opinião.
como faço para exportar amigos so sonico para outra conta
Vejo mais uma ameaça para o orkut em terras brasileiras. Sucesso para o sonico.
Ótimo post Manoel.
E sucesso ao sonico em terras tupiniquins
Parabéns pelo ótimo post 🙂