Oferta de
Cult #282 – Feminismo marxista
Mais ofertas de Generico
por
Sob Consulta
* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.
Mais informações da Oferta
Cult #282 – Feminismo marxista
“Por que retomar Marx para pensar o feminismo, e por que usar o feminismo para pensar o marxismo?”Organizado por Maria Lygia Quartim de Moraes, o dossiê Feminismo marxistasonda a questão de diferentes perspectivas, apontando a importância do do feminismo marxista no enfrentamento do neoliberalismo.
No ensaio Divisão sociossexual do trabalho, Claudia Mazzei Nogueira aborda a articulação entre o trabalho assalariado da mulher e o trabalho reprodutivo.
Já no ensaio de Bruna Della Torre, Daniela Costanzo e Isabella Meucci, reflete-se como é preciso partir de Marx, mas também da crítica de sua obra e do reconhecimento da reprodução social como parte inerente ao sistema capitalista, para ampliar o horizonte emancipatório e torná-lo realidade.
Em Coalizões possíveis, Danielle Tega retoma algumas definições do feminismo decolonial que fortalecem uma práxis feminista contra o Estado capitalista, racista-colonial e heterocispatriarcal.
Rosane Borges encerra o dossiê ao refletir sobre os feminismos negros e as subjetividades capazes de protagonizar ações revolucionárias renovadas.
A entrevistada da edição é a psicanalista e historiadora francesa Elisabeth Roudinesco, que chama a atenção para o excesso de reivindicações identitárias, para a emergência de um pensamento retrógrado mundial, assim como para as contribuições de Freud para a compreensão de nossa atualidade.
Encerram a edição textos de Manuel da Costa Pinto sobre a história da Cult ao longo de 25 anos, de Marcia Tiburi sobre a relação entre religião e capitalismo e uma crítica de Welington Andrade que entrelaça duas peças teatrais.
Na edição que comemora os 25 anos da revista, um manifesto afirma os princípios da publicação e sua concepção de cultura como corpo vivo e espírito de contradição.
Mais sobre este produto
Cult #282 – Feminismo marxista
Sob Consulta
* Confira sempre o valor atualizado antes de efetuar a compra.