SHOPPING | Tecnocracia

Departamentos

Mais informações da Oferta

FANTASIA ETERNA: Prefácio: CARLINHOS BROWN - Salvador - Carnaval - Romance - Música - Verão - Axé - Artes - Luzes - Mar - Bahia - Sabores

A bela Salvador e o seu incrível Carnaval como pano de fundo para um emocionante romance. Prefácio sensacional do incrível CARLINHOS BROWN.

SINOPSE:

O destino leva quatro jovens para a maior e mais inebriante festa do mundo: o Carnaval de Salvador. Uma odisseia de luzes e cores, sons e amores na capital da Bahia.

Javier, Juliana, Joana e Toni são pessoas bem diferentes, residem em locais distintos, mas são cooptados pela cidade, seus encantos e prazeres, durante a mais intensa e caótica semana do ano.

O carnaval e a cidade transcritos em uma epopeia multissensorial. Viva paixões, sorrisos, desencontros, artes, sabores, transe, música.

Viva esta FANTASIA ETERNA!


Orelha por Osmar “Marrom” Martins

Um olhar afetivo e animado
Jornalista
@marromtv
Blog do Marrom


Quando Guiga Sampaio me ligou, eu imaginei que iria falar alguma coisa sobre o futuro do Camarote Harém, pilotado por ele com maestria, já projetando a folia de 2022. Mas, para minha surpresa, a novidade era que tinha acabado de escrever um livro “Fantasia Eterna” e queria que eu lesse antes do lançamento. Aceitei na hora por vários motivos. Um deles é que conheço Guiga desde os tempo em que trabalhei na TV Aratu (então afiliada da Globo) e conheci o pai dele, Agnaldo Sampaio homem forte no Departamento Comercial da emissora. Depois, o tema “Carnaval de Salvador” mexe com qualquer baiano que gosta de uma boa festa. E nela eu me incluo.

Com uma cópia do livro na mão, comecei imediatamente a ler. E a devorá-lo com pequenos intervalos enquanto trabalhava em Home office fazendo o Blog, a Coluna e o Baú do Marrom para o Correio. Ao mesmo tempo em que ia me envolvendo com a história dos quatro foliões de personalidades e vidas sociais diferentes, mas tendo o Carnaval como pano de fundo, eu me entusiasmava com a costura que Guiga ia fazendo.

No meio do livro eu liguei para ele e perguntei: Tudo é pura ficção ou uma realidade que você viveu? Ele respondeu que as coisas estavam misturadas. A maneira leve e descomplicada como Guiga escreve torna a leitura fácil e agradável. Ainda mais nesses tempos em que não teremos Carnaval por causa da Covid-19, soa como um bálsamo.

Nessa mistura de Ficção e Realidade, Fantasia Eterna resume, em suas 264 páginas, o que acontece durante o Carnaval de Salvador. Tem os foliões animados; o pessoal do Camarote; as mulheres cada vez mais bonitas e arrumadas como se fossem para um desfile em Hollywood; os rapazes sempre na paquera; a turma LGBTQIA+ cada vez maior e participativa; o turista encantado com toda aquela loucura; a beleza e o encantamento dos blocos afros; a fúria dos potentes trios; as estrelas da Axé Music. E a gostosa mistura de gente de todas as raças e religiões.

Mas, no fundo, quem faz a festa é a população nessa gostosa mistura de gente de todas as raças e religiões. O folião pipoca, as figuras folclóricas, os ambulantes, o cara do gelo; os inúmeros porres; a ressaca moral e a paquera, muita. Seria uma espécie de mistura que resulta em sexo, bebida e Axé Music. Nessa toada, Fantasia Eterna é para ler se possível com o abadá de seu bloco preferido, a bela roupa do afoxé “Filhos de Gandhy” e dos blocos afros, com uma trilha sonora pontuada por nossos cantantes em alto e bom tom. Bem que a gente queria “que essa fantasia fosse eterna”. Mas ai vem a quarta-feira de cinzas e tudo volta ao “normal”.

Enquanto eu fazia esse texto, estava ouvindo o disco Muitos Carnavais, de Caetano Veloso.

Mais sobre este produto